Notícias sobre Coronavírus nas Favelas

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

A equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco apresenta um compilado de notícias sobre os efeitos do Novo Corona Vírus nas favelas do Brasil.

Para acessar as matérias, basta clicar no título e você será encaminhado ao texto na íntegra.

Veja também:

 

Índice

Introdução

Em todo o mundo, são mais de 150 mil casos confirmados e cerca de 10 mil mortes em decorrência do vírus. Entre as orientações gerais dadas pela a OMS, a quarentena o fortalecimento de práticas de higiene pessoal são importantes na prevenção e o isolamento dos casos contaminados e suspeitos é orientado para evitar a propagação do vírus. Acontece que nem todas as pessoas possuem as mesmas condições materiais para atender tais recomendações. Nas favelas e periferias, onde há historicamente falta de água, saneamento e renda mínima para garantir muitas vezes alimentação, como garantir as condições de assepsia ou isolamento? Com moradias superlotadas ou inacabadas, com muitas pessoas em postos de trabalhos informais que dependem do trabalho cotidiano para sobreviver, como garantir a quarentena?    Essas e algumas perguntas são discutidas nos artigos abaixo, bem como respostas do poder púbico e dos moradores e movimentos sociais.

Ah! E temos espaço na plataforma para debates sobre as notícias. Leia o conteúdo e participe! =)   

Imagem de ação do Coletivo Papo Reto na Cidade de Deus (RJ) - Divulgação: Coletivo Papo Reto

Coronavírus e as quebradas: 16 perguntas ainda sem resposta sobre impacto da pandemia nas periferias

O artigo reúne importantes questionamentos feitos por moradores de favelas sobre o impacto da Pandemia nas periferias

'Somos Excluídos': prevenção ao corona 'esquece' favelas sem saneamento

Aqui, a repórter Lola Ferreira dialoga com Raul Santiago, do Complexo do Alemão, e com Buba Aguiar, de Acari, sobre as condições dessas favelas e dos seus moradores para lidar com a pandemia. 

Seis Realidades do Coronavírus e as Favelas: Da Falta de Informação à Falta de Água #OQueDizemAsRedes

Moradores de favelas do Rio de Janeiro e de todo o Brasil estão se comunicando de forma espontânea e com grande velocidade, e também se organizando nas redes sob a hashtag #COVID19NasFavelas para disseminar informações importantes sobre o coronavírus e seu impacto nas favelas.

Governo estuda tratar morador de favela com coronavírus em navios e hoteís

Para combater o avanço do novo coronavírus, o governo federal avalia que a "melhor solução" hoje é utilizar navios para isolar e tratar pessoas de baixa renda infectadas pela doença.

Lançamento da Coalização Nacional da Periferia Contra o Corona Vírus #CoronaNasPeriferias

Comunidadores periféricos de várias regiões do Brasil se articulam para produzir informações precisas e com capacidade de atingir a população. 

Cufa apresenta propostas para prevenir coronavírus nas favelas

A Central Única das Favelas (Cufa) propôs uma lista de medidas para que o Poder Público garanta condições para que a população das favelas se proteja contra o coronavírus. A organização não governamental destaca que a desigualdade social, o desemprego e a informalidade estão entre os problemas sociais que precisam ser considerados no combate à doença, que requer higiene pessoal e distanciamento social para sua prevenção.

Como o 'Vírus de Rico' alterou a rotina na Favela da Maré

Sobrevivência financeira durante quarentena preocupa moradores que perderam fontes de rendimento; ainda não há registro oficial de caso de infecção nas 16 comunidades do complexo.

O Coronavírus e a quarentena que não chega na Periferia: O que fazer?

Algumas posições de coisas que podem ser feitas em locais onde os moradores (majoritariamente negros e negras) são jogados à própria sorte pelo estado. Deivison Nkosi apresenta medidas importantes diante da pandemia. 

Comunicadores periféricos se unem em coalizão nacional pra enfrentar pandemia

Mais uma reportagem sobre o papel das favelas e periferias na promoção de políticas de comunicação capazes de atingir os seus: o artigo apresenta o lançamento da Coalização Nacional. 

Coronavírus: pelo direito de lavar as mãos nas favelas

Gizele Martins, comunicadora popular e cria da Maré, apresenta um artigo de opinião com fortes questionamentos sobre como aplicar uma política de quarentena ou isolamento numa realidade social tão marcada por desigualdade e dificuldade de acesso aos serviços públicos e direitos humanos. 

Cufa pede medidas para conter o coronavírus nas favelas

CUFA apresenta demanda que é comum a pelo menos 70 milhões de brasileiros que vivem em favelas e periferias. 

'Funk do Coronavírus' conscientiza favela e já tem até passino; aprenda

Os jovens moradores de periferias estão apostando na criatividade e na cultura para lidar com a falta de informações e fake news sobre Corona Vírus. 

Aglomerados e sem água: "Lutei para sobreviver ao HIV. Morrer de coronavírus agora é morrer na praia"

Moradores de favelas e cortiços de São Paulo e Rio contam como é enfrentar a pandemia sem saneamento e dizem que, na situação deles, isolamento é difícil.

Hashtag denuncia realidade das favelas no combate à covid-19

Quarentena, lavagem das mãos e uso do álcool em gel são privilégios que moradores das comunidades já não têm. Leia mais sobre isso no artigo de Larissa Godoy. 

E quando o coronavírus chegar às favelas?

Especialista da Fiocruz diz que favelas e periferias precisam receber tratamento diferenciado para evitar uma catástrofe maior.

Coronavírus: Procuradoria cobra plano de ação para favelas e periferia

Deborah Duprat, procuradora federal dos Direitos do Cidadão, cobra que Ministério da Saúde apresente um planejamento para enfrentar a epidemia de coronavírus em áreas pobres.

Coronavírus avança em direção à periferia do Rio com confirmações na Zona Oeste e suspeitas na Maré

Dados da Secretaria Municipal de Saúde condensados em um boletim às 19h do dia 20/03 indicam que os casos do novo coronavírus estão avançando em direção aos bairros mais pobres e mais afastados do centro do Rio de Janeiro.

Com sabonete e carona, brasileiros se ajudam na pandemia de coronavírus

Uol apresenta alguns voluntários que tem ajudado suas comunidades em ações de solidariedade direta diante do Vírus. 

O coronavírus mata, mas a desigualdade social acelera o óbito

Militantes de periferias apresentam um mapeamento analítico das razões pelas quais as autoridades devem ter atenção especial às condições sanitárias de favelas e periferias. 

Sem água canalizada e espaço para isolamento, favelas do Rio não têm recursos para enfrentar o coronavírus

O artigo apresenta que as autoridades governamentais não estão a fazer o devido planeamento que as favelas necessitam. “Estamos a falar de lugares onde não há água canalizada, há muita lama, muitos bichos. As pessoas não têm condições de manter a higiene pessoal e a limpeza necessárias neste momento”, desabafa um morador.

Coronavírus em BH: Combate ao vírus não chega à população socialmente vulnerável

Moradores de favelas, ocupações, desalojados e pessoas em situação de rua reclamam de descaso do poder público, que não tem políticas para garantir que todos efetivamente possam cumprir com as orientações do Ministério da Saúde. 

Brazil’s densely packed favelas brace for coronavirus: ‘It will kill a lot of people.’

O artigo do jornal internacional The Wasington Post apresenta a crise pela qual as favelas do Rio de Janeiro passam diante da pandemia do Corona Vírus. É importante notar que a projeção do nosso problema ganha contornos mundiais. 

Data Favela faz pesquisa sobre impacto de coronavírus em comunidades brasileiras

Ana Cláudia Guimarães apresneta a pesquisa que o Data Favela está fazendo sobre os efeitos do COVID 19 nas favelas brasileiras. A intenção do trabalho é descontruir mitos e mostrar por dados a situação dos territórios e pensar meios de lidar com esse problema. 

Favelas serão as grandes vítimas do coronavírus no Brasil, diz líder de Paraisópolis

A BBB apresenta um artigo importante sobre como a superlotação e falta de condições para seguir as orientações podem colocar os moradores de favelas como principais alvos do Corona Vírus no Brasil. 

A situação das favelas cariocas em meio à quarentena e ao Coronavírus

William Reis aponta como impedir a disseminação do vírus nas 763 favelas do Rio talvez seja o maior desafio do governo estadual do RIo de Janeiro

Sem ação do governo, Alemão cria gabinete de crise com funk contra Corona Vírus

Militantes do Coletivo Papo reto apresentam como estão lidando com a questõa do Corona Vírus diante do descaso do Governo para lidar com questões das favelas. 

Coronavírus: Crivella quer levar idoso de favelas para isolamento em hotéis

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), afirmou que pretende levar idosos que moram em favelas, em residências precárias, para hotéis da cidade. A ideia é que eles fiquem isolados em estabelecimentos turísticos vazios por conta da pandemia do coronavírus.

A favela nos tempos do coronavírus

Até o momento as notícias que nos chegam são relacionadas principalmente à pandemia dos ricos. Mas como esse cenário de catástrofe global irá se desenrolar entre os 12 milhões de brasileiros que moram em favelas?

Moradores de favelas precisam de ações de prevenção contra o coronavírus

A população das comunidades tem dificuldades em manter os cuidados com a higiene e o distanciamento social recomendados.

Por que as periferias são mais vulneráveis ao coronavírus

Desigualdade urbana e informalidade colocam população pobre em situação mais delicada diante da pandemia.

Medo, solidariedade e improviso: a pandemia numa das maiores favelas de SP

Em Paraisópolis, ideia é transformar mansões vazias no entorno em hospitais de campana; morador tenta fazer quarentena em casa onde mora com 15 pessoas.

Coronavírus e as desigualdades de raça e classe

Em artigo, o pesquisador e professor Dennis de Oliveira explica os impactos do covid-19 nas desigualdades sociais e como as medidas adotadas no país não protegem a população negra e pobre.

“Pela vida de nossas mães”: o manifesto de filhos de domésticas sem quarentena

Manifesto produzido por filhas e filhos de empregadas domésticas e diaristas que prezam pela saúde, cuidado, coletivo e para além de tudo a vida de suas mães!

Corona chega às favelas; prefeitura do Rio confirma caso na Cidade de Deus

A Prefeitura do Rio confirmou o primeiro caso de covid-19 em favelas da capital fluminense. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente mora na Cidade de Deus, na zona oeste da cidade.

Covid-19: mulheres capoeiristas distribuem remédios naturais nas periferias de BH

A partir da cultura popular raizeira, tinturas fortalecem imunidade e vias respiratórias - um complemento na prevenção.

Como se proteger do Coronavírus a partir da perspectiva de favelas e periferias?

Observatório de Favelas lança campanha educativa para proteção e cuidados em comunidades.

No Rio, favelas esperam a chegada do vírus sem água e com aglomerações

Circulação de moradores diminuiu pouco nas comunidades, onde muitos não têm como lavar as mãos.

GT DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA LANÇA GUIA SOBRE COVID-19 PARA PERIFERIAS E COMUNIDADES

O Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra, em parceria com a Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ) e apoio da SBMFC, lança guia com orientações para prevenção do coronavírus (Covid – 19) para a população das periferias e comunidades. 

Fantástico mostra como comunidades estão se preparando para o coronavírus

Treze milhões e seiscentas mil pessoas vivem em favelas no Brasil. Apesar da falta de água e de dinheiro para comprar álcool gel, comunidades tentam se preparar.

Favelas do Rio criam ações para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus

Reportagem do RJTV apresenta um pouco da situação. Moradores das favelas estão preocupados com o avanço da Covid-19. As próprias comunidades estão se organizando para enfrentar a pandemia e frear a contaminação do novo coronavírus.

"Cidade" com 100 mil pessoas, Paraisópolis tenta se organizar contra o Coronavírus

Mobilização ganhou força após notícias circularem dando conta de que cinco casos já tinham ocorrido dentro da comunidade. 

Favelas se organizam para conter coronavírus em comunidades de SP

Nas duas maiores favelas da cidade de São Paulo, os moradores estão se organizando para conter os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Segundo a prefeitura paulistana, existem 1,7 mil favelas na capital com 391,7 mil domicílios.

Vulneráveis, favelas do Rio de Janeiro se preocupam com a pandemia do coronavírus

Segundo a matéria, as condições sanitárias e alta densidade populacional são desafios de comunidades cariocas.

Coronavírus: favelas do Rio de Janeiro se preparam para o pior

Com casas sem saneamento básico e carentes de serviços de saúde de qualidade, os moradores das favelas do Rio de Janeiro se preparam para o pior, à medida que o novo coronavírus avança pelo país.

Favelas do Rio têm 61 casos suspeitos do novo coronavírus, segundo secretaria

Do total, 19 estão na Cidade de Deus, na Zona Oeste. Prefeitura instalou bicas em comunidades nesta segunda-feira (23).

