Favelas, pandemias e cidadanias (lives)

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autoria: Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Sobre as lives

Desde março deste ano, vivemos a pandemia de Covid-19, que escancarou nossas desigualdades sociais e urbanas. A recomendação das autoridades de saúde é o isolamento domiciliar e a testagem em massa da população. No Brasil, contudo, as diretrizes do governo federal vêm se chocando com as medidas adotadas por governos estaduais e municipais. 


Enfrentando o novo coronavírus, a precariedade da infraestrutura de água e esgoto, o sucateamento do Sistema Único de Saúde, as demoras e incertezas dos auxílios emergenciais do governo federal e as operações policiais, na linha de frente, estão homens e mulheres moradores de favelas mobilizando redes. São eles que fazem levantamentos de casos de doentes, organizam doações de cestas básicas, dão esclarecimentos sobre os cuidados sanitários, manifestam-se contra a violência policial. 
São esses moradores e moradoras de favelas que receberemos aqui na série de debates ao vivo “Favelas, pandemias e cidadanias”, um projeto conjunto da Universidade da Cidadania da UFRJ, do Urbano - Laboratório de Estudos da Cidade do IFCS/UFRJ e do Dicionário de Favelas Marielle Franco da Fiocruz. Toda quarta-feira, entre 18h e 19h, receberemos moradores e moradoras de favelas de diferentes gerações, experiências de ativismo e bairros da cidade para debater temas atuais.
 

Vídeos das lives

Vidas negras e faveladas importam

Nossa primeira mesa intitulada “Vidas Negras e Faveladas Importam”  tem como convidados Maria Dalva Correia, do Morro do Borel e Rachel Barros, da Favela de Manguinhos. A mediação é feita por Dulce Pandolfi, Universidade da Cidadania, e Itamar Silva, do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

 

 

Moradia e Saúde Pública

Nossa segunda mesa intitulada “Moradia e Saúde Pública”  recebe os convidados Penha Macena, da Vila Autódromo e Thiago Firmino, da Favela Santa Marta. A mediação fica por conta da Marcella Araújo, da Universidade da Cidadania e do Urbano - Laboratório de Estudos da Cidade e do Alexandre Magalhães, do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Leia verbetes sobre a Vila Autódromo e remoções:

 

Leia verbetes sobre Coronavírus e Santa Marta:


Trabalho e ganhos de vida

Nossa terceira mesa intitulada 'Trabalho e ganho de vida' tem  como convidados, Geraldo Cândido, sindicalista e ex-senador; e Pedro Paiva, do coletivo Rocinha Resiste. Os mediadores são Dulce Pandolfi, da Universidade da Cidadania e Itamar Silva, do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

 

Pesquisa e comunicação comunitária

Nossa quarta mesa intitulada “Pesquisa e comunicação comunitária” recebe os convidados Cosme Felippsen, do Morro da Providência; Amanda Mendonça, do Complexo da Maré e Igor Soares, do Morro do Borel. A mediação é feita por Dulce Pandolfi da Universidade da Cidadania e por Palloma Menezes do Dicionário de Favelas.

 

Gênero, sexualidade e política

Nossa quinta mesa intitulada “Gênero, sexualidade e política” traz as convidadas  Buba Aguiar, da Favela de Acari e Pâmela Carvalho, do Complexo da Maré. Com mediação por Dulce Pandolfi da Universidade da Cidadania e por Márcia Leite do Dicionário de Favelas.

 

Cultura na periferia

Nossa sexta mesa, intitulada “Cultura na periferia” tem como convidados Oberdan Mendoça, de Realengo; Sabrina Azevedo, da Caixa D àgua; e Mauí, de Caxias. A mediação é feita por Marcella Araújo, da Universidade da Cidadania e do Urbano- Laboratório de Estudos da Cidade, e por Itamar Silva, do Dicionário de Favelas.

Associativismo em favelas

Nossa sétima mesa, intitulada “Associativismo em favelas”, recebe os convidados  Chica da Rocinha; Felipe dos Anjos, da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro - Faferj; Seimour Souza, de Jacarezinho. A mediação é feita por Dulce Pandolfi, da Universidade da Cidadania, e por Itamar Silva, do Dicionário de Favelas.

Memórias e museus em favelas

Nossa oitava mesa, intitulada “Memórias e museus em favelas”, recebe os convidados  Marcia Souza, do Museu de Favela (Cantagalo) e Antônio Firmino, do Museu Sankofa ( Rocinha). A mediação é feita por Dulce Pandolfi, da Universidade da Cidadania, e por Claudia Rose, do Dicionário de Favelas.


Juventudes em favelas

Nossa nona mesa, intitulada “Juventudes em favelas”, recebe os convidados  Rayssa Pereira, do Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, e Xandy.MC, do Coletivo Pac'Stão, Jacarezinho. A mediação é feita por Dulce Pandolfi, da Universidade da Cidadania, e por Caique Azael, do Dicionário de Favelas.

Painéis Covid 19 nas favelas

Nossa décima e última mesa, intitulada “Painéis Covid 19 nas favelas”,recebe as convidadas Camila Barros, da Redes da Maré; Theresa Williamson, da Comunidades Catalisadoras; Ana Paula Sales, do Coletivo A.M.I.G.A.S . A mediação é feita por Dulce Pandolfi, da Universidade da Cidadania, e por Alexandre Magalhães, do Dicionário de Favelas.