Morro da Formiga

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 15h21min de 26 de março de 2020 por Fernando ermiro (discussão | contribs) (Criou página com ' = <span style="line-height:108%"><font color="#0563c1"><font color="#000000"><font face="Times New Roman, serif"><font size="3"><font style="font-size: 12pt"><span style="tex...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Formiga


 

História

A comunidade da Formiga está localizada no bairro da Tijuca, na zona norte da Cidade do Rio de Janeiro, bairro tradicional, inicialmente denominado Freguesia do Engenho Velho, tendo sido anteriormente uma área de plantação de café e posteriormente bairro operário, também abrigando famílias nobres.

O morro foi inicialmente ocupado por imigrantes de Portugal e Alemanha em 1911. A área só teve sua ocupação intensificada a partir do loteamento feito nas encostas entre as décadas de 1940 e 1960. Migrantes vindos, principalmente, do Espírito Santo e Minas Gerais, a procura de uma melhor qualidade de vida, começaram a ocupar o território expandindo a comunidade por toda a área da bacia do rio Cascata, afluente do rio Maracanã, chegando até a encosta do morro Sumaré.

A origem do nome da comunidade tem várias versões. Uma das principais diz que na época em que a prefeitura abriu as ruas 2 e 3 houve uma verdadeira invasão de formigas, segundo alguns moradores formigas grandes, e de formigueiros que “chegavam a altura de uma pessoa”. Os funcionários da prefeitura, quando se referiam àquela localidade onde as obras aconteciam, diziam que estavam indo para o Morro das Formigas. O nome se consolidou e a comunidade é conhecida assim até hoje.

A Formiga possui muitas tradições, principalmente mineiras e capixabas. Além de cultivarem hábitos culinários daquela região, como feijão tropeiro e galinha caipira.

Uma das tradições do Morro da Formiga é a folia-de-reis. Ela começou por volta da década de 1940 e existe até hoje. Naquela época, os então adolescentes Sebastião (mais conhecido como Adão de Deus) e Duzuca (conhecido como Zuma) resolveram criar uma folia-de-reis, a Amarela e Branca, que carregava a marca da criatividade de seus inventores. Os instrumentos eram feitos de papelão, e seu Sebastião foi seu primeiro palhaço

Fundado em 08 de dezembro de 1940, no Morro da Formiga, situado na Tijuca, Rio de Janeiro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca foi a primeira agremiação ligada ao Carnaval a usar a palavra “Império” em seu nome. Por essa razão, inclusive, seu símbolo é uma coroa.


 

Referências

http://www.unirio.br/ppgedu/DissertaoPPGEduJlioVitorCostadaSilvaVersoFinal.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_da_Formiga_(Rio_de_Janeiro)