Instituto Reaprender

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Instituto Socioeducacional Reaprender é uma organização localizada no bairro Freguesia, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, voltada ao desenvolvimento de ações socioeducacionais de caráter humanitário e comunitário.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes de comunicação oficiais do instituto[1].

Sobre[editar | editar código-fonte]

Logomarca do Instituto Socioeducacional Reaprender.

O INSTITUTO SOCIOEDUCIONAL REAPRENDER – ISR nasce do propósito de acolher as demandas sociais de seu contexto comunitário, vindo a representar a obra social do GEID.

Destina-se ao desenvolvimento de ações socioeducacionais de caráter humanitário e comunitário, complementando a ação da família e da comunidade, através do desenvolvimento das competências da educação integral em suas dimensões física, cognitiva, emocional e social, inspirado nos princípios de liberdade, nos ideais de solidariedade humana e contrário a qualquer forma de preconceito ou discriminação.

História[editar | editar código-fonte]

O Grupo de Estudos Integrais Demétrius, GEID, ao longo de 34 anos, assumiu responsabilidade  integradora em prol da cidadania, num esforço compartilhado com seus voluntários e beneficiários, acreditando na transformação social. A experiência do trabalho comunitário levou a identificação de inúmeras necessidades, dentre elas o apoio à família em todos os aspectos e à população mais vulnerável, visando reconstrução da cidadania. A demanda da comunidade por inclusão social, pertencimento e acessibilidade, além de suporte para a mãe e mulher trabalhadora no cuidado às crianças, alicerçou uma proposta de atuação mais ampla possibilitando o verdadeiro acolhimento da dimensão humanitária-comunitária.

A partir de 14 de dezembro de 2020, o grupo funda uma nova institucionalidade, sem fins religiosos, com vistas a uma atuação regionalizada para o desenvolvimento, implantação, acompanhamento e avaliação de programas, projetos, atividades e eventos socioeducacionais. Como atividade principal planeja a implantação da Creche Comunitária Irmã Morocha, para crianças em situação de vulnerabilidade social de 4 meses a 3 anos e 11 meses (com previsão de implementação de pré escola). O serviço de educação integral também prevê o Programa de Educação Complementar, profissional, com geração de trabalho e renda (complementação curricular, idiomas, acompanhamento pedagógico e aperfeiçoamento especializado).

Programas[editar | editar código-fonte]

O instituto conta com uma série de programas, tais como:

Comunidade em Ação[editar | editar código-fonte]

Coordenado por um grupo de Assistentes Sociais, o atendimento envolve a seleção (dentro das normas das LOAS) e avaliação das necessidades da família como um todo, quanto aos direitos, inserção nos Programas desenvolvidos pela Instituição e/ou Instituições Parceiras e encaminhamento para cursos profissionalizantes, tais como:  Oficina de Pães, Cozinha Solidaria, formações e outros cursos livres.

Recomeçar[editar | editar código-fonte]

Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Cozinha Solidária[editar | editar código-fonte]

A Cozinha Solidária nasceu com o propósito de ajudar a combater a fome em um período de crise sanitária, social, econômica e política. Tendo como seus principais projetos: Padaria Vera Ramasine, Mãos Solidarias, Alimenta... Distribuindo quentinhas, legumes, frutas, Pão e capacitando os assistidos e voluntários em Auxiliares de cozinha, favorecendo a geração de renda e a criação de atividades autônomas na própria comunidade, fomentando o protagonismo dos indivíduos.

Creche Comunitária Irmã Morocha - CCIM[editar | editar código-fonte]

Como atividade principal o Instituto Socioeducacional Reaprender,  planeja a implantação da Creche Comunitária Irmã Morocha, para crianças em situação de vulnerabilidade social de 4 meses a 3 anos e 11 meses (previsão de aprovação de regularização para funcionamento de pré escola). (Previsão 2023).

Prevenção e Assistência à Saúde[editar | editar código-fonte]

Têm como objetivo promover a qualidade de vida da população, com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Núcleo de Aprendizagem em Valores Humanos - NAVH[editar | editar código-fonte]

Atividades ofertadas as crianças e jovens, envolvendo proposta de oficinas e projetos pedagógicos, apoio nas tarefas escolares, Pré-vestibular Social, Laboratório  Socioeducacional, Esporte, Arte, Música, Dança, ações integradas com outros programas do ISR. Por meio da investigação e pesquisa as crianças e jovens, com muita colaboração, desenvolvem a autonomia e a capacidade de aprender a aprender.

Vídeo sobre o GEID e Instituto Socioeducacional Reaprender[editar | editar código-fonte]

Redes Oficiais[editar | editar código-fonte]

Instagram

Facebook

Site

Ver também[editar | editar código-fonte]

Instituto Prover

Instituto Raízes em Movimento

146x Favelas