Macedo Sobrinho

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 15h35min de 26 de março de 2020 por Fernando ermiro (discussão | contribs) (Criou página com ' = <span style="line-height:108%"><font color="#0563c1"><font color="#000000"><font face="Times New Roman, serif"><font size="3"><font style="font-size: 12pt"><span style="tex...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Macedo Sobrinho

 

História

A favela ao contrário que muitos pensam tinha considerável tamanho, ocupando uma boa parte da encosta do Morro da Saudade.

A parte alta ficava em volta das propriedades do topo da Rua Macedo Sobrinho e abria em três alas, uma em direção à Rua Pinheiro Guimarães até mais ou menos o Largo do IBAM e outra que descia rumo a Rua Humaitá tendo seu ponto mais alto quase na Rua Casuarina.

Informações do surgimento dessa favela são esparsas, mas ela tem origem bem mais recente que suas antigas vizinhas a da Catacumba e a Villa Rica/ Tabajaras, essa já noticiada em 1910.

Certamente ela surgiu em terrenos devolutos do Governo Federal, pois em tempos idos essa região de encosta no Morro da Saudade era área militar, em virtude de no século XVIII ter havido ali uma das fortificações de defesa da cidade.

No final da década de 60, a Favela da Macedo Sobrinho foi removida, junto com outras favelas que ficavam no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, quando curiosamente depois da derrubada dos barracos, as ruínas do velho Forte da Piaçava surgiram novamente, para relembrar o passado bélico da região.

A área antes ocupada pela favela foi no final dos anos 80 transformada numa área de preservação, o Parque Municipal do Morro da Saudade

Referências

https://rioquepassou.com.br/2007/08/15/favela-da-macedo-sobrinho/

https://wikifavelas.com.br/index.php?title=Arquivo_Anthony_Leeds