Daniel Hirata - Fala na Audiência Pública da ADPF 635: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
<p style="text-align: center;">Verbete criado pela equipe do '''Dicionário de Favelas Marielle Franco''' &nbsp;</p> <p style="text-align: center;">Veja também: [https://wikifavelas.com.br/index.php?title=Segurança_Pública_e_Direitos_Humanos_-_ADPF_das_Favelas_(ADPF_635) Segurança Pública e Direitos Humanos - ADPF das Favelas (ADPF 635)]</p>
<p style="text-align: center;">&nbsp;</p>Verbete sobre a fala do professor Daniel Hirata (Universidade Federal Fluminense) durante a audiência pública da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, realizada em abril de 2021, sendo convocada pelo Ministro Edson Fachin. 
&nbsp;<br/> __FORCETOC__
Autoria: equipe do '''Dicionário de Favelas Marielle Franco.'''


= Sobre =
== Sobre ==
__FORCETOC__
[[Arquivo:Daniel Hirata.jpg|miniaturadaimagem|Daniel Hirata, professor pela Universidade Federal Fluminense.]]
A [[Segurança Pública e Direitos Humanos - ADPF das Favelas (ADPF 635)|Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF)]] nº 635 foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com a pretensão de que fossem reconhecidas e sanadas graves lesões a preceitos fundamentais constitucionais, decorrentes da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro marcada pela "''excessiva e crescente letalidade da atuação policial''". A audiência ocorreu nos dias 16 e 19 de abril de 2021, convocada pelo Ministro Edson Fachin no âmbito da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas.


A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635 foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com a pretensão de que fossem reconhecidas e sanadas graves lesões a preceitos fundamentais constitucionais, decorrentes da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro marcada pela "''excessiva e crescente letalidade da atuação policial''". A audiência ocorreu nos dia 16 e 19 de abril de 2021, convocada pelo Ministro Edson Fachin no âmbito da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas.


== Fala de Daniel Hirata ==


= Fala de Daniel Hirata =
Fala do Prof. Daniel Hirata (UFF) durante a Audiência Pública da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, conhecida como "ADPF das Favelas". Em sua fala, ele destaca que a [[Elemento suspeito aqui, ali e acolá: a violência policial nas favelas (live)|violência policial]] é um dos mais graves problemas no estado do Rio de Janeiro e a discussão sobre a atuação das [[Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (resenha)|polícias]] é essencial, denunciando uso abusivo da força, corrupção e impunidade. Segundo o professor, tais questões colocam em questão o próprio regime democrático de direito. Ressalta a necessidade do STF incidir para mudar a situação.&nbsp;
 
Fala do Prof. Daniel Hirata (UFF) durante a Audiência Pública da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, conhecida como "ADPF das Favelas". Em sua fala, ele destaca que a violência policial é um dos mais graves problemas no estado do Rio de Janeiro e a discussão sobre a atuação das polícias é essencial, denunciando uso abusivo da força, corrupção e impunidade. Segundo o professor, tais questões colocam em questão o próprio regime democrático de direito. Ressalta a necessidade do STF incidir para mudar a situação.&nbsp;


{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=ECArZCkUbHA}}
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=ECArZCkUbHA}}


&nbsp;<br/> &nbsp;
&nbsp;<br/> &nbsp;
== Veja também ==
[https://wikifavelas.com.br/index.php?title=Segurança_Pública_e_Direitos_Humanos_-_ADPF_das_Favelas_(ADPF_635) Segurança Pública e Direitos Humanos - ADPF das Favelas (ADPF 635)]


[[Category:ADPF das Favelas]] [[Category:Temática - Violência]] [[Category:Temática - Depoimentos]]
[[Category:ADPF das Favelas]] [[Category:Temática - Violência]] [[Category:Temática - Depoimentos]]
[[Categoria:Rio de Janeiro]]

Edição atual tal como às 13h15min de 20 de junho de 2023

 

Verbete sobre a fala do professor Daniel Hirata (Universidade Federal Fluminense) durante a audiência pública da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, realizada em abril de 2021, sendo convocada pelo Ministro Edson Fachin.

Autoria: equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Daniel Hirata, professor pela Universidade Federal Fluminense.

A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635 foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com a pretensão de que fossem reconhecidas e sanadas graves lesões a preceitos fundamentais constitucionais, decorrentes da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro marcada pela "excessiva e crescente letalidade da atuação policial". A audiência ocorreu nos dias 16 e 19 de abril de 2021, convocada pelo Ministro Edson Fachin no âmbito da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas.


Fala de Daniel Hirata[editar | editar código-fonte]

Fala do Prof. Daniel Hirata (UFF) durante a Audiência Pública da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, conhecida como "ADPF das Favelas". Em sua fala, ele destaca que a violência policial é um dos mais graves problemas no estado do Rio de Janeiro e a discussão sobre a atuação das polícias é essencial, denunciando uso abusivo da força, corrupção e impunidade. Segundo o professor, tais questões colocam em questão o próprio regime democrático de direito. Ressalta a necessidade do STF incidir para mudar a situação. 

 
 

Veja também[editar | editar código-fonte]

Segurança Pública e Direitos Humanos - ADPF das Favelas (ADPF 635)