Facções criminosas do Nordeste
O Brasil tem, ao todo, 53 facções criminosas, de acordo com algumas fontes[1]. A maioria delas disputa ou divide espaço com as gigantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital, respectivamente. Este verbete tem por objetivo explicar brevemente quais são os grupos que atuam nas disputas territoriais dos estados do Nordeste hoje em dia.
Autor: Matheus de Moura.
Alagoas[editar | editar código-fonte]
Primeiro Comando da Capital (PCC): A presença do grupo paulista em Alagoas se tornou preponderante realmente só a partir dos anos 2014-2015[2], quando eles iniciaram um intenso e controverso plano de expansão nacional. Isso gerou tensões importantes no Brasil todo, culminando na guerra entre PCC e CV[3].
Comando Vermelho (CV): Antes de o Comando Vermelho chegar a Alagoas, o estado tinha uma única facção forte, a Firma, que não mantinha boas relações com o PCC. O CV entra na transição dos anos 2000 para 2010, com as passagens do traficante Fernandinho Beira-mar pelas grades de Alagoas. A Firma foi toda convertida ao CV desde então[4].
Bahia[editar | editar código-fonte]
PCC: O grupo paulista participa do tráfico baiano desde 2018, quando começou a ser rastreada sua parceria com o BDM, mas, ainda assim, sua presença territorial é menor que a do CV.
Katiara[5]: Derivada do Primeiro Comando do Recôncavo, a Katiara surgiu em 16 de outubro de 2013. "O surgimento da Katiara está diretamente ligado à história de Roceirinho em Nazaré, no Recôncavo baiano, onde ele se criou. Depois de passar a infância cuidando de cavalos e gados nas fazendas da região — daí o apelido —, Adilson foi trabalhar como feirante na fase adulta."
Comando da Paz: Criada em 2007[6], no sistema prisional da Bahia, o CP é considerado o maior rival dos Caveiras e do BDM. Atualmente, eles são aliados do CV; alguns veículos e profissionais de segurança pública da Bahia conjecturam que a facção soteropolitana se tornou um anexo da carioca.
Caveira: Uma das facções mais antigas — e outrora mais poderosa — da Bahia, a Caveira é considerada, hoje, como um grupo em extinção. Boatos da morte da facção vêm desde 2017[7].
Bonde do Maluco: "Um dos grupos criminosos mais atuantes na Bahia, e considerado o mais violento, o BDM surgiu em 2015 no pavilhão V do Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Liderada pelo assaltante de banco Zé de Lessa, morto em dezembro de 2019, a facção nasceu como uma ramificação da então Caveira"[8]. Eles têm parcerias com o PCC desde 2018 até onde se tem registro[9].
Mercado do Povo Atitude: Facção antiga e forte no Sul e extremo Sul da Bahia, MPA segue sempre abaixo do radar da imprensa e não se atreve muito a se meter na capital[10].
Ordem e Progresso: Conhecida também como Tropa do A[11], a facção é fruto de uma dissidência do Comando da Paz após a absorção deste pelo grupo Comando Vermelho. Fundada pelo traficante Coruja, assassinado em 2020, eles têm no histórico, algumas rebeliões de destaque e seguem enfraquecidos desde a morte do líder original[12].
Bonde do Ajeita: Criada em 2016, o Ajeita, facção de pequeno porte, tem historicamente como inimigo o BDM[13]. Desde 2021, são aliados ao Comando Vermelho[14].
Ceará[editar | editar código-fonte]
PCC: "Essa facção criminosa chega ao Ceará nos anos 2000, através do assalto ao Banco Central em 2005, embora seu objetivo fosse expandir a rota internacional do narcotráfico. Estima-se um total de 18.000 integrantes, com cerca de 3.200 encarcerados nos presídios."[15]
CV: "O primeiro registro de ação vinculada ao Comando Vermelho no Ceará data de 1986, onde os autores de um roubo a uma joalheria em Fortaleza confessaram fazer parte desta Facção Carioca (MATOS JUNIOR e SANTIAGO NETO, 2019). Com a prisão de alguns desses integrantes, o CV se insere nas prisões Cearenses e começam a fomentar o recrutamento de novos integrantes e estruturar uma presença massiva, inicialmente dentro do sistema e com o passar do tempo se expandindo para as comunidades de Fortaleza e daí para o interior do Estado. (BARBOSA, JORNAL O POVO ,2022)."[16]
Guardiões do Estado: GDE surgiu em 2016, fruto de dissidências do PCC, que ocupava o território cearense. Seu nascimento teria sido decorrente do racha entre a facção paulista e o Comando Vermelho, de quem a facção é aliada[17].
