Justiça Global - Fala na Audiência Pública da ADPF 635: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
(Revisado.)
 
Linha 1: Linha 1:
<p style="text-align: center;">Verbete criado pela equipe do '''Dicionário de Favelas Marielle Franco''' &nbsp;</p> <p style="text-align: center;">Veja também: [https://wikifavelas.com.br/index.php?title=Segurança_Pública_e_Direitos_Humanos_-_ADPF_das_Favelas_(ADPF_635) Segurança Pública e Direitos Humanos - ADPF das Favelas (ADPF 635)]</p>
__FORCETOC__<p style="text-align: center;"></p>Verbete sobre as falas de Sandra Carvalho e Monique Cruz, representantes da organização [http://www.global.org.br/ Justiça Global], durante a audiência pública da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, realizada em abril de 2021, sendo convocada pelo Ministro Edson Fachin.
__FORCETOC__
Autoria: equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.


= Sobre =
== Sobre ==
[[Arquivo:Justiça Global.jpg|miniaturadaimagem|Justiça Global.]]
A [[Segurança Pública e Direitos Humanos - ADPF das Favelas (ADPF 635)|Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635]] foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com a pretensão de que fossem reconhecidas e sanadas graves lesões a preceitos fundamentais constitucionais, decorrentes da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro marcada pela "''excessiva e crescente letalidade da atuação policial''". A audiência ocorreu nos dia 16 e 19 de abril de 2021, convocada pelo Ministro Edson Fachin no âmbito da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas.


A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635 foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com a pretensão de que fossem reconhecidas e sanadas graves lesões a preceitos fundamentais constitucionais, decorrentes da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro marcada pela "''excessiva e crescente letalidade da atuação policial''". A audiência ocorreu nos dia 16 e 19 de abril de 2021, convocada pelo Ministro Edson Fachin no âmbito da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas.


== Fala de Sandra Carvalho e Monique Cruz ==


= Fala de Sandra Carvalho e Monique Cruz =
Sandra Carvalho e Monique Cruz, da Justiça Global, falam na audiência convocada pelo Supremo Tribunal Federal para discutir a construção de um plano de [[Violência de Estado, operações policiais, chacinas e... um plano|redução da letalidade]] para a segurança pública no Rio de Janeiro. Sanda destaca a importância da audiência pública para denunciar a situação grave das favelas, mas cobra que isso produza justiça - mudança de comportamentos do estado nas favelas, reorientação das políticas e demais medidas. A advogada fala das ações que a Justiça Global fez sobre a pandemia. Já Monique orienta sua fala para cobrar do MP as suas ações de fiscalização das [[Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (resenha)|polícias]], já que muitos casos (mais de 90%) são sempre aquivados.&nbsp;
 
Sandra Carvalho e Monique Cruz, da Justiça Global, falam na audiência convocada pelo Supremo Tribunal Federal para discutir a construção de um plano de redução da letalidade para a segurança pública no Rio de Janeiro. Sanda destaca a importância da audiência pública para denunciar a situação grave das favelas, mas cobra que isso produza justiça - mudança de comportamentos do estado nas favelas, reorientação das políticas e demais medidas. A advogada fala das ações que a Justiça Global fez sobre a pandemia. Já Monique orienta sua fala para cobrar do MP as suas ações de fiscalização das polícias, já que muitos casos (mais de 90%) são sempre aquivados.&nbsp;


{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=BvlGqsQXJ1Y}}
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=BvlGqsQXJ1Y}}


&nbsp;
== &nbsp;Veja também ==
 
[https://wikifavelas.com.br/index.php?title=Segurança_Pública_e_Direitos_Humanos_-_ADPF_das_Favelas_(ADPF_635) Segurança Pública e Direitos Humanos - ADPF das Favelas (ADPF 635)]
[[Category:ADPF das Favelas]] [[Category:Temática - Violência]] [[Category:Temática - Depoimentos]]
[[Category:ADPF das Favelas]] [[Category:Temática - Violência]] [[Category:Temática - Depoimentos]]
[[Categoria:Rio de Janeiro]]

Edição atual tal como às 13h29min de 20 de junho de 2023

Verbete sobre as falas de Sandra Carvalho e Monique Cruz, representantes da organização Justiça Global, durante a audiência pública da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, realizada em abril de 2021, sendo convocada pelo Ministro Edson Fachin.

Autoria: equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Justiça Global.

A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635 foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com a pretensão de que fossem reconhecidas e sanadas graves lesões a preceitos fundamentais constitucionais, decorrentes da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro marcada pela "excessiva e crescente letalidade da atuação policial". A audiência ocorreu nos dia 16 e 19 de abril de 2021, convocada pelo Ministro Edson Fachin no âmbito da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas.


Fala de Sandra Carvalho e Monique Cruz[editar | editar código-fonte]

Sandra Carvalho e Monique Cruz, da Justiça Global, falam na audiência convocada pelo Supremo Tribunal Federal para discutir a construção de um plano de redução da letalidade para a segurança pública no Rio de Janeiro. Sanda destaca a importância da audiência pública para denunciar a situação grave das favelas, mas cobra que isso produza justiça - mudança de comportamentos do estado nas favelas, reorientação das políticas e demais medidas. A advogada fala das ações que a Justiça Global fez sobre a pandemia. Já Monique orienta sua fala para cobrar do MP as suas ações de fiscalização das polícias, já que muitos casos (mais de 90%) são sempre aquivados. 

 Veja também[editar | editar código-fonte]

Segurança Pública e Direitos Humanos - ADPF das Favelas (ADPF 635)