Em quarentena, 72% dos moradores de favelas tem padrão de vida rebaixado

Pesquisa inédita do DataFavela aponta que dos quase 14 milhões de moradores de favelas, 32% terão dificuldades de comprar até mesmo comida.

Urbanistas contra o COVID-19 em Carta Aberta 

Sem ação do governo, Alemão cria gabinete de crise com funk contra corona

O Complexo do Alemão, uma das maiores favelas do Rio, ganhou esta semana um gabinete de crise contra o coronavírus. Organizado por moradores —que apontam a ausência de orientações do poder público voltadas à realidade da comunidade—, o grupo promoveu uma campanha nas redes sociais para levantar fundos para a compra de água, sabão e álcool em gel.

Suspeitas de corona são registradas como gripe na CDD, denunciam médicos

Profissionais que atuam na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Cidade de Deus, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, denunciaram ao UOL a subnotificação de ao menos 40 casos de pacientes com suspeita de terem contraído o novo coronavírus nos últimos dias.

Menina de 4 anos, que vive em favela no Rio, faz apelo para que moradores fiquem em casa

Vídeo de Sofia, que mora na Vila Kennedy, na Zona Oeste, foi publicado nas redes sociais. Nesta terça, representantes de 13 comunidades entregaram lista pedindo ajuda ao governo do RJ para enfrentar a pandemia.

Coronavírus: favela no Fonseca será a primeira brasileira a receber equipe de sanitização

A Vila Ipiranga, no Fonseca, será a primeira favela brasileira a ser sanitizada. A Prefeitura de Niterói começa o trabalho no dia 25 de março com 25 homens da equipe de higienização, com a expertise chinesa, na favela que abriga 12 mil pessoas.

A prefeitura da cidade também distribuirá  80 mil kits de limpeza (detergente, sabão em pó, sabonete líquido, álcool e água sanitária) para todos as 80 mil familias atendidas pelo programa Médico de Família. Ao todo são 220 mil pessoas, todas pobres e de classe média baixa.

Pesquisa mapeia mais de 300 mil casas no RJ onde mais de 3 pessoas dormem em 1 cômodo

ONG Casa Fluminense diz que cerca de 14% das casas de Japeri, na Baixada Fluminense são assim. No Rio, Jacarezinho é o local de maior concentração, onde é difícil manter isolamento social para evitar o coronavírus.

Urbanistas buscam medidas de combate ao coronavírus adequadas às favelas

Grupos defendem ações que levem em consideração ausência de saneamento e aglomerações.

Covid-19: 70% dos moradores de favelas tiveram redução da renda

Riscos do coronavírus são grande preocupação para 66% dessa população.

Favelas se organizam para conter coronavírus em comunidades de SP

Nas duas maiores favelas da cidade de São Paulo, os moradores estão se organizando para conter os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Segundo a prefeitura paulistana, existem 1,7 mil favelas na capital com 391,7 mil domicílios.

Quarentena põe em risco a renda de moradores de favelas brasileiras, diz pesquisa

72% dos entrevistados disseram não ter renda nenhuma caso percam a fonte de sustento. Levantamento foi feito pelo Data Favela com 1.142 entrevistas em 262 favelas de todos os estados do Brasil.

Coronavírus: tráfico e milícia ordenam toque de recolher em favelas do Rio

Coronavírus: sem ação dos governos, periferias se organizam como podem

Sem ações de saúde dos governos voltadas para as periferias, população mais vulnerável tem poucas alternativas frente ao avanço do coronavírus.

Coronavírus: 97% dos moradores de favela já mudaram rotina, diz pesquisa

Foram entrevistados mais de 1.200 moradores em 262 favelas de todo o Brasil.

Coronavírus: Líderes de favelas de São Paulo temem "carnificina"

A reportagem do UOL conversou com líderes comunitários de três favelas da zona Sul de São Paulo, as maiores da cidade. Eles preveem uma explosão de casos e tempos muito difíceis nos próximos meses.

Favelas do RJ se mobilizam para combater o coronavírus

Carros de som para todos os lados; cartazes, faixas e campanhas de doações: coletivos e projetos estão se unindo para levar informação e ajuda.

Sem ajuda de Doria, favelas de São Paulo fazem mutirões para enfrentar coronavírus

"Até agora ninguém falou a palavra favela. Para os governos, a gente não existe", diz Gilson Rodrigues, presidente da União de Moradores de Paraisópolis.

Central Única das Favelas lança campanha de combate ao coronavírus

Intenção da campanha é mostrar para os moradores das favelas e periferias que com gestos simples é possível minimizar o impacto da doença nessas regiões.

ONGs lançam fundo de saúde e vaquinha para ajudar favelas. Saiba como doar

No mundo, doações relacionadas ao coronavírus somam quase 2 bilhões de dólares. No Brasil, Cufa, IDIS e fundação de Elie Horn e Luciano Huck se movimentam

O Assunto #151: Coronavírus - o impacto para quem vive em favelas

Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com três líderes de comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, que contam o que mudou na rotina dos moradores com o avanço da Covid-19 no país.

Moradores da Cidade de Deus criam gabinete de crise contra coronavírus

Na primeira comunidade do Rio a confirmar caso da doença, grupo arrecada e distribui doações.

Central Única de Favelas do RS recebe doações para enfrentar coronavírus nas comunidades

Campanha #FavelacontraovírusRS visa arrecadar dinheiro e mantimentos para ajudar moradores a manter os cuidados contra o contágio. A ação também tem objetivo conectar trabalhadores que estão parados com quem precisa de serviço.

Paraisópolis tenta proteger mais vulneráveis contra coronavírus e miséria

Iniciativa de voluntários da favela paulistana, que tem 100 mil moradores, distribui doações a famílias sem recursos.

Coronavírus: milhares de cestas básicas são doadas a moradores de favelas; saiba como ajudar

Coronavírus: comércio na periferia atende ’meia-porta’ e por whatsapp

Temendo pela sobrevivência e sem apoio efetivo dos governos, pequeno comércio na periferia cria estratégias para driblar a quarentena por coronavírus.

Morte por coronavírus na periferia de São Paulo acende alerta para quarentena em áreas mais pobres

Estado, com 745 casos da doença, registra o primeiro óbito nas franjas da capital, onde isolamento não faz parte do cotidiano da maior parte das pessoas.

Coronavírus: moradores da periferia de Campinas enfrentam dificuldade para manter quarentena e higienização

Trabalhadores autônomos contam que a recomendação de ficar em casa compromete a renda da família. Em ocupações, a falta de produtos de limpeza impossibilita a higiene.

Comitês populares se organizam para enfrentar coronavírus na periferia de São Paulo

Moradores recolhem doações e organizam campanha de conscientizaçãopara conter ao máximo a propagação da Covid-19.

Solidariedade une moradores das periferias de SP contra proliferação do coronavírus

Comitês recolhem doações e organizam campanha de conscientização para evitar transmissão da covid-19 nas favelas.

Associações de moradores da periferia aceitam doações de alimentos e produtos de higiene; saiba como contribuir

Associação também informa comunidades sobre coronavírus e cobra políticas públicas do governo.

Coronavírus: comunidades recebem mais de 700kg de alimentos arrecadados em bares e restaurantes do Rio

Iniciativa reúne chefs e empresários do setor de comidas e bebidas, que contam com líderes comunitários para chegar até as famílias mais vulneráveis.

MP cobra prefeitura de SP plano para conter coronavírus em favelas

Administração municipal tem prazo de 10 dias para apresentar detalhes do plano de contingência para atendimento emergencial nas periferias.

Na base do “nós por nós”, vaquinhas e redes de apoio amenizam impacto da covid-19 nas periferias

Enquanto governo federal e governos estaduais e municipais travam batalhas em torno das medidas para evitar o impacto do coronavírus na vida da população – se isola todo mundo ou se reabre as empresas –, nas periferias e favelas a mobilização já acontece.

Na base do “nós por nós”, a boa e velha solidariedade, campanhas apoiam catadores de recicláveis, artesãs, camelôs, pessoas trans e autônomos das periferias; e mapeiam pontos para receber mantimentos e articulam apoio de empresas.

'Preocupação', 'risco', 'abandono', dizem líderes comunitários sobre ameaça do coronavírus

Líderes comunitários disseram que moradores começaram a sair às ruas após presidente da República criticar isolamento social. Há relatos de muita falta de informação e medo de contaminação.

Complexo da Maré se adapta à quarentena

O Complexo da Maré ouvindo os apelos para respeitar a quarentena revelam um novo cenário.

Onde reina a informalidade, a quarentena não existe

As dificuldades e soluções para os trabalhadores da Maré.

Paraisópolis tenta proteger os mais vulneráveis contra coronavírus e miséria

Iniciativa de voluntários da favela paulistana, que tem 100 mil moradores, distribui doações a famílias sem recursos

Prefeitura de Porto Alegre destrói casas na Vila Nazaré em meio ao surto de coronavírus

Enquanto o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), fala nos veículos de mídia sobre a importância de garantir os direitos básicos dos mais pobres durante a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, sua equipe leva a cabo a remoção de famílias na Vila Nazaré, na região norte da capital. O prefeito ressalta a importância da quarentena, seguindo, em teoria, as recomendações da Organização Mundial da Saúde, mas parece esquecer que, sem lugar para morar, é impossível ficar em casa.

Prevenção nas 763 favelas do Rio é desafio para o poder público

'O impacto nessa população pode ser muito mais grave, a tragédia pode ser muito grande', adverte professor do Instituto de Medicina Social da Uerj.

Sousa, da Redes da Maré: “Quem só via a favela pela violência, passou a enxergá-la a partir do coronavírus”

Eliana Sousa Silva, fundadora e diretora da ONG, explica que 140.000 pessoas vivem na Maré, muitas sem água encanada e esgoto, o que favorece a epidemia e requer medidas urgentes

Nas favelas, moradores passam fome e começam a sair às ruas

Informais são dispensados, perdem renda e têm mais gastos com crianças sem merenda escolar

Após falas de Bolsonaro, circulação aumenta e parte do comércio reabre em favelas do Rio

Movimentação cresce desde pronunciamento; trabalhadores tentam se proteger de contágio

Casos de coronavírus são confirmados em mais duas comunidades do Rio

Mais duas comunidades do Rio tiveram casos de coronavírus confirmados: Vidigal, na Zona Sul do Rio, e Parada de Lucas, na Zona Norte, um caso registrado cada uma. Ao todo, quatro favelas cariocas já tiveram pacientes de covid-19 comprovados.

NA BAIXADA FLUMINENSE, GRUPOS COBRAM AÇÕES CONTRA COVID-19

Articulação #CoronanaBaixada reúne mais de 100 entidades e coletivos. Segundo lideranças locais, região é invisibilizada no combate à pandemia.

Na periferia 96% acreditam na eficácia da quarentena contra coronavírus, diz pesquisa

Clube de Mães da Cooperativa Jardim Continental faz levantamento de famílias em situação de venerabilidade.

Você pode apoiar a comunidade Jardim Continental via deposito, pela vakinha online ou diretamente na comunidade. Mais informações na matéria.

Propostas dos movimentos populares para enfrentar a crise do coronavírus

Para encarar os efeitos do Covid-19, Raimundo Bonfim aponta a necessidade da adoção imediata de inúmeras medidas.

Coronavírus: Paraisópolis confirma cinco casos da COVID-19

Dois moradores estão internados no Campo Limpo. Associação de mulheres se organiza para alimentar moradores que já estão sem renda e manter projetos sociais.

O CORONAVÍRUS NAS PERIFERIAS DAS GRANDES CIDADES

Roberta Rodrigues, Jonathan Azevedo e coletivos como Agência Solano Trindade e Papo Reto estão no enfrentamento da Covid-19 nas comunidades.

Brasil. População das favelas une-se para combater a Covid-19

Portal português noticia situação das favelas no Brasil com a pandemia de COVID19.

É preciso salvar o povo das favelas e da periferia do Covid-19 e do covarde-17

Os mais pobres, especialmente os moradores em favelas, serão os mais afetados pelo Covid – 19, que atinge pessoas de todas as classes sociais, mas especialmente quem mora em lugares sem infraestrutura básica.

Projeto cria política contra coronavírus voltada para favelas brasileiras

Texto obriga o poder público a garantir o fornecimento de água, cestas básicas, material de higiene e desinfecção.

E quando o coronavírus chegar às periferias?

Comunidades se unem em preocupações e solidariedade. Especialista enfatiza que é fundamental não subestimar a doença e desinfetar tudo o que for possível.

Sem assistência, morador das favelas e periferias é quem mais vai sofrer com pandemia

A pobreza extrema vigia a chegada da covid-19 sem direito a isolamento social. É urgente fazer o dinheiro prometido pelo governo chegar no bolso de quem precisa matar a fome hoje.

