Associação Mulheres de Atitude e Compromisso Social - AMAC
Associação Mulheres de Atitude e Compromisso Social - AMAC é uma instituição localizada em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, que pela promoção dos direitos da mulher e no combate à violência doméstica.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes de comunicação oficiais da organização[1].
Sobre[editar | editar código-fonte]
A história da AMAC começou quando a sua presidente, Nill Santos, foi vítima de violência doméstica por quase 10 anos. Quando Nill resolveu dar fim a este ciclo de violência decidiu que deveria ajudar outras mulheres a saírem deste mesmo ciclo, assim começou o trabalho de apoio às mulheres e suas famílias.
Esse foi o primeiro passo de um importante processo que é a quebra do silêncio de muitas mulheres.
A AMAC vem desde 2010 desenvolvendo suas atividades no Estado do Rio de Janeiro, com sede no município de Duque de Caxias, também fazendo atendimentos via redes sociais para todo o Brasil, tendo como objetivo principal a defesa e garantia de direitos da mulher e famílias vítimas de violência doméstica.
Através de diversos projetos a AMAC tem realizado um trabalho de promoção, participação em ações de fomento, debate, e informação sobre a violência doméstica e suas múltiplas formas. Trabalhamos o tema da violência doméstica através do Projeto de Rodas de conversas, ministração de palestras em instituições públicas e privadas, Ações Sociais de Saúde, Empreendedorismo, Mobilização Social, realização de Eventos temáticos culturais, esportivos e de datas comemorativas.
Essas ações da AMAC visam aproximar a população da instituição divulgando o trabalho, informando, conscientizando e sensibilizando de uma forma diferenciada sobre a violência doméstica.
Em 2019 foi lançado o Dossiê da Mulher, que revelou que o estado do Rio de Janeiro registrou 71 casos de feminicídio e 288 tentativas ano de 2018. O feminicídio é uma realidade alarmante para as mulheres de nosso país e o mais alto grau da violência de gênero vivenciada pelas mulheres. As mulheres negras e periféricas continuam sendo as mais vulneráveis. Fonte: www.camtra.org.br/defenda-se.
Programas[editar | editar código-fonte]
A AMAC conta com ao menos três programas. São eles:
Roda de Conversa[editar | editar código-fonte]
O Projeto Roda de Conversa surgiu com o intuído de aproximar pessoas. É uma atividade onde todos se reúnem em uma grande roda, o que dá a oportunidade de todos se sentirem iguais, pois não existe um palco ou palanque para que o palestrante ministre a palestra.
A roda de conversa é descontraída, como uma grande conversa, fazendo com que todos fiquem à vontade para falar na mesma linguagem de um tema ultimamente muito noticiado, pouco abordado que é a violência doméstica.
Essa atividade é uma forma de informar, orientar e fortalecer o debate sore a violência doméstica, Lei Maria da Penha, valorização, empoderamento, direitos da mulher e famílias, prevenção e troca de experiências.
AMAC do Amanhã[editar | editar código-fonte]
A partir do trabalho desenvolvido com as mulheres nasce o Programa AMAC do Amanhã que visa o trabalho com crianças e adolescente, filhos das mulheres atendidas na instituição e nas comunidades assistidas pela ONG.
Para infância e juventude, o AMAC do amanhã tem por finalidade representação, defesa, participação, intervenção e reivindicação em todas as áreas e manifestações relativas aos interesses das crianças e adolescente, principalmente os que estão em ambiente de violência doméstica e familiar. Promover atividades de caráter social, cultural e desportivo para crianças e adolescente e assistir sua família.
Defesa dos direitos humanos, bem como de qualquer interesse coletivo, como defesa da saúde, defesa do consumidor, visando a proteção da infância e juventude. Celebração de acordos, convênios e contratos visando à realização das finalidades da AMAC.
