20 anos da chacina do Borel - sem justiça não há paz (live): mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Criou página com 'Live reproduzida originalmente no canal VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz em 27 de junho de 2023. No evento, os participantes aludem aos 20 anos da Chacina do Borel e disc...')
 
Sem resumo de edição
Linha 16: Linha 16:
[[Chacinas em favelas no Rio de Janeiro]]
[[Chacinas em favelas no Rio de Janeiro]]
[[Categoria:Temática - Violência]]
[[Categoria:Temática - Violência]]
[[Categoria:Lives]]
[[Categoria:Violência]]
[[Categoria:Violência]]
[[Categoria:Violência policial]]
[[Categoria:Violência policial]]

Edição das 01h50min de 21 de novembro de 2023

Live reproduzida originalmente no canal VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz em 27 de junho de 2023. No evento, os participantes aludem aos 20 anos da Chacina do Borel e discutem questões acerca da violência policial nas favelas.

Autoria: Dicionário de Favelas Marielle Franco, Pré Vestibular Comunitário Esperança Garcia e Grupo de Pesquisas Memória, Justiça e Reparação (UERJ)

Sobre

A Chacina do Borel ocorreu em 16 de abril de 2003, quando Carlos Alberto da Silva Ferreira, Carlos Magno de Oliveira Nascimento, Everson Gonçalves Silote e Thiago da Costa Correia da Silva foram executados à queima roupa por policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar na favela do Borel, zona norte do Rio de Janeiro. O caso gerou enorme revolta popular no local pois tratou-se de uma emboscada na entrada da localidade conhecida como Vila da Preguiça. Os policiais registraram as mortes como "autos de resistência" mas, posteriormente, a perícia da Polícia Federal concluiu que não havia confronto no local, como já havia relatado os moradores. O episódio deu início a uma extensa luta das mães e familiares das vítimas por justiça, desembocando na criação da “Rede de Comunidades e Movimentos contra Violência”. (Fonte: Wikifavelas).

A partir disso, 20 anos depois, Dicionário de Favelas Marielle Franco, Pré Vestibular Comunitário Esperança Garcia e Grupo de Pesquisas Memória, Justiça e Reparação (UERJ) organizam uma live para discutir a violência de estado em favelas.

A live

Ver Também

Chacina do Borel

Chacinas em favelas no Rio de Janeiro