Moradores de favelas desesperados e com fome começam a circular nas ruas em MT

Moradores de favelas começam a ficar desesperados devido ao descaso próprio do Estado e já estão passando fome. Com isso, o primeiro movimento instintivo deles é ir às ruas. Neste cenário, muitos especialistas apostam que haverá uma verdadeira explosão de casos de contaminação do COVID-19 nas centenas de favelas e periferias brasileiras.

Coronavírus: campanha pede a hotéis de BH que abriguem idosos de favelas

Belo Horizonte tem quase 68 mil habitantes acima dos 60 anos morando em aglomerados, vilas e comunidades.

Somos as pessoas que mais sofrerão com a pandemia

Mônica Cunha fala sobre as consequência da pandemia à parcela da sociedade que já sofre com a violação de direitos.

Coronavírus já está confirmado em pelo menos 04 favelas do Rio

Ao todo, são 431 casos registrados no município, a maior parte deles na Barra da Tijuca

Adaptado, Sambódromo já está pronto para receber os primeiros moradores de rua

RIO - Os primeiros quartos adaptados do Sambódromo já estão prontos para receber 60 moradores em situação de rua, que chegarão a partir desta segunda-feira. A prefeitura está transformando salas de aula das três escolas municipais que funcionam sob as arquibancadas da Sapucaí em unidades para acolher até 400 pessoas em situação de rua durante o período de isolamento social da crise do Coronavírus. A adptação total ficará pronta em uma semana, estima a Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Outros 205 leitos serão criados na cidade, sendo 100 num espaço privado cedido no Santo Cristo, 55 novas vagas femininas no Hotel Popular da Central do Brasil e 50 no Hotel Popular para idosos, do Centro.

Coronavírus nas favelas: “É difícil falar sobre perigo quando há naturalização do risco de vida”

A pandemia  invade fronteiras sem distinguir idioma, território, poderio político ou econômico. O coronavírus escancara as contradições deste país continental: quem não tem água encanada para lavar as mãos corre mais riscos, e o período de isolamento é desesperador para aqueles que precisam do ir e vir das pessoas e da movimentação das cidades para garantir a própria sobrevivência.

Pandemia democratizou poder de matar, diz autor da teoria da 'necropolítica'

Filósofo camaronês Achille Mbembe estuda como governos decidem quem viverá e quem morrerá

Como a favela está encarando a quarentena? Nathaly Dias, do canal "Blogueira Baixa Renda" mostra a situação.

Como as comunidades carentes estão encarando o isolamento social? Nathaly Dias, do canal "Blogueira Baixa Renda" mostrou com exclusividade para o UOL como está o dia a dia no morro do Banco, RJ.

Desemprego e desinformação: moradores do Capão Redondo, em SP, falam sobre clima do bairro na quarentena

Bairro da periferia de São Paulo pode ter problemas para enfrentar o coronavírus, segundo relatos enviados ao G1.

Mulheres da favela e o Coronavírus

Gizele Martins é militante e jornalista no complexo de favelas da Maré e dá entrevista falando sobre o tema. 

MST oferece Centro Paulo Freire como hospital de campanha para pacientes com covid-19

Além disso, direção estadual do movimento tem orientado campanhas solidárias no Recife, Caruaru e Petrolina

As favelas não querem parabéns, ministro Mandetta

Ministro Mandetta elogiou as ações executadas por moradores de favelas, mas não pode transferir as responsabilidades do governo para nós.

NA BAIXADA FLUMINENSE, GRUPOS COBRAM AÇÕES CONTRA COVID-19

Articulação #CoronanaBaixada reúne mais de 100 entidades e coletivos. Segundo lideranças locais, região é invisibilizada no combate à pandemia

Coronavírus: Sem plano do governo para favelas, moradores e organizações se juntam para controlar contágio

As agitadas ruas da favela da Maré, no Rio, têm ficado mais silenciosas a cada dia, à medida que mais e mais pessoas ficam em casa, seguindo orientações de autoridades de saúde para evitar o contágio por coronavírus. Desde a terceira semana de março, o silêncio vem sendo preenchido duas vezes por semana por uma voz que sai de um carro de som e alerta, em rima e com uma batida de funk ao fundo, para os riscos da covid-19, doença provocada pelo coronavírus.

Clube de Mães da Cooperativa Jardim Continental faz levantamento de famílias em situação de vulnerabilidade.

O levantamento com cerca de 200 famílias servira para a destinação de cestas básicas, em uma campanha de solidariedade entre as comunidades do Morro Santana, e com o apoio de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Coronavírus: Sem plano do governo para favelas, moradores e organizações se juntam para controlar contágio.

Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas, segundo os institutos Data Favela e Locomotiva, e algumas delas são mais populosas do que municípios inteiros.

A Renda Cidadã e a reinvenção do dinheiro

Pandemia obriga Estados, em todo o mundo, a romper tabu, criar dinheiro e distribuí-lo entre as populações. Que isso revela sobre a natureza da moeda. Como as sociedades podem usar a brecha para superar as lógicas de ferro do capital.

O coronavírus evidencia as desigualdades estruturais de nossa sociedade

O paradoxo da pandemia na República: um pandemônio nos conflitos entre a saúde pública, estratégias eleitorais e a governança “do povo para o povo”?

'Favelas Contra o Coronavírus' informa e mobiliza moradores

Com apoio de especialistas da Fiocruz, a página Favelas Contra o Coronavírus (FCC) surgiu a partir de uma ideia de coletivos de comunicadores populares e coletivos de favelas, que visam transmitir informações sobre o vírus de uma maneira clara para o morador da favela, além de investir em conteúdo visual como estratégia.

Favelas contra o coronavírus: mobilização e pedidos de ajuda

A página "Favelas Contra o Coronavírus" (FCC) surgiu a partir de uma ideia de coletivos de comunicadores populares e coletivos de favelas. A jornalista Jacqueline Fernandes, criadora do site Hordas, é da equipe que administra a página e conta que uma das missões da FCC é transmitir informações sobre o vírus de uma maneira clara para o morador da favela, além de investir em conteúdo visual como estratégia.

Favelas do Rio criam ações para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus

Moradores das favelas estão preocupados com o avanço da Covid-19. As próprias comunidades estão se organizando para enfrentar a pandemia e frear a contaminação do novo coronavírus.

Silent Encroachments

Counting and grappling with Covid-19 in unequal Brazil

COLETIVOS DO RIO CRIAM PÁGINA PARA ORIENTAR MORADORES DE FAVELAS SOBRE CORONAVÍRUS

Iniciativa nas redes sociais visa adaptar informações oficiais à realidade das comunidades e combater notícias falsas com linguagem acessível

Coronavírus: tráfico ordena cancelamento de bailes funk em favelas

Traficantes de várias favelas do Rio ordenaram que bailes funks fossem cancelados por conta da epidemia de coronavírus. As determinações começaram na sexta-feira passada e se estendem até o próximo final de semana. As ordens foram dadas por criminosos de favelas dominadas por duas facções diferentes em toda a Região Metropolitana do estado.

"Quarentena", de MV Bill, é mais um alerta pra favela

Entrevista com o rapper MV Bill sobre o single "Quarentena" e a nova rotina na Cidade de Deus durante a pandemia.

Gilson Rodrigues tenta impedir que o coronavírus devaste Paraisópolis

Perfil do lider comunitário Gilson Rodrigues e a batalha dele e de outros moradores de Paraisópolis para deter o coronavírus na comunidade.

Na ausência do Estado, ativistas informam a periferia sobre o coronavírus

O que fazem os comunicadores populares na linha de frente de combate à pandemia em periferias e favelas de cinco capitais do país.

Favela teme fome durante pandemia, aponta pesquisa

Data Favela aponta que 84% dos moradores acreditam que terão sua renda reduzida por conta da quarentena. <main id="main" role="main"><article id="post-43250">

 

Junto e misturado: Isolamento e quarentena são possíveis nas favelas?

Grande quantidade de pessoas em casas de poucos cômodos aumenta riscos dos moradores de comunidades na maior epidemia mundial dos últimos 100 anos.

Por que o coronavírus pode afetar as favelas e como se prevenir

As favelas apresentam alta densidade populacional, casas muito próximas e limitações estruturais para garantir o isolamento adequado em caso de contaminação pelo vírus.

Fé e vírus não se misturam

Como as igrejas e representações religiosas da Maré se comportam na pandemia.

Raull Santiago: ‘Na pandemia, descaso do governo impacta mais a favela’

Ativista do Complexo do Alemão, no Rio, conta como as favelas têm se organizado para combater a pandemia do coronavírus sem receber auxílio do poder público.

 

#CoronaNasPeriferias: coalizão periférica organizada para informar sobre pandemia

Jornalistas de favelas e periferias em diversos estados do Brasil lançaram, na última semana, uma carta aberta que concentra esforços para informar seus territórios sobre ações relacionadas à prevenção da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A autonomia e a resistência das favelas do RJ pra driblar o coronavírus

Desamparadas pelo poder público, as comunidades enfrentam o abuso de poder de milicianos e facções, além da falta de água e do desemprego.

Órgão do MP quer mais esclarecimentos de Mandetta sobre medidas em periferias

Órgão do Ministério Público Federal  pediu mais informações ao chefe da pasta a respeito de medidas contra a pandemia em periferias e favelas. </article> </main>

Reflexões sobre o enfrentamento da Covid-19

O que está sendo feito na Bahia para conter o avanço do Coronavirus bem como em Santa Cruz - Salvador.

Em plena pandemia, vida nas favelas muda e covid-19 preocupa população

A pandemia do coronavírus, covid-19, não afeta todo mundo igual já que nem todo mundo pode trampar tranquilamente de casa e nem parar de trabalhar. Pensando nisso, a pedido da CUFA o Instituto Locomotiva e o Instituto Data Favela fizeram um estudo sobre como a pandemia está afetando a vida nas periferias do Brasil. Pega a visão.

Mesmo em quarentena, operação policial acontece na Maré

Durante segunda semana de isolamento social (desde 16/3), Marcílio Dias, uma das 16 favelas que compõe a Maré, é alvo de operação policial dentro de prédio residencial e deixando 1 morto e 4 feridos.

Desmonte de Clínicas da Família deixa favelas vulneráveis à covid-19 no Rio

Declarações de Bolsonaro dificultam prevenção contra coronavírus nas favelas

‘Ouço muitas vezes pessoas idosas falando que tudo isso é uma besteira, que o vírus não vai pegar aqui’, relata moradora do Alemão.

Renda cai para 7 em cada 10 famílias nas favelas

Levantamento realizado pela empresa de pesquisas Data Favela indica risco de convulsão social em virtude da pandemia.

Paraisópolis, em São Paulo, segue a vida ciente dos riscos e perigos

Moradores de Paraisópolis refletem sobre os perigos do não cumprimento da orientação de isolamento social.

Secretaria investiga se morte de idosa foi causada pelo coronavírus na Rocinha

Maria Luiza Santana do Nascimento, 70 anos, morreu na madrugada desta terça (31) na UPA da comunidade. Se confirmada, a morte será a 1ª em uma favela do Rio.

Contra a fome, movimento comunitário fortalece ações na Grande Cruzeiro

Em meio à quarentena, União de Vilas leva alimentos e materiais de higiene a famílias carentes de Porto Alegre

Desmonte das clínicas da família deixa favelas vulneráveis ao coronavírus

Em meio à crise da covid-19, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu na quinta-feira (19) que as equipes de saúde da família monitorem o que está acontecendo, peguem o telefone das pessoas, liguem para casa. Mandetta elogiou o trabalho dos agentes e reconheceu sua importância, especialmente nas periferias e favelas: "Agentes comunitários, vocês sabem o que eu estou falando, vocês são a grande força de organização. Façam as listas, vocês sabem onde estão os idosos (...) vocês têm os telefones dessas pessoas, vocês conhecem elas por nome. Isso pode ser fundamental nas comunidades mais carentes, por exemplo, do Rio de Janeiro". Mas a realidade é que essas equipes estão sobrecarregadas na luta contra outra crise, uma doença chamada por alguns de "desmonte do SUS".

A maior tragédia do coronavírus pode ser nas favelas brasileiras

Desde que chegou à presidência, Jair Bolsonaro favoreceu as grandes empresas em detrimento dos trabalhadores e as elites sobre os pobres. Diante do coronavírus, o presidente precisa mudar de postura e proteger os moradores das favelas.

Lomba do Pinheiro fortalecida pela solidariedade

Com mais de 60 mil habitantes, o bairro é quase uma cidade. No entanto, é uma quase cidade com a renda média de R$ 515,67, bem abaixo do salário-mínimo. É uma quase cidade vulnerável, sendo a quarta região mais pobre da cidade e a segunda região mais violenta. Apesar da pobreza e da violência assombrando a vida dos moradores, o bairro tem um histórico de intensa mobilização comunitária. Na Lomba, há associações de moradores, projetos culturais diversos, entidades do terceiro setor, servidores públicos engajados e, principalmente, moradores unidos em suas ruas e comunidades para lutar por vida digna para todos.

