Avenida Brasil - Instituto de Criatividade Social
A Avenida Brasil- Instituto de Criatividade Social é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como propósito elaborar metodologias de formação para mobilizar e impactar jovens de territórios populares. Busca a transformação social e a inclusão no cenário de direitos da cidade a partir do engajamento destes jovens.
Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir de redes oficiais da organização e de seus projetos[1].
Sobre[editar | editar código-fonte]
A Avenida Brasil - Instituto de Criatividade Social foi fundada em 2006 por artistas e ativistas oriundos de territórios periféricos da cidade do Rio de Janeiro e outras metrópoles.
Desde a sua fundação, foram elaborados e realizados diferentes projetos em diferentes áreas da cultura, tais como audiovisual, teatro e literatura, mas sempre privilegiando processos formativos e de inclusão direcionados à infância, adolescência e juventude. Um fator importante da OSC, é a forte capacidade de construção de redes pela cidade, o que possibilita a inclusão das crianças, adolescentes e jovens que passaram por seus projetos em outras redes de oportunidades, seja de educação, empregabilidade, empreendedorismo, ativismo ou produção cultural.
Em toda a sua trajetória a ONG atuou com oficinas, projetos de formação cultural e ações de empreendedorismo social em diversas localidades, tais como: Santa Cruz (Zona Oeste do Rio), Ramos, Madureira, os Municípios de Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti e ainda as comunidades do Borel, Cantagalo, Cidade de Deus, Babilônia, Batan, entre outras do município do Rio.
Principais ações desenvolvidas[editar | editar código-fonte]
A Escola Livre de Teatro (Zona Oeste do Rio) e a Escola Livre de Cinema no município de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), ambas fundadas no início de 2006 estão ligadas ao processo educativo das crianças e jovens moradores destas comunidades, oferecendo a eles o acesso às práticas culturais, como audiovisual, teatro e música.
Em 2011 cria a Agência de Redes para Juventude, uma metodologia de arte estabelecida e implementada no Rio de Janeiro, onde já foi aplicada para quase 5000 jovens moradores de comunidades da cidade, que prevê o estímulo e apoio à criação de ações de intervenção e transformação social nos territórios pelos próprios jovens que ali residem.
A metodologia foi premiada e escolhida pela Fundação Calouste Gulbenkian para ser implantada em Londres e Manchester, na Inglaterra, em parceria com People’s Palace Project (PPP), Battersea Art Centre (BAC) e Contact Theatre. No Rio já teve mais de 100 projetos nas mais diversas áreas como: artes, assistência social, meio ambiente, comunicação, moda e gastronomia; desenvolvidos e coordenados por jovens a partir da metodologia.
Área de Atuação da proposta[editar | editar código-fonte]
História[editar | editar código-fonte]
Em 2021 completamos 10 anos de história. De lá pra cá muita coisa mudou, mas o compromisso de ver jovens de periferia voando e ocupando os mais variados espaços da cidade só aumenta! Nessa nova fase da Agência, de cara nova, damos as boas vindas e te convidamos a conhecer a gente. Somos um programa social da ONG Avenida Brasil – Instituto de Criatividade Social.
Trabalhamos com uma metodologia ativa e criativa pensada para o protagonismo e desenvolvimento da juventude de periferia!
Quando a gente afeta diretamente a vida desses jovens, conseguimos promover o seu desenvolvimento pessoal e conduzimos eles e elas a se perceberem como agentes multiplicadores e de transformação social.
Com muito afeto e acolhimento que rolam nos encontros de Juventudes que promovemos, chegamos em territórios onde ninguém mais quer chegar. E aí acontece a potência!
Contatos e Redes Sociais[editar | editar código-fonte]
Contato
- (21) 3088-6240
- contato@agenciarj.com.br
Endereço
- Rua da Glória 18A. Glória. Rio de Janeiro