Ame o Tucunduba

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 20h31min de 6 de junho de 2022 por Nsmiranda (discussão | contribs) (editando)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Instituto Tucunduba - Verbete produzido pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes oficiais da coletiva.

AME O TUCUNDUBA

Somos uma inciativa apartidária e independente, feito de pessoas para pessoas, que propõe a reconexão da cidade de Belém com seus rios urbanos, em especial o Tucunduba.

Sobre

AME O TUCUNDUBA - Sobre

A Ame o Tucunduba, é uma organização formada por 7 mulheres, surgiu em 2016, e tem como objetivo provocar mudança das relações entre águas, pessoas e cidades, a partir da educação ambiental crítica, para garantia de direitos socioambientais.

A educação ambiental crítica costura nossos projetos e temos como público prioritário as juventudes, pois acreditamos que elas podem ser protagonistas das transformações sociais da cidade.

Dos projetos que já desenvolvemos, destacamos a Expedição Tucunduba, uma vivência da nascente à foz do Rio Tucunduba, em que jovens constroem um aprendizado sobre saneamento básico e rios urbanos de maneira lúdica e participativa, que ganhou uma versão de realidade virtual. Foi também um projeto premiado pela Embaixada da Alemanha.

Propósitos

Missão

Provocar mudança das relações entre águas, pessoas e cidades, a partir da educação ambiental crítica, para garantia de direitos socioambientais.

Visão

Ser referência em práticas de educação socioambiental e mobilização social e incidir nas políticas públicas para a gestão da água e governança ambiental da Amazônia.

Valores

Educação Ambiental; Direitos Socioambientais; Cuidado.

Apresentação

AME - EXPEDIÇÃO TUCUNDUBA (EXPEDITION TUCUNDUBA)