Entidades propõem levar idosos de aglomerados a quartos de hotéis ociosos em BH

Idealizadores defendem que falta estrutura nos aglomerados para a adoção do isolamento social e que medida evitaria exposição de idosos ao coronavírus

As 23 propostas das periferias para combater a pandemia de coronavírus

Apandemia de coronavírus afeta a todos, mas de formas diferentes. Numa sociedade como a brasileira, marcada por desigualdades sociais e estruturada pelo racismo, o machismo e a lgbtfobia, os contrastes são potencializados. Por isso, a resposta à crise sanitária também precisa considerar diferentes realidades.

O CORONAVÍRUS NAS PERIFERIAS DAS GRANDES CIDADES

Nós estamos vivendo o isolamento social, mas nos vemos o tempo todo. De nossas casas, usamos a rede social, nos falamos, participamos de correntes, ouvimos música, nos divertimos como conseguimos sem podermos nos encontrar. Somos privilegiados, sim. Em outros lugares, invisíveis, estão grupos de pessoas, aglomeradas em favelas, em casas muitas vezes com um único cômodo, já sofrendo com a falta de alimentos e, em muitos casos, até de elementos básicos para a questão sanitária, como água limpa.

Soluções que Vêm das Favelas: Como Moradores Estão Agindo e Cobrando Diante da Pandemia

O Estado não pode ser eximido de sua responsabilidade em prover serviços de saúde, de abastecimento de água, de recolhimento de esgoto e de proteção social nunca, ainda mais neste momento crítico de pandemia. Enquanto isso, como sempre, reagindo a essa lacuna estão os moradores de favela. Não é a primeira vez que organizações comunitárias se mobilizam para cobrar uma atuação adequada e efetiva do Estado, ou ofertar soluções aos seus territórios—não só protagonizando soluções, mas denunciando prioridades equivocadas ou ações necropolíticas do poder público, por meio das quais o Estado decide, todos os dias, de fato quem vive e quem morre na nossa sociedade.

Mães da Favela:novo projeto da Cufa dará bolsa para mulheres de comunidades brasileiras

Coronavírus no Dia a Dia das Favelas, Parte 1: Um Olhar de Dentro da Vila Autódromo

Esse primeiro relato advindo da Vila Autódromo inaugura uma série sobre o impacto da pandemia do coronavírus no dia a dia das favelas, em parceria com o Centro Behner Stiefel de Estudos Brasileiros da Universidade Estadual de San Diego. 

O Cristiano explicou por que é tão difícil o isolamento contra o coronavírus para quem mora na favela

Cristiano Gonçalves Cardoso, 34, é morador da favela de Vila Prudente, na zona leste de São Paulo, e trabalha em uma cooperativa de material reciclável, a Recifavela, na mesma comunidade. E contou que a pandemia de coronavírus mudou a forma de vida que ele e outros moradores e trabalhadores levavam.

Coronavírus chega às favelas brasileiras com impacto mais incerto que nas grandes cidades

Wuhan ou Madri pouco servem de modelo para as 30 milhões pessoas que não têm saneamento e, por isso, não conseguem seguir a recomendação mais básica para se evitar o contágio.

Líderes em favelas reclamam: fala de Bolsonaro desmobilizou população

Rio tem casos de coronavírus em 100 bairros, com Barra e Leblon no topo e chegada à Rocinha

No domingo, capital fluminense atingiu a marca de mil casos confirmados. Secretário estima que o número pode ser até dez vezes maior.

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS JÁ CAUSA DESEMPREGO E FOME NA ROCINHA

Moradores da comunidade foram dispensados dos serviços e não conseguem mais fazer 'bicos'; em cômodos pequenos, família temem infecção pela doença.

Iniciativa direciona doações para famílias do Morro da Cruz, em Porto Alegre

A campanha organizada pelo Coletivo Autônomo Morro da Cruz e pela startup Moeda do Bem visa ajudar comunidades a passar pela crise causada com a pandemia de coronavírus.

Marca de água vai doar 30 mil galões para moradores do Complexo do Alemão

Ação conta com a parceria da Central Única das Favelas (Cufa), que contribuirá com o armazenamento e entrega da doações para a população.

Moradores de favela no Rio higienizam ruas por conta própria contra o coronavírus

No Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul, testes começaram no sábado e o equipamento passou a ser usado no domingo. Bairro tem 36 casos da doença.

Morador da Rocinha improvisa elevador para 'descer' quentinhas da mãe pela janela durante a pandemia

Segundo o produtor cultural Michel Moreira, a mãe é idosa e essa foi a solução encontrada para continuar recebendo comida sem colocá-la em risco.

Ativistas disponibilizam mapa com os principais polos de trabalho voluntário para o combate ao Corona e o apoio às vítimas

Entre vírus e fome: pobres vão às ruas por doações e esperam apoio federal

Vila Kennedy terá testes para Covid-19

A Vila Kennedy, na Zona Oeste, será a primeira favela do Rio a receber testes para a Covid-19. A distribuição dos kits é fruto de uma parceria entre a Ribon, startup com foco social, e a recém-criada ONG Favela Sem Corona.

Projeto social realizará doação gratuita de testes de coronavírus para favelas cariocas

O projeto é uma iniciativa do estudante Pedro Berto, nascido e criado em uma comunidade carioca que se mobilizou para arrecadar doações para a compra dos testes.

Coronavírus avança rápido em Paraisópolis, com 70 casos entre suspeitos e confirmados

O novo coronavírus está se espalhando com rapidez pela Favela de Paraisópolis. Nesse momento mais de 60 ja pessoas já apresentaram quadro clínico com sintomas típicos da Covid-19 e foram encaminhadas para hospitais da região.

O combate ao coronavírus nas favelas

Em função das condições sociais e geográficas, a pandemia do coronavírus adquire no Brasil um grau alarmante de perversidade. Se entre o vírus e o hospedeiro se estabelece uma relação de ordem natural, quando se trata de sua difusão epidêmica ou pandêmica são as relações e as condições socioespaciais que passam a ordenar o processo.

Maria Cristina Fernandes: A covid-19 nas favelas

Campanha bolsonarista contra quarentena ecoa em comunidades pobres até que a covid-19 atinja as avós, pilar de coesão social de famílias que têm, em suas filhas, o principal arrimo.

Coronavírus: favelas e periferias preocupam autoridades e pesquisadores

Especialistas dizem que população carente não só terá um papel importante no desenvolvimento da pandemia, mas também irá encarar consequências mais dramáticas.

Com perda de renda após pandemia, Heliópolis cobra medidas para favelas

Auxílio do governo federal de R$ 600 ainda não tem data para começar.

Favelas em tempo de coronavírus: a peste da desigualdade

Longe de querer fazer coro ao bolsonarismo que quer pôr fim ao isolamento para defender o retorno económico dos investidores da sua campanha, o precariado brasileiro enfrenta o impasse entre a saúde e a sobrevivência.

Calor, esgoto e medo: ficar em casa é desafio em favela marcada por miséria

Reportagem do UOL acompanhou a rotina de moradores da favela Sururu de Capote, na periferia de Maceió.

Rocinha e Paraisópolis se mobilizam em ações contra o coronavírus

Lideranças das maiores comunidades do Brasil organizaram, com o apoio do G10 das Favelas, ações de conscientização sobre a Covid-19 e se mobilizam para garantir atendimento médico aos moradores

Favela da Rocinha tem duas mortes causadas pelo coronavírus

Uma das comunidades mais adensadas do Rio de Janeiro, a Rocinha, na Zona Sul do Rio, registra duas mortes provocadas pelo Covid-19. A informação foi confirmada pelo prefeito Marcelo Crivella. Mais cedo, o painel de monitoramento do coronavírus do governo estadual registrava cinco mortes naquela região, no entanto, a Secretaria de Estado de Saúde assumiu que as informações estavam incorretas e pediu desculpas.

Chegada do coronavírus nas favelas preocupa e deve acentuar desigualdade social

"Falta de água, não ter dinheiro para comprar nem sabonete e impossibilidade de fazer isolamento são condições perfeitas para espalhar mais rapidamente o vírus", diz epidemiologista.

UOL Notícias | Os esquecidos

Favela do RJ com maior foco de tuberculose do país tem poucas defesas contra coronavírus

Folha | Nas palafitas do Recife, com calor e sem água, se isolar contra coronavírus é inviável

Dado oficiais apontam que mais de 4.700 famílias moram em domicílios precários na capital pernambucana

Correio Brasiliense | Coronavírus: favelas e periferias preocupam autoridades e pesquisadores

Especialistas dizem que população carente não só terá um papel importante no desenvolvimento da pandemia, mas também irá encarar consequências mais dramáticas

Fala Roça | Sobe para 24 o número de casos confirmados do coronavírus na Rocinha

Subiu para vinte e quatro (24) o número de casos confirmados do novo coronavírus na Rocinha. A informação consta no boletim divulgado pela Prefeitura do Rio na noite desta sexta-feira (10). Até o momento, são 2 óbitos registrados pelo Painel Covid-19, alimentado pela Secretaria Municipal de Saúde.

G1 | Moradores de favela em BH fabricam máscaras de proteção contra o novo coronavírus para vários estados do Brasil

As máscaras que antes eram recomendadas apenas para quem estivesse com sintomas da Covid-19, agora devem ser usadas para a proteção de todos.

O tempo | Combate ao coronavírus: conheça iniciativas na maior favela de Minas Gerais

Segunda maior do país e da América Latina, o aglomerado da Serra tem se abastecido da solidariedade de pessoas físicas e movimentos

Folha | Quarentena em São Paulo reduz dieta de crianças na periferia a arroz

Famílias pobres fazem refeições repetidas, em que faltam proteínas e frutas

UOL | Dados de celulares mostram impacto de discurso de Bolsonaro em isolamento

As idas e vindas na retórica adotada pelo presidente Jair Bolsonaro em relação ao isolamento social para conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus podem estar influenciando o nível de adesão de parte da população a essa medida. É o que sugere a análise de dados de geolocalização de cerca de 60 milhões de celulares em todo o Brasil compilados pela startup In Loco.

DW | Em Paraisópolis, moradores ignoram pandemia

Na favela com maior densidade populacional do país, serviços públicos deficientes e aglomeração são mitigados por iniciativas improvisadas de associações de moradores, enquanto comunidade ignora alertas e isolamento.

Isabelle Reis | CORONAVÍRUS: QUILOMBOS NO PARÁ MONTAM BARREIRAS PARA IMPEDIR ENTRADA NAS COMUNIDADES

Líderes das comunidades têm receio de não conseguirem atendimento médico adequado para a população

Maré de Notícias Online | Segunda operação policial acontece na Maré na quarentena

Em menos de 10 dias, segunda operação policial na Maré tem invasões de domicílios sem mandados judiciais

DJM Racial | COVID-19 E FAVELAS: PAREM DE NOS CRIMINALIZAR!

por que boa parte dos moradores/as das favelas continuam indo para as ruas e não respeitando o isolamento social? A Branquitude, no seu lugar histórico de privilégio logo levanta respostas racistas e imediatistas para isso.

Ponte | Durante pandemia, polícia do Rio diminui operações e mortes em favelas caem 60%

Estudo da Rede de Observatórios no RJ mostra ligação entre operações e letalidade policial: “coronavírus obrigou o governo a interromper operações no atacado”

G1 | Coronavírus: associação oferece internet de graça para moradores de favela de BH fazerem cadastro do auxílio emergencial

Só nesta quarta-feira (8) 37 pessoas estiveram no local. Quatro voluntários ajudam àqueles que não tem internet e não conseguem se cadastrar.

G1 | Moradores da Rocinha relatam aumento de circulação de pessoas mesmo com mortes por Covid-19

Estabelecimentos comerciais reabriram na última semana, segundo assistente social Leandro Castro. Governador decretou fechamento de comércio até o fim de abril. 'É diferente como se lida com morte', afirmou Denis Neves sobre moradores não estarem assustados.

Fala Roça | Sobe para 24 o número de casos confirmados do coronavírus na Rocinha

Subiu para vinte e quatro (24) o número de casos confirmados do novo coronavírus na Rocinha. A informação consta no boletim divulgado pela Prefeitura do Rio na noite desta sexta-feira (10). Até o momento, são 2 óbitos registrados pelo Painel Covid-19, alimentado pela Secretaria Municipal de Saúde.

IJNet | Jornalistas de favelas informam e fazem ações de prevenção contra o novo coronavírus

Assim que  surgiu o alerta da pandemia do novo coronavírus no Brasil, jornalistas comunitários já começaram a pensar em como agir.

