Centro de Criação de Imagem Popular - CECIP
O CECIP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que desde 1986 se dedica ao fortalecimento da cidadania por meio da educação e da comunicação. O CECIP é a organização responsável pela realização do MOB.PI.
Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir das redes oficiais do coletivo.[1]
Sobre[editar | editar código-fonte]
O CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e não-partidária, que desde 1986 se dedica ao fortalecimento da cidadania por meio da educação e da comunicação.
A missão do CECIP é contribuir para o fortalecimento da cidadania, produzindo informações e metodologias que influenciem políticas públicas promotoras de direitos fundamentais.
Saiba mais, clicando aqui!
O que fazemos?[editar | editar código-fonte]
- Produzimos materiais audiovisuais, para web e impressos;
- Concebemos e realizamos campanhas públicas;
- Capacitamos agentes sociais de diversas áreas;
- Oferecemos cursos de formação para jovens e educadores;
- Atuamos na gestão de espaços educativos e culturais;
- Articulamos parcerias comunitárias;
- Trabalhamos com responsabilidade social empresarial;
- Investimos na participação infantil e comunitária;
- Promovemos a cultura de paz na escola.
História[editar | editar código-fonte]
Criado por profissionais de diferentes áreas, tem em sua Assembleia de constituição Paulo Freire, Claudius Ceccon e Eduardo Coutinho. O objetivo naquele momento era de democratizar a informação para amplas camadas da população, por meio de produção e disseminação de materiais educativos. A organização começou sua trajetória produzindo vídeos com a população da Baixada Fluminense, exibindo-os em praças. A TV Maxambomba, seu projeto inaugural, foi uma das primeiras TVs comunitárias do país.
A TV trabalhou diretamente com a participação dos moradores da Baixada registrando seu cotidiano, valorizando o saber das comunidades, trazendo sua história, seus costumes, resgatando as diversas culturas que compõem essa população, oriunda de diferentes regiões brasileiras. O acervo da TV é um rico registro audiovisual da memória social da Baixada e em 2014, foi reconhecido como Ponto de Memória. Parte desse acervo está disponível no site do CECIP para ampla consulta.
A partir da metodologia participativa da TV Maxambomba, o CECIP diversificou seus projetos, realizando campanhas de interesse público, produzindo materiais audiovisuais e impressos elaborados junto ao público-alvo, e oficinas de capacitação de jovens e agentes sociais sobre os temas relacionados aos direitos humanos.
Implementação de projetos[editar | editar código-fonte]
O CECIP já implementou mais de 150 projetos, abordando os temas de: cultura, novas mídias, juventude, cultura de paz, saúde de crianças e adolescentes, direitos de cidadania, educação infantil, equidade de gêneros, meio ambiente, entre outros. Desenvolve projetos sempre buscando parcerias com órgãos públicos, instituições privadas e organizações da sociedade civil, visando potencializar esforços e investimentos para a transformação social.
Atualmente o CECIP faz a gestão da Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, em parceria com Oi Futuro, e oferece cursos gratuitos em mídias digitais para jovens da rede pública. Por sua atuação nesta área de comunicação e tecnologia, em 2010, o CECIP foi reconhecido como Ponto de Cultura, passando a realizar oficinas de produção de vídeo com equipamentos de baixo custo.
Estão em curso também projetos na área da infância.
O CECIP é o atual responsável pela Secretaria Executiva da Rede Nacional da Primeira Infância – RNPI (triênio 2015-2017);
Projeto De Mãos Dadas[editar | editar código-fonte]
Na Rocinha e no Cantagalo - Por uma creche de qualidade, que promove a formação de gestores de creches com o objetivo de melhorar o atendimento à primeira infância, investindo na qualificação dos profissionais;
Projeto Criança Pequena em Foco[editar | editar código-fonte]
Em Manguinhos, também realiza ações com crianças pequenas, com objetivo de refletir sobre os temas da mobilidade e circulação, tendo como estratégia a promoção da participação infantil na formulação de políticas públicas.
Os temas sobre a educação para a cidadania global – sobretudo para uma educação de qualidade e para paz – perpassam todos os seus projetos, contribuindo para o fortalecimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs).
Fonte: Atados
Contatos e Redes Sociais[editar | editar código-fonte]
Ver também[editar | editar código-fonte]
CEDAC - Centro de Ação Comunitária
GASCO - Grupo de Ação Social Comunitária
- ↑ site oficial do CEPIP.