Instituto Galpão Gamboa

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

O instituto Galpão Gamboa (IGG) é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) inaugurada em 2009. Tem como objetivo através da cultura, do esporte, da educação e da saúde, criar oportunidades de formação e inclusão social para crianças, adolescentes, adultos e população da terceira idade.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.
Este grupo foi contemplado pela Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à COVID19 nas Favelas do Rio de Janeiro, promovido pela Fiocruz[1].
Logo IGG.
Logo IGG.

O instituto Galpão Gamboa (IGG) é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) inaugurada em 2009. Tem como objetivo através da cultura, do esporte, da educação e da saúde, criar oportunidades de formação e inclusão social para crianças, adolescentes, adultos e população da terceira idade.

História[editar | editar código-fonte]

O Instituto Galpão Gamboa (IGG) é uma iniciativa social que desde 2006 mantém atividades continuadas e gratuitas para os moradores da Zona Portuária. O IGG pretende através da Cultura, do Esporte e da Saúde, criar oportunidades de formação e inclusão social para crianças, jovens, adultos e indivíduos da Terceira Idade. Ao longo destes mais de dez anos de atuação, impactamos mais de 1.000 indivíduos, entre alunos e seus familiares. O que se pode principalmente mensurar em termos de Projeto social são padrões qualitativos, comportamentos e atitudes que se transformam ao longo dos anos de atividade continuada.

Os projetos sociais que se desenvolvem em áreas de risco social, geram um novo tipo de visibilidade para essas comunidades e criam possibilidades de uma ação afirmativa por parte dos envolvidos. O que se deseja é fortalecer a autoestima e despertar a segurança na capacidade de aprender, de saber e de ser. Todas as atividades são acompanhadas por professores, e assistente social qualificados para criar condições aos alunos e seus familiares de acolhimento, aprendizado e conhecimento.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Á partir das atividades desenvolvidas, pretendemos atingir os seguintes objetivos:

  • Promoção da cidadania e a qualidade de vida dos indivíduos que participam das atividades desenvolvidas no Galpão Gamboa;
  • Incentivar o acesso e inclusão aos bens e serviços culturais e as práticas esportivas como um direito de todos;
  • Contribuir com o desenvolvimento das potencialidades de cada um e dos grupos;
  • Oferecer atividades relacionadas à cultura, ao esporte e à qualidade de vida, e às múltiplas formas de expressão;
  • Experimentar boas práticas de educação não formal;
  • Contribuir para o desenvolvimento e a construção da cidadania;
  • Integrar a comunidade para a valorização do esporte educacional e a cultura como agentes transformadores;
  • Democratização das atividades esportivas fortalecendo a autonomia e desenvolvendo habilidades

Missão[editar | editar código-fonte]

O Instituto Galpão Gamboa tem como missão impactar cidadãos do território da zona portuária do Rio de Janeiro, incentivando-os na descoberta de seus potenciais junto a sociedade, através da promoção de atividades culturais, esportivas e de saúde.

Visão[editar | editar código-fonte]

Ser referência como Instituição que trabalha a diversidade em inúmeros aspectos, inspira mudanças significativas na vida de seus participantes, promovendo a democratização do acesso em todas as atividades realizadas.

Valores[editar | editar código-fonte]

Atuar de forma ética, transparente, solidária e comprometida com o respeito às diferenças.

Redes sociais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


  1. https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-divulga-resultado-da-chamada-publica-para-apoio-acoes-emergenciais-de-enfrentamento#:~:text=A%20Fiocruz%20tem%20a%20satisfa%C3%A7%C3%A3o,a%20popula%C3%A7%C3%B5es%20em%20favelas%20fluminenses.