Portal Favelas | DE QUARTO DE DESPEJO A SOLUÇÕES SANITÁRIAS

É comum encontrarmos em textos que se dedicam à favela definições como: “local de proliferação de doenças”, “avessa a toda e qualquer regra de higiene”, “infestação avassaladora”, “cancros sociais”. Essas visões higienistas acompanham esse território desde seu surgimento.

Contrapoder | Coronavírus e milícia: a morte favorece a quem?

G1 | Ação voluntária para higienizar favela no Rio é interrompida por falta de água, dizem moradores

Mutirão desinfeta as ruas do Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul. Sem água, tiveram que interromper a ação marcada para esta quinta-feira (9).

O governo que odeia as mulheres: a inércia de Damares Alves na crise da Covid-19

Nos primeiros 4 meses de execução orçamentária, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com orçamento de R$400 milhões de reais, executou somente 0,13% dos recursos autorizados para 2020.

ANF | Dinheiro no celular para salvar vidas

É preciso zerar a circulação do papel moeda nas favelas brasileiras. O dinheiro em circulação pode contaminar milhões de pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que “o dinheiro troca de mão frequentemente e pode acumular todos os tipos de vírus e bactérias” e aconselhou “que as pessoas lavem suas mãos após o manuseio das notas e evitem levar as mãos ao rosto e, quando possível, usar meios de pagamento sem contato”.

UOL | Coronavírus: 3 respiradores para 5 milhões de pessoas: o drama da pandemia na África

Especialistas temem milhares de mortes no continente devido a baixo número de testes, infraestrutura precária e escassez de recursos, entre outros fatores

O Dia | Coronavírus: comida com os dias contados nas favelas do Rio

Mais da metade dos moradores de favelas não têm recursos para se sustentar além de uma semana

El País | “Meu tio deu o último suspiro ofegante na esquina do hospital”: o périplo de uma vítima do coronavírus na Rocinha

Antônio Edson Mariano, de 67 anos, está entre os cinco mortos pela Covid-19 na favela carioca, de acordo com os dados oficiais. “Ele não teve enterro, ninguém pôde se despedir”, lamenta sobrinha

Catarinas | Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

A Covid-19 é democrática? Debates sobre a transmissão do vírus têm levantado essa discussão, que todas as pessoas independentes de raça, classe, gênero estão expostas ao coronavírus da mesma forma. Mas como é possível que em países e sociedades com desigualdades profundas as populações sejam atingidas de maneira igualitária? Ao desembarcar Brasil o novo coronavírus mostrou que não era bem assim, a “patroa” em quarentena transmitiu o vírus para a funcionária que não tinha sido informada de risco de contágio, a trabalhadora doméstica de 63 anos que morreu, sendo o primeiro registro de morte no País. O vírus ao atravessar a barreira racial mata.

O Dia | Prevenção nas favelas: podcasts são criados para conscientizar sobre os perigos do coronavírus

Redes da Maré, Fiocruz e organizações comunitárias de Manguinhos se juntam para criar um movimento contra a COVID-19; iniciativa tem tudo para inspirar todas as comunidades do Rio de Janeiro

USP | Doenças crônicas farão brasileiros de baixa renda os mais afetados pela covid-19

Projeção é de relatório produzido pela economista Laura Carvalho; na outra via, professora Marta Arretche alerta que pandemia fará pobreza aumentar já no curto prazo

Periferia em Movimento | Na base do “nós por nós”, vaquinhas e redes de apoio amenizam impacto da covid-19 nas periferias

Enquanto governo federal e governos estaduais e municipais travam batalhas em torno das medidas para evitar o impacto do coronavírus na vida da população e o pagamento da renda básica emergencial não acontece, nas periferias, favelas e aldeias a mobilização já acontece.

Periferia em Movimento | Sem sinal: A batalha pra solicitar o auxílio de R$ 600 onde o celular não pega 

Como outros 20 milhões de brasileiros, Cássia Aparecida Monteiro também tentou se cadastrar no sistema do governo federal para solicitar o auxílio emergencial de R$ 600 no período de distanciamento social. “Vai me ajudar a comprar mantimentos pra casa, pagar a conta de água que tá atrasada”, diz ela, que mora com o filho João Gabriel no Colônia Paulista, bairro localizado no distrito de Parelheiros (Extremo Sul de São Paulo).

Exame | 60% dos moradores das favelas não têm renda para mais uma semana

Com avanço da covid-19 no país, pesquisa do Data Favela revela que falta de alimentos e de produtos de higiene também tem sido permanente

The intercept Brasil | Coronavírus: ‘tive 24h para dar um destino ao corpo da minha mãe’

A saga da família começou quando dona Maria Luiza foi a primeira vez à UPA na quarta-feira, 26, com tosse, coriza, febre e uma diarreia leve. Foi diagnosticada com gripe e liberada para casa. Três dias depois, com dificuldade para respirar, voltou ao posto. Durante a nebulização, passou mal, precisou ser entubada às pressas e foi internada na sala vermelha da unidade, local para onde são direcionados os pacientes em estado grave. Só então o caso passou a ser tratado como suspeita de covid-19.

G1 | Rocinha tem 2 mortes por Covid-19 confirmadas; Estado chegou a divulgar 5 óbitos, mas corrigiu

Erro foi em painel da Secretaria Estadual e foi alterado à tarde. Outras três comunidades têm mortes confirmadas: Vigário Geral (2), Manguinhos e Maré.

Folha | Com comida no fim, moradores de favela contestam Bolsonaro

Pesquisa mostra que 71% não concordam com relaxar o isolamento; sem poder público, doações são imprescindíveis

Extra | Primeira comunidade do Rio a ter mortes por coronavírus confirmadas, Rocinha mantém grande parte do comércio aberta

A Prefeitura do Rio confirmou nesta quarta-feira as seis primeiras mortes por Covid-19 de moradores de favelas cariocas: duas vítimas eram da Rocinha, outras duas de Vigário Geral, uma de Manguinhos e uma do Complexo da Maré. Três semanas após registrar o primeiro óbito causado pelo novo coronavírus, no dia 19 de março, o Estado do Rio chegou a 106 mortes e 1.938 casos confirmados, de acordo com o último boletim da Secretaria estadual de Saúde.

Uol | Saúde dialoga sim com o tráfico, com a milícia, diz Mandetta

O governo federal prepara uma estratégia de combate ao novo coronavírus nas favelas brasileiras que buscará amparo de lideranças ligadas ao crime organizado. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a pasta está disposta a dialogar com chefes do tráfico e de milícias para conseguir apoio às medidas de isolamento.

O Globo | Fiocruz vai financiar ações emergenciais contra a Covid-19

A Fiocruz lança hoje uma chamada pública para financiar ações emergenciais contra a Covid-19 em favelas e territórios vulneráveis de todo Brasil. A fundação vai destinar R$ 600 mil recebidos de doações de empresas e indivíduos para iniciativas de grupos e organizações sem fins lucrativos que já atuam nas comunidades.

O Povo | Pesquisa busca reunir dados sobre avanço da Covid-19 nas periferias do País

O POVO ouviu especialista que recomendou medidas para minimizar os impactos da pandemia nos locais mais vulneráveis da Cidade.

Claudia | As periferias e as mobilizações na pandemia

No "Diário De Uma Quarentener", a escritora Juliana Borges comenta sobre os movimentos de moradores de comunidades do Brasil para combater à Covid-19.

Reconta aí | Favelas e comunidades serão as vítimas do Covid-19

Apesar de trazido ao Brasil pelas classes mais altas, o Covid-19 pode fazer mais vítimas nas favelas e comunidades.

Maré de Notícias Online | Se Liga no Corona

Fiocruz, Redes da Maré e organizações de Manguinhos criam campanha multimídia de prevenção ao Covid-19 nas favelas.

Terra | Os desafios da periferia: ou morrer de fome ou de covid-19

Corte de água, fake news, falta de álcool em gel, alimentos e de consciência de classe colocam moradores das quebradas em risco.

NEOFEED | “Tenho arrepios só de pensar no que a Covid-19 poderá fazer com as favelas do Brasil”

A americana Laurie Garrett já investigou mais de 30 epidemias ao longo de sua carreira e ganhou o prêmio Pulitzer por sua cobertura do surto de Ebola no Zaire. Em entrevista ao NeoFeed, ela alerta que a América Latina age lentamente diante do coronavírus.

O Povo | Campanha quer tirar papel moeda de circulação em periferias para evitar coronavírus

Organizadores justificam campanha voltada para as favelas porque "o dinheiro em espécie ainda é a forma de pagamento mais usada" nelas.

TAB Uol | Covid-19 ameaça idosos e doentes crônicos nas favelas e periferias do Rio

Estado de Minas | Favela contra o vírus: solidariedade reduz efeitos da COVID-19 nas comunidades de BH

Conheça os projetos sociais criados em Belo Horizonte e saiba como ajudar famílias vulneráveis no combate ao novo coronavírus.

O Dia | Zona Norte é o novo epicentro de covid-19 na cidade do Rio

Do total de 142 bairros atingidos pelo coronavírus na capital fluminense, 83 estão na região.

Extra | Favelas do Rio têm comércio aberto e movimentação intensa nas ruas na Sexta-Feira Santa

O Globo | Sinais de celular comprovam que favelas do Rio abandonaram isolamento pelo coronavírus

Dados demonstram descontrole na quarentena.

G1 | Artesãos de comunidades do Rio fabricam máscaras caseiras para intensificar combate à Covid-19

Modelos infantis podem ter bordados de personagens de desenho animado. Dono de marca do Complexo do Alemão diz que mudou de ramo e pediu ajuda do Sebrae. Iniciativas surgiram após mudança de orientação do Ministério da Saúde.

Andes | Entrevista: Impacto da Covid-19 nas populações periféricas

Entrevista com Cláudio Rezende Ribeiro, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no departamento Urbanismo e Meio Ambiente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

'Tem que se mover, não pode ficar sentado', diz morador que higienizou por conta própria favela do Rio

Junto com o irmão Tande, Thiago Firmino conta que arrecadou R$ 3,5 mil com os amigos e comprou pulverizadores para usar na comunidade.

O Tempo | Prefeitura de São Paulo instalará pias em favelas contra o coronavírus

No centro da capital paulista foram instaladas 11 pias com água potável para lavagem das mãos; a ação faz parte do combate a pandemia da Covid-19 na cidade.

O Globo | Cidade de Deus tem primeira morte confirmada por coronavírus

Vítima é uma mulher de 32 anos, que apareceu nas estatísticas divulgadas neste sábado pela secretaria estadual de Saúde.

Extra | Coronavírus: PM dobra número de operações em favelas do Rio durante quarentena

Correio Braziliense | Coronavírus é mais letal para pacientes pretos e pardos

O desafio de conter a alta transmissão do novo coronavírus é ainda maior nas comunidades carentes, onde a ausência do poder público é crônica. População que vive em condições precárias de saúde e moradia fica mais vulnerável à doença.

Kondzilla | Favela sem corona: site mostra os surtos de covid-19 no RJ

Pra você que é do Rio de Janeiro e quer estar atualizado com as informações do coronavírus (covid-19) das favelas, o site favelasemcorona.com é o canal. Com uma linguagem bem simples, eles te apresentam os dados das regiões, quantas confirmações, quantos óbitos e pelo gráfico dá pra entender qual a situação real do Rio.

Estadão | Paraisópolis: escola vira 'hospital' e ruas têm chefe para monitorar saúde de vizinhos

A favela de Paraisópolis, na zona sul da cidade de São Paulo, adotou uma "estrutura de guerra" para o combate ao novo coronavírus.

Estadão | Reduzir população em favelas e investir em higiene podem salvar até 26 mil do coronavírus em SP

A adoção de uma R dee medidas contra o novo coronavírus em favelas – que envolvam reduzir em até metade a densidade demográfica das comunidades, criem estruturas de saneamento emergenciais e ofereçam produtos de higiene.

RioOnWatch | Coronavírus no Dia a Dia das Favelas, Parte 2: Três Semanas de Quarentena no Jardim Edda

No Jardim Edda, um bairro periférico do distrito do Grajaú, Zona Sul de São Paulo, os moradores já viveram três semanas de quarentena.

RioOnWatch | Coronavírus no Dia a Dia das Favelas, Parte 3: A Resistência da Favela do Aço Frente ao Desafio

Em meio à crise atual, causada pela chegada do Covid-19, mais do que nunca os 6000 habitantes da Favela do Aço, uma das favelas de Santa Cruz, experimentam o abandono estatal.

RioOnWatch | Coronavírus no Dia a Dia das Favelas, Parte 4: Vidigal Por Conta Própria Não Perde a Esperança

Relato do dia-a-dia dos moradores do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro em meio a pandemia do Novo Coronavírus.

RioOnWatch | Coronavírus no Dia a Dia das Favelas, Parte 5: Resposta da Maré Frente ao Desafio de Informar

Falta de políticas públicas e desinformação evidenciam vulnerabilidade das favelas cariocas em meio à pandemia de Covid-19; comunicadores e ONGs locais se mobilizam para tentar ajudar as famílias.