ACESSUAS TRABALHO[editar | editar código-fonte]
Em parceria com o Governo Municipal, a AMAC juntamente com a Prefeitura de Duque de Caxias, trazemos o projeto ACESSUAS TRABALHO, que tem como objetivo promover a integração dos usuários da Política de Assistência Social ao mundo do trabalho, por meio da articulação, identificação, sensibilização, desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho.
O ACESSUAS TRABALHO é um programa de Assistência Social e que não tem a responsabilidade de executar diretamente ações e cursos de capacitação e qualificação profissional, apenas deve promover o acesso da população em situação de vulnerabilidade social aos cursos já existentes no território.
A articulação do Programa ACESSUAS com a rede de Proteção Social Básica viabiliza o efetivo acesso dos usuários da Assistência Social aos cursos e projetos de qualificação profissional e demais ações de inclusão produtiva, a parti r da orientação, encaminhamento e planejamento de atividades de mobilização.
Ações[editar | editar código-fonte]
São ações da AMAC:
Um abraço pela vida[editar | editar código-fonte]
As ações sociais são diversas atividades que a AMAC desenvolve dentro e fora da instituição.
O objetivo do projeto é abordar o tema da violência doméstica e estimular a participação da população e entidades na luta contra as suas múltiplas formas, além de sensibilizar o poder público sobre a importância do tema ampliando o atendimento principalmente às mulheres e famílias. Também conscientizar, informar a população sobre cidadania e defesa de direitos sociais.
Para isso, são desenvolvidas ações nas áreas de saúde, empreendedorismo, mobilização social, eventos temáticos e comemorações em datas históricas e culturais.
Corrida e Caminhada Outubro Rosa #Um Abraço Pela Vida#[editar | editar código-fonte]
Evento anual realizado para conscientizar e alertar sobre o câncer de mama em homens e mulheres. No município de Duque de Caxias a AMAC é pioneira nesta ação e consegue envolver um grande número de pessoas nas suas corridas.
Empreendedorismo[editar | editar código-fonte]
Nesta atividade a AMAC desenvolve semanalmente diversas oficinas que ensinam técnicas de produção de artesanato, inclusive com reaproveitamento de materiais que seriam descartados dando ênfase a educação ambiental com geração de renda. Também são oferecidos em parceria com a ONG Atados curso de formação e orientação para o mercado de trabalho.
Mobilização Social[editar | editar código-fonte]
Nessa atividade AMAC participa e realiza eventos que mobiliza socialmente a população, seja na premiação de pessoas que trabalham anonimamente defendo uma causa social, na participação de conselhos municipais e estaduais contribuindo para a elaboração de politicas públicas.
Valorização da Cultura[editar | editar código-fonte]
A Mostra celebra o dia 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Promovendo a cultura local através de apresentação cultural de do Bloco do Boi, Mostra de exposição “Jardim de Ferro”, orientou e informou sobre a violência contra a mulher, prevenção contra DST’S com distribuição de preservativos. Divulgou e estimular o artesanato local através de oficinas de artesanato como reaproveitamento de materiais através da confecção de peças artesanais e mostra de artesanato e comidas típicas. Recreação com crianças confeccionando objetos com as cores da bandeira da África. Mostra e contação de história com literatura e histórias de escritores negros.
AMAC Comunidade[editar | editar código-fonte]
Na AMAC Comunidades existe a Ação Mães de Ouro onde é desenvolvido um trabalho de acolhimento, orientação sobre direitos sociais e doação de latas de leite em pó.
Na atividade Escolinha de Futebol São desenvolvidas atividades físicas e sociais que despertem nas crianças e adolescentes o gosto pelo esporte e ocupem o seu tempo livre os mantendo longe das ruas.
No Reforço Escolar as crianças e adolescentes receberão reforço das disciplinas de português, matemática, orientações para trabalhos escolares e noção de cidadania.
Dia da Criança[editar | editar código-fonte]
O evento é realizado para lembrar a oficialização da a Declaração dos Direitos da Criança.
Redes Oficiais[editar | editar código-fonte]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Coletivo de mulheres do calafate
A violência política contra as mulheres negras (pesquisa)