Maranhão[editar | editar código-fonte]
PCC: Embora tenha lideranças pelo território desde 2015 ou antes, a presença da facção no estado é volátil.[18]
Bonde dos 40: Surgiu em 2007 em decorrência da relação entre presidiários maranhenses com os cariocas e paulistas nos presídios federais. Já foi aliada à Amigo dos Amigos (ADA) e ao PCC[19].
PCM: Criada no mesmo ano que o rival Bonde dos 40, em 2007, inspirada no PCC, com quem tem uma relação positiva, embora siga decrescendo no Maranhão.[20]
Paraíba[editar | editar código-fonte]
PCC: Presente nas fronteiras desde os anos 2000, já aliou-se a ambas as facções locais, a depender do contexto.[21]
Okaida: Nascida nos anos 2000, a facção, tida como a maior da Paraíba, surgiu como oposição ao grupo mais antigo da região, o Estados Unidos, não à toa o nome Okaida assemelha-se sonoramente à Al-Qaeda, o grupo radical islâmico de Osama Bin Laden.[22]
EUA: Estados Unidos é a facção mais antiga do estado, com proximidade com o PCC.
Pernambuco[editar | editar código-fonte]
PCC[22]: A facção atua nas fronteiras do estado desde a década de 2000, quando atuava principalmente no auxílio do fornecimento de drogas. Ela mantinha boas relações com a Okaida, mas depois se aliou à rival, a Estados Unidos.
Okaida[21]: Nascida nos anos 2000, a facção, tida como a maior da Paraíba, surgiu como oposição ao grupo mais antigo da região, o Estados Unidos, não à toa o nome Okaida assemelha-se sonoramente à Al-Qaeda, o grupo radical islâmico de Osama Bin Laden. Eles se expandiram para Pernambuco muito rapidamente em seu tempo de existência.
Piauí[editar | editar código-fonte]
PCC: A chegada dos paulistas ao Piauí se deu por volta de 2012. O estado seria considerado pelas facções que já passaram por lá como uma "estrada" para o tráfico inter-regional[23][24].
Rio Grande do Norte[editar | editar código-fonte]
PCC: O Primeiro Comando da Capital está presente no RN, em maior ou menor intensidade, desde os anos 2000, deles surgiram algumas dissidências que perduraram por pouco tempo, como o Primeiro Comando de Natal e Os Cavaleiros do Apocalipse. Todavia, o Sindicato do Crime, também fruto de rachas internos na facção paulista, diminuiu sua influência[25].
CV: No Rio Grande do Norte, a facção carioca exercia um papel mais de auxiliar ao Sindicato, uma vez que é da política do Comando Vermelho o respeito mínimo à autoridade nos estados além do Rio de Janeiro. Todavia, o cenário parece ter mudado e agora (agosto de 2024), as facções parecem estar disputando espaço no RN.[26]
Sindicato do Crime: Com origem no começo da década de 2010, a facção é tida como a maior força criminosa no Rio Grande do Norte, batendo de frente diretamente com o PCC, facção da qual é dissidente. Após alguns anos de dominação do grupo paulista em RN, os criminosos da região começaram a questionar as ordens do PCC de enviar parte do dinheiro arrecadado para SP. Alguns levantamentos apontam para uma base de cinco mil integrantes.[27]
Sergipe[editar | editar código-fonte]
PCC: As investidas da facção paulista no estado começaram por volta de 2008. A atuação parece ser menor que a do CV e do BDM.[28]
CV: O crescimento do Comando Vermelho em Sergipe é consequência direta da atuação do grupo na Bahia, onde vêm se expandido há anos[29].
Bonde do Maluco: Facção com origem no interior dos presídios em 2015, o BDM se expandiu para o Sergipe por volta de 2017, embora não se tenha muito registro do tamanho do grupo nesse estado.[30]
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Uma história do crime organizado – 400 contra 1 (filme)
- Desafios em estudos sobre policiamento e crime (ciclo de debates)
- ↑ https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/03/17/qual-a-faccao-mais-dominante-no-brasil.htm
- ↑ https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/JFqXmbVR7TGzch8dRgYCH4v/?lang=pt
- ↑ MANSO, Bruno Paes; DIAS, Camila Nunes. A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil. Editora Todavia SA, 2018.