Fala Roça | Rocinha lidera nº de casos de coronavírus em favelas no Rio; já são 34 infectados

34 moradores da Rocinha estão infectados com o novo coronavírus, o covid-19, segundo dados do Painel Rio Covid-19, atualizado no último dia 13 de Abril.

Fala Roça | Em 3 dias, 50% de pacientes de clínica particular testam positivo para Covid-19 na Rocinha

RioOnWatch | 17 Propostas da Rocinha para o Governador Witzel Combater a Pandemia do Coronavírus

O texto é uma carta-manifesto produzida pela Associação de Moradores da Rocinha e assinada por representantes de diversas favelas, destinada ao Governador Wilson Witzel.

RioOnWatch | Após Duas Mortes e Na Ausência do Estado, a Rocinha se Mobiliza Contra a Covid-19

Brasil de Fato | Favelas do Rio e da Baixada Fluminense se unem para ajudar moradores durante pandemia

Coletivos e associações atuam com kits de higiene e cestas básicas junto a famílias que perderam empregos.

O Globo | Mutirão de costureiras produz máscaras de pano para moradores de favelas do Rio

A Associação de Mulheres do Brasil (Amebras) organizou um mutirão que confeccionou e distribuiu cerca de 800 máscaras de pano laváveis na comunidade da Mangueira.

UOL | Paraisópolis monitora 21 mil casas com presidentes de rua e médico próprio

 

RioOnWatch | Sem Água Regular, Moradores de Favelas Lutam Pelo Direito de Lavar as Mãos em Meio à Pandemia

Em meio à pandemia mundial da Covid-19, moradores de favelas do Rio sofrem com acesso inconsistente à água corrente, de acordo com uma pesquisa recente da Defensoria Pública do Estado. O órgão governamental recebeu 475 respostas em 5 dias, de 18 a 23 de março, com queixas de fornecimento inadequado de água em 140 bairros diferentes em 14 municípios do Rio de Janeiro.

Valor Investe | Nas favelas, 71% dos moradores contestam Bolsonaro sobre fim da quarentena

82% dos moradores tiveram redução na renda por causa da pandemia e 53% têm comida armazenada suficiente para um período de apenas mais uma semana.

Maré de Notícias | Sem espaço para isolamento

Com o pico de contágio previsto entre os meses de abril e maio, condições adversas obrigam moradores de favela a tomar cuidado dobrado e até a improvisar para evitar o contato com o novo coronavírus.

 

Diária Causa Operária | Dados mostram começo de genocídio por coronavírus nas periferias

Uma explosão do contágio nas favelas do Rio, o número de infectados com novo coronavírus (Sars-CoV-2) aumentou de 6 para 34 em 5 dias, segundo Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

Folha de São Paulo | Periferia lidera número de mortos por Covid-19 na cidade de São Paulo

Distrito de Brasilândia, na zona norte, está à frente de estatística de óbitos, segundo balanço da gestão Covas.

Maré de Notícias | Campanha na Maré já entregou mais de 1600 quentinhas

Além das cestas básicas e kits com materiais de limpeza, quentinhas também estão sendo produzidas.

Maré de Notícias | Sobe para 8 o número de casos e 3 o de óbitos na Maré

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro divulgou os números atualizados no dia 17/04.

Maré de Notícias | Rocinha é a favela com mais casos de Covid-19

Mesmo com a crescente dos casos e frentes de mobilização para conscientização, é grande a preocupação com favelas e periferias no Rio.

Jornal da Cidade BH | FECOMÉRCIO MG FIRMA PARCERIA COM A CUFA MINAS NO COMBATE À COVID-19

Campanha humanitária visa arrecadar doações para moradores de 150 vilas e favelas localizadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Maré de Notícias | Corona nos coroas

Pequenos cuidados como lavar as mãos e evitar beijos podem ajudar a conter o vírus na favela. Idosos e pessoas com doenças crônicas merecem mais atenção.

G1 | Rap 'Corona, cerol fininho' e grupo de WhatsApp ajudam a conscientizar comunidade de BH sobre coronavírus

'É a linguagem da favela', diz um dos autores da composição. Ideia surgiu da necessidade de fazer as pessoas do Morro do Papagaio se identificarem com a letra e, assim, entenderem a importância das medidas de prevenção à Covid-19.

Revista Fórum | Coronavírus explode em favelas e moradores vendem até celular para comprar comida

Na Rocinha, um homem morreu de Covid-19 17 dias após perder o pai para a doença. Lideranças contestam número de casos na comunidade.

Terra | A pedido de Falcão, italianos campeões mundiais em 1982 fazem campanha para ajudar favelas

Algozes da Copa de 1982 se juntam a ex-jogadores da seleção brasileira em ação para combater o novo coronavírus.

ABC do ABC | Coronavírus: Comunidades de Santo André se unem para trocar informações

MDDF, movimento social que atua há mais de 30 anos no município, criou Comitê das Comunidades virtual para não desamparar moradores.

G1 | Favelas de BH promovem ações de solidariedade em tempos de pandemia

Saiba como ajudar as iniciativas e campanhas na capital mineira.

Folha de São Paulo | Líder em mortes, Brasilândia tem rua cheia e comércio aberto

No distrito da zona norte da capital paulista, aglomeração ocorre principalmente na área mais carente.

G1 | Comunidade da Zona Sul de SP reclama da falta de água para lavar mãos e se proteger contra coronavírus

Alguns moradores do Morro do Piolho dizem que torneiras estão secas há pelo menos quatro meses. Sabesp alega que não tem como regularizar abastecimento em área invadida.

Extra | Prefeito do Rio, Marcelo Crivella quer ação federal na Rocinha contra o coronavírus

NPC | Santa Marta é a primeira do Rio de Janeiro sanitizada contra Covid-19

Moradores higienizaram os becos e vielas do Santa Marta contra o Covid-19, inspirados em ação da China, que sanitizou, no fim de março, três comunidades na cidade.

O Dia | Coronavírus: traficantes penduram faixa proibindo aglomerações na Cidade de Deus

Letreiro avisa que quem descumprir as determinações 'vai ser ver com a diretoria'.

RedeTV! | Favelas do RJ passam por higienização contra Covid-19

Já são mais de 3.221 casos confirmados da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro e o número de mortes chegou a 182. Para combater o avanço da doença nas regiões mais vulneráveis, agentes da companhia de limpeza urbana higienizaram diversas comunidades da capital.

BandNews | Corpo de morador do Morro da Providência é removido mais de 30 horas após a morte

Mais de 30 horas. Esse foi tempo para a remoção do corpo de um morador de uma casa no Morro da Providência, na Região Central do Rio. José do Nascimento recebeu atendimento CER do Centro, onde ficou internado por 6 dias.

Folha de São Paulo | Paraisópolis terá área para isolar moradores com sintomas leves de coronavírus

Estrutura, com mais de 500 leitos, funcionará em duas escolas da favela de SP que já contratou médicos por conta própria.

Folha de São Paulo | Associação de Paraisópolis vai alugar mansões no Morumbi para acolher idosos da comunidade

Iniciativa integra plano de ação contra o novo coronavírus

Nós Mulheres da Periferia | Trabalhadoras da saúde relatam desafios no combate ao Covid-19 nas periferias

Quais sentimentos e desafios permeiam o cotidiano das trabalhadoras da área da saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19?

 

O Globo | Favelas vão à luta: Maré faz vaquinha e Paraisópolis cria área para isolar infectados

 

O Dia | Acari entra na lista de comunidades do Rio com morte por coronavírus

Agora, já são 20 vítimas fatais da doença em favelas da capital.

Periferia em Movimento | Luta Popular faz intervenções nas periferias contra política de Bolsonaro diante da pandemia

O movimento Luta Popular realiza na manhã desta sexta-feira (17/04) uma série de intervenções em capitais pelo País contra a política do presidente Jair Bolsonaro no combate à covid-19.

Favela em Pauta | Polícia Militar de Minas toca em laje de favela e contraria recomendações da OMS

Vídeos e relatos que circulam nas redes sociais mostram que ação ajudou na aglomeração de pessoas na favela.

Voz das Comunidades | Complexo do Alemão tem mais de mil casos suspeitos de coronavírus

Para informações atualizadas sobre o coronavírus das favelas, basta clicar aqui para ver o Painel de Atualização de Coronavírus nas Favelas do Rio de Janeiro, criado pelo Voz das Comunidades.

O Dia | Sesc distribui 23 mil máscaras para moradores da Rocinha, feirantes e profissionais de saúde

Mais de 150 artesãos do projeto Sesc+ Criativo estão transformando TNT e tricoline no item de proteção que, a partir de quinta-feira (23/4), se torna obrigatório nas ruas do Rio.

GloboNews | Mobilização realiza teste de coronavírus em comunidades do Rio de Janeiro

El País | Periferia lidera as mortes por coronavírus na cidade de São Paulo, e as mulheres adultas são as mais infectadas

Passado um mês da primeira morte notificada pela covid-19, capital tem mais de 70% dos testes aguardando liberação. Nas franjas da cidade, falta desde informação até sabonete, diz líder comunitário.

Galileu | Simulador sugere medidas de prevenção à Covid-19 em favelas do RJ

Ferramenta criada pelo movimento Favelas Contra o Coronavírus elabora um conjunto de medidas apropriado para as necessidades de cada comunidade.

G1 | Policiais da UPP Providência arrecadam alimentos para montar cestas básicas para a comunidade

Objetivo é conseguir ajudar 200 famílias das comunidades da Providência, da Pedra Lisa e do Morro do Pinto. Agentes já conseguiram montar 140 cestas.

R7 | Políciais das UPPs realizam campanha de doações em comunidades do Rio

Os agentes que trabalham em batalhões de UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) se organizaram para realizar campanhas de doações a moradores da comunidade do Salgueiro, na zona norte do Rio, além de outras 27, durante a pandemia do novo coronavírus.

ANF | Você teve auxílio emergencial negado? Saiba como tentar novamente

Quem deseja receber o auxílio emergencial de R$ 600 e teve o benefício negado na primeira tentativa pode tentar mais uma vez. Clique e leia!

Carta Capital | “Se tem um lugar no Brasil onde o Estado mínimo existe, é a favela”

Com pesquisas sobre coronavírus em áreas carentes, Renato Meirelles vê pandemia expor a gritante desigualdade nacional.

Exame | Estou só esperando a morte chegar, diz idosa moradora da favela do Mandela

ONG Rio de Paz voltou à comunidade nesta terça, após alimentos se esgotarem em ação no último sábado.

Correio Braziliense | Rocinha recebe testes gratuitos para detectar coronavírus

Para ser testado, o morador só precisa ir até uma clínica particular da favela e fazer um exame de sangue. O resultado sai em 24 horas.

Terra | Voluntários viram caça-coronavírus em favela no Rio

Para definir quantidade de material a ser utilizada, existe consultoria de um infectologista e de um químico.

G1 | Voz das Comunidades faz monitoramento independente do coronavírus em favelas do Rio

Painel Covid-19 nas Favelas reúne dados divulgados pelas fontes oficiais e Clínicas da Família. Objetivo é pressionar autoridades para obtenção de testagens em massa.

The Guardian l Bolsonaro won't help with coronavirus, so Brazil's favelas are helping themselves - video

Reportagem em vídeo sobre o trabalho de Buba Aguiar do Coletivo Fala Akari na mobilização contra o Coronavírus.

Pública l Em duas semanas, número de negros mortos por coronavírus é cinco vezes maior no Brasil

Levantamento da Pública mostra que mortes e hospitalizações de pretos e pardos sobem mais que em brancos; em São Paulo, recorde de mortes ocorre onde população negra é maior.

Carta Capital | Perda total ou em parte da renda mensal já atingiu 40% dos brasileiros

Pesquisa da CNI mostra que a maioria da população brasileira continua favorável ao isolamento social, apesar das possíveis perdas econômicas.

Notícias ao Minuto | Covid-19: Favela capacita 240 socorristas para atender casos suspeitos

Moradores de Paraisópolis, a segunda maior favela da cidade brasileira de São Paulo, realizaram um projeto educativo com 240 pessoas que deverão atuar como socorristas de emergência no atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus.

Maré de Notícias Online | Recordes de mortes por COVID-19 no país e no estado do Rio

Em 24 horas, foram confirmadas mais 615 mortes e 10.503 casos. É o maior aumento diário no total de mortes e de casos novos desde o começo da pandemia.

Extra | Coronavírus: Psicólogos cuidam da saúde mental de moradores de favelas abalados pelo medo da pandemia

Duas lideranças dos morros da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, na Zona Sul do Rio, lançaram um chamado pela internet a psicólogos que pudessem atender a população gratuitamente. 

Folha de São Paulo | Pico de Covid-19 nas classes altas já passou; o desafio é que o Brasil tem muita favela, diz presidente da XP

Benchimol avalia que país está indo bem nas medidas de controle da pandemia.

