Célia Xakriabá - (PSOL - MG) - Itacarambi - MG

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 08h17min de 4 de dezembro de 2022 por Nsmiranda (discussão | contribs) (edt)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Este verbete faz parte do relatório "Favelados no parlamento", produzido pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.
Célia Xacriabá

Doutora em antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e líder indígena, Célia Xakriabá foi a primeira indígena eleita deputada federal por Minas Gerais. Disputando uma vaga pelo PSOL, Célia teve 101.154 votos.

Biografia

Célia Xacriabá - Sobre

Célia Xakriabá, do povo Xakriabá, integra o movimento indígena brasileiro. Foi professora em sua comunidade e fez os seus estudos de educação básica na Escola Indígena Estadual Xukurank, em São João das Missões.

Célia foi parte da primeira turma de Educação Indígena no Curso Formação Intercultural para Educadores Indígenas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2013. Obteve um mestrado em Desenvolvimento Sustentável na Área de Concentração em Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Tradicionais pela Universidade de Brasília. Primeira mestra de seu povo, atualmente cursa doutorado em Antropologia na UFMG.

Reafirma que sua primeira escola foi a luta. Sua luta é centrada na reestruturação do sistema educacional, no apoio às mulheres e à juventude dentro e fora da aldeia e na mudança das fronteiras geográficas para manter o território.

Trabalhou na Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais do Ensino, aportando os seus conhecimentos sobre as culturas indígenas e integrando-as no currículo de ensino. É assessora parlamentar no mandato Deputada Federal Áurea Carolina.

"Hoje entramos pra história! Primeira deputada federal indígena eleita pelo estado de Minas Gerais e iniciamos um novo momento da história da democracia neste país com a eleição de pelo menos três mulheres indígenas para o Congresso Nacional. Vamos com tudo para esse novo ciclo de luta, ARIÃTÃ!", escreveu.