Favela Atômica

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 10h58min de 28 de fevereiro de 2025 por Gabriel (discussão | contribs) (Criou página com 'centro|miniaturadaimagem|Favela Atômica. A Favela Atômica é mais do que uma banda — é um movimento cultural que atravessa as barreiras da música para promover transformação social e empoderamento. Originada em Salvador (Bahia), o grupo é o espelho da favela, ou tudo que se ouve nos becos, escadas e vielas de salvador Bahia. Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco. == História == A Favela Atômica surgiu em 2...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Favela Atômica.

A Favela Atômica é mais do que uma banda — é um movimento cultural que atravessa as barreiras da música para promover transformação social e empoderamento. Originada em Salvador (Bahia), o grupo é o espelho da favela, ou tudo que se ouve nos becos, escadas e vielas de salvador Bahia.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

História

A Favela Atômica surgiu em 2015, no bairro do São Caetano, e se lançou em 2019 em Salvador, quando os integrantes Erik Doria, Lucas Fyah e Sandro Koringa passaram a fazer “músicas para balançar com consciência” tocando em palcos importantes do Pelourinho, onde a banda mantém o projeto independente “Favela Com Vida”. O primeiro EP da banda baiana Favela Atômica apresenta cinco canções disponiveis disponível no Spotify.

As faixas expressam a positividade e o protesto, combinando ancestralidade e sinestesia com um videoclipe para cada canção. Para o lançamento, a Favela Atômica traz como novidade uma linha de moda inspirada na periferia. A banda veste uma paleta de cores que representam sensações e sentimentos. Na sonoridade do estúdio, uma banda que não deve nada nos palcos ao vivo. A banda aposta na mistura de gêneros. No disco as faixas do transitam entre misturas de samba reggae, afrosamba, trap, soul, dancehall, raggamuffin que tem marcado a cena do Pelourinho e tem ganhado ouvintes pelo Brasil via plataformas.

Com influências de diversas vertentes da música, o grupo é o espelho da favela, ou tudo que se ouve nos becos, escadas e vielas, mesclando elementos do Reggae, como o Ragga, o Reggaeton, aos ritmos que demarcam a identidade da música soteropolitana, o Samba, o Samba-Reggae e o Groovearrastado, alicerces formadores da sonoridade concisa e peculiar dos arranjos que acompanhamas líricas.

Video

Redes sociais

Ver também