Marco Zero | Falta água e presença do Estado: coronavírus aprofunda desigualdades estruturais nas periferias

Uma das principais recomendações para prevenção ao coronavírus é lavar as mãos, mas para quem vive em locais em que água na torneira é o evento da semana, não é tão simples.

Diário de Pernambuco | Afogados está entre os bairros com maior letalidade por covid-19 do Recife

O bairro de Afogados, na zona oeste do Recife, está entre os que têm a maior taxa de mortalidade por número de infectados por covid-19 na cidade.

G1 | 'A favela sempre perde, na saúde não é diferente', diz agente de PE sobre trabalho em comunidades durante pandemia do coronavírus

Sem poder fazer visitas regulares, agentes de saúde de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, tiveram que se reinventar. Profissionais usam WhatsApp para manter atendimento na pandemia, mas relatam acúmulo de funções.

Gaúcha ZH | Coronavírus aos poucos deixa classe alta e chega à periferia de Porto Alegre

Quatro a cada 10 pacientes em UTIs na Capital são atendidos pelo SUS no Hospital Conceição; prefeitura afirma que não há alta concentração em bairros pobres.

Agência Brasil | Covid-19: rede de bibliotecas arrecada recursos para famílias carentes

Doações incluem cestas básicas, itens de higiene e depósito bancário.

CBN | ‘Estamos preocupados com a chegada da Covid-19 nas periferias’, diz Correia

Secretário de saúde do Recife vê desigualdade como fator para explicar maior incidência de casos da doença entre pessoas de 20 a 49 anos no Brasil.

TV Globo | Voz das comunidades lança aplicativo para moradores de favelas

Aplicativo com informações sobre a Covid-19 foi feito em parceria com consulado dos EUA.

Voz das Comunidades | Voz das Comunidades lança aplicativo para combater a desinformação sobre a Covid-19

Iniciativa de jornalismo comunitário do Complexo do Alemão possibilitará publicação de informações confiáveis em tempo real e verificação de notícias sobre o novo coronavírus.

 

Extra | PM vai ajudar Prefeitura do Rio a proibir comércio em favelas cariocas

Nessas restrições, só serão permitidas que as farmácias e os supermercados funcionem. Estabelecimentos congêneres, como açougues e mercearias, vão ter que permanecer fechados. 

O Globo | Justiça determina que Witzel, Crivella e Cedae instalem pias e ofereçam caminhões pipas a moradores de comunidades

O desembargador, em sua decisão, cita a necessidade de "caminhões-pipa ou outros meios adequados; garantindo o acesso à água e consequente higiene básica à população carente afetada e residente nestas localidades e à população em situação de rua (...)".

Coronafon | Cadastrando os doentes do bairro

Um grupo de ‘Pilotos da Saúde’ se formou em Praça Seca, no Rio de Janeiro, e está dando o primeiro passo para monitorar o curso da doença na Comunidade Sao José do Operário: As pessoas doentes, precisam ser registrados e acompanhados.

RioOnWatch | LIVE ‘Como Falar de Coronavírus nas Favelas?’ Reúne Comunicadores Comunitários [VÍDEO]

No dia 20 de abril, a Comunidades Catalisadoras (ComCat)* através da Rede Favela Sustentável (RFS) e do RioOnWatch convidou cinco lideranças e comunicadores comunitários—que estão tendo êxito no enfrentamento da pandemia da Covid-19 nas favelas do Rio e de São Paulo—para realizarem a LIVE interativaComo Falar de Coronavírus nas Favelas? No total, 55 pessoas participaram do encontro.

 

UOL | Covid: mortes avançam em favelas e superam 3ª cidade com mais óbitos no RJ

A epidemia do coronavírus avançou sobre as favelas cariocas, que já concentram ao menos 81 mortes e 422 casos confirmados da covid-19.

Defensoria RJ | Liminar garante abastecimento de água em comunidades

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro e o Ministério Público estadual conseguiram, nesta sexta-feira (8), uma liminar para que o governo e a prefeitura do Rio, bem como a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), providenciem a regularização do fornecimento de água, principalmente nas áreas de favelas da cidade.

Terra | Preconceito silencia possíveis infectados em favelas do Rio

Eles temem hostilidades de vizinhos e preferem tratar eventuais sintomas da covid-19 trancados em casa, sob sigilo.

O Globo | Escolas de samba arrecadam doações para famílias de favelas na Grande Tijuca

Enquanto as atividades nas quadras das escolas de samba estão paralisadas por conta da pandemia, agremiações localizadas na Grande Tijuca promovem iniciativas solidárias para ajudar quem precisa.

Maré Online | UPA da Maré funciona sem médicos nesta terça

Moradores que buscaram atendimento na UPA na Maré foram surpreendidos pela ausência de médicos na unidade que é a única que atende às 16 favelas da região. 

Voz das Comunidades | 552 casos recuperados no Alemão e a importância do cuidado

Casos de recuperação da COVID 19 no Alemão demonstram a importância do cuidado.

NEXO | Como a desigualdade afeta a disseminação do vírus em São Paulo

Condições de moradia e adesão ao isolamento social determinam diferentes riscos de morte pela doença para cada bairro da cidade que é epicentro da epidemia de covid-19 no Brasil.

Rádio agência Nacional | Líderes comunitários apresentam plano de enfrentamento a Covid-19 nas favelas do Rio

Pesquisadores e lideranças comunitárias apresentaram um plano de ações para o enfrentamento Covid-19 nas favelas do Rio de Janeiro.

ACidade ON | Simulador de combate à Covid-19 em favelas é desenvolvido por pesquisadores

Uma equipe de pesquisadores de São Carlos e de outras regiões do Brasil trabalha para orientar o poder público e população.

O Globo | Diante de desigualdade de acesso a atendimento, líder comunitário fala em carnificina nas favelas

Segundo Gilmar de Souza, presidente da Associação de Moradores do Jardim Valquíria, seus vizinhos estão sendo testados “praticamente dentro das ambulâncias, quando já saem quase entubados”.

Pública | Brasilândia: o coronavírus mora ao lado, mas moradores mantém rotina

Líderes comunitários e profissionais de saúde lutam para conscientizar as pessoas que, apesar do recorde de casos da doença em São Paulo, continuam a transitar pelas vielas e becos.

Maré Online | Favelas conectadas contra a COVID-19

Coletivos, projetos e ONGs de favelas e periferias de todo o Rio de Janeiro aderem à campanha #Covid19NasFavelas, para levar informação sobre a pandemia e ajudar no sustento das famílias.

Terra | Falta de dados dificulta combate ao coronavírus em favelas

Especialistas pediram um mapeamento e pesquisas mais amplos que ajudem a lidar com a crise de saúde global.

Folha de São Paulo | Fake news atrapalham o combate à Covid-19 nas periferias

Favela da zona sul de SP, Paraisópolis tem tido moradores que evitam máscaras por causa das fake news.

O São Gonçalo | A solidão das superpopulosas favelas no combate à maior crise sanitária do século

Mesmo com a reunião de tantos esforços, as condições precárias do espaço das favelas por vezes impedem os coletivos de serem bem-sucedidos em suas iniciativas.

Com Ciência | DESIGUALDADE SOCIAL INFLUENCIA PREVISÕES SOBRE O AVANÇO DO NOVO CORONAVÍRUS NO BRASIL

Fatores como densidade demográfica e condições precárias de higiene e habitação demandam a elaboração de novos modelos preditivos, feitos especificamente para cenários brasileiros.

Maré Online | Mobilização contra o coronavírus

Campanha que nasce após demanda de moradores completa um mês.

Época | COMPLEXO DA MARÉ CONTABILIZA 18 MORTES POR CORONAVÍRUS, APONTA LEVANTAMENTO

Relatório da Redes da Maré identifica ainda 42 casos de suspeita de Covid-19 e 16 casos confirmados da doença nas 16 favelas da região.

ONU News | ONU-Habitat: favelas e comunidades são próxima frente de batalha contra coronavírus BR

Em artigo de opinião, chefe da agência, Maimunah Mohd Sharif, lembra que mais de 1 bilhão de pessoas vivem em assentamentos informais, onde há desafios para aplicar medidas de prevenção da OMS contra doença.

UOL | A favela pede água

Sem água potável e com preço do gás inflado, moradores têm que ferver água na churrasqueira durante a pandemia.

TV Brasil | Favelas e periferias contra o coronavírus.

Conheça ações e medidas de saúde para conter o vírus em áreas pobres.

UOL | Em Paraisópolis, em SP, escola vira centro para isolar morador com covid-19

A reportagem conversou por videoconferência com  grupo que inaugurou, na semana passada, o espaço na escola estadual que fica na entrada da favela em São Paulo.

O Dia | Parceria para enfrentar o coronavírus

Voz das Comunidades e Consulado dos Estados Unidos lançam aplicativo para veiculação de notícias e combater a desinformação.

Maré Online | COVID-19 derruba comércios

Nas favelas da Maré, a população segue circulando pelas ruas, mas estabelecimentos estão mais vazios.

Diário de Pernambuco | Central Única das Favelas cria projeto e distribui kits de higiene para 200 comunidades na RMR

A Cufa-PE iniciou nesta segunda-feira (11) uma ação de distribuição de 120 mil kits de higiene pessoal e limpeza para 200 comunidades da Região Metropolitana do Recife. 

CAU/BR | Campanha do ONU-HABITAT aborda efeitos da pandemia de coronavírus nas cidades

“Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes, Sustentáveis & Livres do Coronavírus” aborda formas de mitigar os efeitos da pandemia da COVID-19 nas cidades brasileiras.

Eco Debate | Coronavírus nas favelas: ‘É difícil falar sobre perigo quando há naturalização do risco de vida’

A dificuldade de prevenção e de tratamento, a impossibilidade de manter o distanciamento social, e a ausência de salários fixos ou benefícios para sobreviver à quarentena são alguns dos fatores que delineiam esta dura realidade.

Informe ENSP | Movimentos comunitários reivindicam compromisso público do Estado na luta contra a Covid-19

Lideranças comunitárias e pesquisadores têm se unido em diversas iniciativas para que as reivindicações de comunidades na luta contra o novo coronavírus sejam ouvidas e atendidas.

UOL | Prefeitura do Rio determina fechamento do comércio em favelas para conter coronavírus 

Preocupada com a baixa adesão ao isolamento social e com o avanço do novo coronavírus no Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade decidiu restringir o funcionamento do comércio em favelas .

Maré Online | Favelas cariocas já somam 315 casos e 100 mortes

Maré é a segunda favela com maior número de casos confirmados.

DW | Em meio à pandemia, fome ameaça maior favela de São Paulo

Em Heliópolis, onde milhares dependem do trabalho informal, falta de alimentos é uma agonia diária para famílias. Doações e distribuição de comida ajudam a amenizar cenário de escassez durante a crise do coronavírus.

Maré Online | Decreto da Prefeitura restringe abertura de comércio nas favelas

O prefeito Marcelo Crivella anunciou na última segunda-feira, dia 11 de maio, novas medidas para reforçar o distanciamento social na cidade. Dentre elas, o fechamento do comércio nas favelas do Rio. 

Rádio agência Nacional | Sanitarista: expansão da Covid-19 em favelas pode matar muita gente

O sanitarista e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Buss, que faz parte do grupo responsável pelo Plano de Combate à Covid nas comunidades carentes, admite que a situação é a pior possível e que ainda vamos perder muita gente.

G1 | Moradores de favelas do Rio denunciam rotina normal dentro das comunidades durante pandemia do coronavírus

Comércio aberto e livre circulação de pessoas são registradas em diferentes comunidades. Apesar da situação, grupos de moradores se juntam para higienizar ruas e levar cestas básicas a quem precisa.

Brasil de Fato | "Coronavírus aumentou abismo entre favela e pista", diz morador do Morro do Alemão

Organizações locais e movimentos populares se tornaram única alternativa de sobrevivência para comunidades do país.

Agência Mural | FAVELAS INVISÍVEIS

Capital tem mais de 1.728 comunidades que sofrem dificuldades com falta de apoio durante a pandemia do novo coronavírus.

Maré Online | Campanha Maré diz NÃO ao Coronavírus inicia nova etapa

Campanha da Redes da Maré começa nova fase com novas frentes de atuação.

Voz das Comunidades | Trabalhadores informais e empreendedores de favelas se reinventam em tempos de pandemia

Com a quarentena, ambulantes e comerciantes de favelas buscam novas maneiras de seguir com seus trabalhos.

Jornal da UFRGS | Sanitarista egressa da UFRGS coordena ação que beneficia comunidades no combate à fome

Daiana Santos e mais quatro moradoras de periferia já distribuíram cestas básicas para mais de mil mulheres economicamente afetadas pelo isolamento social.