- ↑ Santos, Sérgio da Silva. "As narrativas sobre as facções criminosas em Alagoas: polícias, juventudes, territorialidades, criminalidades e racismo institucional." (2022).
- ↑ https://www.correio24horas.com.br/salvador/apos-dominar-reconcavo-baiano-alvo-da-katiara-e-o-trafico-em-salvador-0316#:~:text=O%20surgimento%20da%20Katiara%20est%C3%A1,vendia%20carne%20numa%20feira%20local.
- ↑ https://www.correio24horas.com.br/salvador/comando-vermelho-se-estabelece-na-bahia-a-partir-de-alianca-com-o-cp-0920
- ↑ https://vozdabahia.com.br/a-morte-da-caveira-faccao-e-exterminada-pela-rival-bdm-na-bahia/
- ↑ https://www.correio24horas.com.br/minha-bahia/bdm-tomou-conta-do-pelo-o-que-faz-a-faccao-manter-o-dominio-do-maior-cartao-postal-da-bahia--0524
- ↑ https://www.terra.com.br/noticias/brasil/policia/faccao-da-bahia-se-alia-ao-pcc-e-mira-nova-rota-internacional-de-trafico-de-drogas-diz-jornal,fe5a691c50843d839bdb61430b97471frdjld37u.html
- ↑ https://faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org/2018/06/03/a-faccao-mercado-do-povo-atitude-mpa-e-o-pcc-1533/
- ↑ https://aratuon.com.br/geral/2020-08-14/lider-da-op-coruja-e-executado-apos-traicao-do-comando-vermelho-e-situacao-acende-alerta-em-salvador/
- ↑ http://www.bahiacomtudo.com.br/noticias/policia/item/4850-tropa-do-a-faccao-que-liderou-rebeliao-em-salvador-e-formada-por-ex-membros-do-comando-vermelho
- ↑ https://informebaiano.com.br/3775/policia/nova-faccao-diz-que-vai-ajeita-vida-do-povo
- ↑ https://bahia190.com.br/faccao-criminosa-ajeita-se-junta-ao-cv-e-grupo-comemora-vermelhou/
- ↑ https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/download/11080/9467/43200
- ↑ https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/download/11080/9467/43200
- ↑ https://www.metropoles.com/sao-paulo/senhores-aneis-braco-nordestino-pcc
- ↑ https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/06/representante-do-pcc-no-maranhao-e-preso-em-bairro-de-sao-luis.html
- ↑ https://www.vgnoticias.com.br/policia/o-que-e-bonde-dos-40-quarta-faccao-com-presenca-em-mato-grosso/119732
- ↑ https://www.cntv.org.br/noticia__3118__Cria-do-PCC,-Primeiro-Comando-do-MA-atua-em-assaltos-e-trafico.html
- ↑ 21,0 21,1 https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47942626
- ↑ 22,0 22,1 https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47942626
- ↑ https://www.acessepiaui.com.br/noticia/890-pcc-rompe-fronteiras-e-chega-ao-piaui
- ↑ https://www.oitomeia.com.br/noticias/2021/09/07/seis-faccoes-estao-atuando-no-piaui-e-isso-tem-gerado-aumento-no-numero-de-crimes/
- ↑ https://institutorogeriogreco.com.br/2022/11/04/organizacoes-criminosas-como-desafio-para-as-ciencias-penais-e-a-seg-publica-no-estado-do-rio-grande-do-norte/
- ↑ https://tribunadonorte.com.br/natal/juiz-alerta-para-racha-entre-faccoes-no-estado/
- ↑ https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/03/15/faccao-tatica-terrorista-enfrenta-pcc-desafia-estado.htm
- ↑ https://www.ba.gov.br/infraestrutura/noticia/2024-03/9248/pcc-planejava-montar-uma-filial-em-sergipe
- ↑ https://www.correio24horas.com.br/minha-bahia/depois-do-interior-a-segunda-maior-faccao-carioca-chega-a-salvador-para-acabar-com-o-comando-vermelho-0624
- ↑ https://www.correio24horas.com.br/salvador/patrimonio-da-bdm-chega-a-r-5-milhoes-diz-policia-federal-1217