El País | Nas favelas, até a pandemia de coronavírus é invisível

Dados levantados pela ONG Redes da Maré apontam que a covid-19 já pode ter matado ao menos 35 pessoas no Complexo da Maré. Porém, apenas oito óbitos foram contabilizados oficialmente.

G1 | Programa Territórios Sociais distribui 250 mil sabonetes para famílias de favelas do Rio

Iniciativa da prefeitura do Rio recebeu doação de itens da Unicef.

IG | Rio: número de mortes por Covid-19 em favelas é 41% maior do que o divulgado

Levantamento feito por moradores contradiz os valores apontados pelos boletins oficiais da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Lance | Coronavírus: Botafogo, Flamengo e Fluminense aderem campanha contra fome nas favelas

Clubes têm feito ações com a "VivaRio/SOS Favela" para reduzir os impactos da pandemia nas comunidades do Rio de Janeiro.

G1 | Coronavírus: Central Única das Favelas distribui 280 botijões de gás a moradores da região do Parque Oziel, em Campinas

Ação foi realizada também no Jardim Monte Cristo e no Gleba B, regiões próximas. Cerca de 60 mil famílias moram nos locais.

Alma Preta | Periferias de Belém (PA) se organizam para combater a pandemia

Coletivos e moradores promovem ações para minimizar os impactos e para ajudar na prevenção.

G1 | Defensoria Pública da União entra com ação para garantir assistência em favelas do Rio durante pandemia e fala em ‘genocídio’

Órgão exige que governos aumentem equipes de saúde e testem a população.

Folha de São Paulo | O impacto do coronavírus na periferia de Salvador

Cenário de solidariedade, tendência na pandemia, sempre existiu em territórios afastados do centro.

TV Globo | Favelas do Rio de Janeiro recorrem à tecnologia para driblar o coronavírus

Comunidades, que já somam 125 mortes pela doença, ganharam aplicativo desenvolvido pelo Complexo do Alemão com informações em tempo real da Covid-19.

Exame | Favelas no Rio têm mortes por covid-19 fora de boletim oficial

Dados coletados por moradores indicam que número de mortes por covid-19 pode ser 41% maior.

RioOnWatch | Soluções que Vêm das Favelas: Como Moradores Estão Agindo e Cobrando Diante da Pandemia

O Estado não pode ser eximido de sua responsabilidade em prover serviços de saúde, de abastecimento de água, de recolhimento de esgoto e de proteção social nunca, ainda mais neste momento crítico de pandemia. Enquanto isso, como sempre, reagindo a essa lacuna estão os moradores de favela. 

RioOnWatch | 31 Favelas com Casos Confirmados: O Perigo das Subnotificações da Covid-19 em Favelas

As subnotificações de casos e óbitos por Covid-19 no Brasil são gigantescas devido ao número insuficiente de testes realizados e a demora para liberar os resultados. O número alto de óbitos em relação ao número de casos confirmados e o súbito crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além do aumento da capacidade de necrotérios em hospitais do Rio são evidências deste fenômeno.

GNN | Na pandemia, Doria e Covas tratam favelas e bairros nobres como iguais

Há uma série de medidas anunciadas, mas nenhum programa completo e sintonizado com as especificidades de territórios que são um prato cheio para a COVID-19.

Projeto Colabora | O drama de uma comunidade na Tijuca que luta contra a covid-19 às margens de um rio poluído

Para os moradores da comunidade da Indiana, na Tijuca, manter a higiene sem condições mínimas de saneamento é o maior desafio.

G1 | AfroSaúde se mobiliza pra criar rede de apoio para moradores da periferia durante a Covid-19

Grupo participa de financiamento para prestar serviço gratuito para os bairros periféricos por telefone e internet.

ANF | Jovens da periferia de Salvador se unem no combate à pandemia

Há cerca de um mês, quinze jovens têm atuado na prevenção e contenção do novo coronavírus (Covid-19) na Região do Nordeste de Amaralina, em Salvador. 

Época | Funcionárias da Fiocruz doam cestas básicas para moradores de Manguinhos

31/03/20 Um grupo de 25 mulheres da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) organizou, de forma independente, uma ação social para ajudar moradores da comunidade de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O Globo | Com casos crescentes de coronavírus, comunidades relatam o tamanho do desafio

07/04/20 Moradores de forte influência em favelas relataram ao GLOBO um cotidiano que mistura descaso, medo, luta e solidariedade.

Folha de São Paulo | No Brasil, o endereço residencial define os impactos do coronavírus

29/04/20 Em uma semana, houve aumento de 45% nas mortes nos 20 distritos mais pobres de São Paulo; nos 20 mais ricos, foi de 36%.

O Globo | Famílias da comunidade Cerro Corá recebem 350 cestas básicas doadas pelo Grupo Cataratas

01/05/20 A ação foi feita pelo Grupo Cataratas, que administra o AquaRio, BioParque do Rio (antigo RioZoo) e Centro de Visitantes Paineiras.

TV Globo | Voluntários doam produtos de higiene para famílias carentes

06/05/20 Uma ONG entregou mais de 3 mil kits em Ceilândia e a Caesb pretende arrecadar 20 mil sabonetes.

Folha de São Paulo | Favela recebe toneladas de doações, mas falta apoio para distribuir

10/05/20 Coordenador fala em rebelião nacional se faltar perspectiva.

Gaúcha ZH | Como a periferia de Lajeado se tornou foco da covid-19

11/05/20 Além da preocupação com queda da renda, bairros periféricos de Conservas e Jardim do Cedro somam 47 casos confirmados e três óbitos na cidade.

Folha de São Paulo | Shoppings doam vale-compras para favelas vizinhas

12/05/20 Empresa investiu R$ 1 mi no projeto.

Rede Brasil Atual | Mortes causadas pela covid-19, na periferia de São Paulo, sobem 170% em três semanas

13/05/20 Dentre os 20 distritos mais pobres da capital paulista, apenas Marsilac não teve crescimento superior a 100% nas mortes causadas pelo novo coronavírus.

Folha de São Paulo | 'Nossas vidas importam': movimento cobra de autoridades o acesso adequado à saúde para os mais vulneráveis

14/05/20 Campanha da Anistia Internacional e organizações parceiras promete pressionar políticos para não deixar ninguém para trás.

Maré Online | 67 casos e 17 óbitos na Maré 

15/05/20 Com a atualização de 67 casos informados pelas secretarias de saúde, a Maré passa ser a segunda maior região de favelas em número de casos no Rio de Janeiro.

Ponte | Ausência de dados raciais nacionais compromete combate à Covid-19 nas periferias

15/05/20 Apenas três estados divulgam dados racializados durante pandemia; favelas do Rio de Janeiro montam painel próprio para monitorar avanço da doença.

O São Paulo | Moradores das periferias unem-se para minimizar impactos da COVID-19

15/05/20 Crescem iniciativas de solidariedade nas áreas mais afetadas pela COVID-19, com foco em conscientizar e auxiliar população mais vulnerável.

UOL | Mortes na Maré são o dobro ante dados oficiais, diz ONG; favelas somam 120

15/05/20 ONG Redes da Maré indica subnotificação de mortes por covid-19 no conjunto de favelas da zona norte do Rio com base em levantamento feito com os profissionais de saúde da região.

G1 | Milicianos ignoram pandemia e avançam com construções ilegais na Zona Oeste do Rio

15/05/20 RJ2 registrou homens cimentando a laje de um prédio em área irregular no Anil. O edifício, que estava quase pronto, tem seis andares, todos com varanda.

Folha PE | Projeto inclui livros em cestas básicas distribuídas nas periferias

16/05/20 Em dez meses, a iniciativa distribuiu mais de 3.000 livros com a ajuda de 60 voluntários em todo o país

Isto é Dinheiro | Covid-19: campanhas levam informação para moradores das favelas

16/05/20 Em meio ao bombardeio de desinformação sobre o novo coronavírus, que causa a covid-19, organizações comunitárias se esforçam para levar informações confiáveis às favelas e adaptadas à realidade dos moradores das áreas mais pobres da cidade.

Folha de São Paulo | Dispara o número de mortes por Covid-19 na periferia de São Paulo

16/05/20 Onze distritos já somam mais de 100 óbitos pelo novo coronavírus; alta chega a ser de 142%.

Folha de São Paulo | Ocupações em São Paulo se organizam para evitar transmissão de Covid-19

17/05/20 Duas ocupações de trabalhadores sem teto do centro de SP  são modelo de prevenção contra a Covid-19, apesar da situação de pobreza e desemprego de grande parte de seus moradores.

Estadão | Em hospital da periferia, a face mais cruel da covid-19

17/05/20 ‘Estadão’ acompanhou a rotina de trabalho no Hospital Municipal do M’Boi Mirim, no extremo sul de São Paulo. Sem poder fazer isolamento e com más condições de saúde, moradores da região já chegam à unidade em estado crítico

Folha de São Paulo | Contra subnotificação, favela do Rio recorre ao WhatsApp para registrar casos

18/05/20 Projeto CoronaZap busca identificar contaminação por coronavírus no morro do Borel, sem notificações na prefeitura.

Estadão | Oito estados com maior proporção de favelas estão entre os mais atingidos pela covid

18/05/20 Entre os dez estados com maior incidência de contaminação pelo novo coronavírus, oito apresentam também as maiores proporções de moradias irregulares ou em condições precárias, como favelas, terrenos invadidos ou palafitas.

G1 | Subnotificação em favelas tende a ‘reduzir a percepção de risco’, alerta médico da Uerj sobre coronavírus

18/05/20 Diretora da ONG Redes da Maré diz que um dos motivos para subnotificação é que algumas comunidades que fazem parte do complexo são consideradas como parte do bairro Bonsucesso.

Folha de São Paulo | Periferias se dividem entre uso e ceticismo contra máscaras

18/05/20 Uso pode diminuir chances de contrair coronavírus, mas desafio ainda é conseguir máscaras para todos.

ECOA/UOL | Periferias apontam com clareza caminho no combate à pandemia

18/05/20 Além das ações de auto-organização que vêm sendo noticiadas como exemplo quase que diariamente, as comunidades periféricas, principalmente, mas também de povos originários e outras, têm sido muito claras em comunicar suas necessidades para resistirem à pandemia.

Folha de São Paulo | Em meio à pandemia, Brasil tem 5,1 milhões de domicílios em favelas

19/05/20 IBGE divulgou dados de comunidades pelo país para ajudar no enfrentamento ao coronavírus.

Correio Braziliense | Ruas lança novo financiamento coletivo para apoiar famílias do DF e Entorno

19/05/20 Vaquinha tem como meta arrecadar R$ 40 mil.

ONU | Projeto para inclusão de juventudes periféricas do Rio se adapta à pandemia

19/05/20 Uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projeto Chama na Solução começou em 2019 e reúne jovens de favelas e periferias do Rio de Janeiro (RJ) para criar ações que reduzam a distância entre jovens mais vulneráveis e oportunidades de renda e trabalho.

Voz das Comunidades | Ação da PM mata jovem e interrompe distribuição de cestas básicas na Cidade de Deus

20/05/20 Uma operação do BOPE com apoio do caveirão na Cidade de Deus, zona oeste do Rio, surpreendeu uma equipe que entregava cestas básicas durante ações de combate contra o coronavírus na comunidade.

R7 | Governo inaugura na maior favela de SP o 4º hospital de campanha

20/05/20 Unidade passa a funcionar nesta quarta-feira no AME Barradas, em Heliópolis, na zona sul, e tem 200 leitos para pacientes com covid-19, sendo 24 de UTI.

G1 | Modelo acusada injustamente de roubo faz campanha para ajudar periferias e presos durante pandemia de Covid-19 em SP

20/05/20 Justiça reformou condenação e absolveu Babiy Querino de assalto ocorrido em 2017. Solta, a modelo diz ter sido vítima de racismo pela prisão. Agora arrecada doações para distribuir a moradores de comunidade da Zona Sul e presidiários de SP.

Quebrada Tech/UOL | "Enfermeiro chorou": favela maker faz protetores para agentes da periferia 

20/05/20 O Lab Periferia Sustentável, um laboratório de tecnologias sustentáveis, está apostando na fabricação e doação de máscaras do tipo face shield (protetor facial) para fortalecer o trabalho de agentes de saúde que atuam em bairros no distrito do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. 

 

G1 | Favelas do Rio somam mais mortes por Covid-19 do que 15 estados do Brasil

21/05/20 Foram 174 óbitos, segundo levantamento do Voz das Comunidades. Em todo o RJ, mortes confirmadas em 2 dias (terça e quarta) superam assassinatos em qualquer mês de 2020. Pacientes diagnosticados com o vírus encheriam estádios de futebol.

RioOnWatch | Psicólogos Comunitários Falam na LIVE: ‘Saúde Mental nas Favelas Durante a Pandemia’ [VÍDEO]

21/05/20  Os cinco palestrantes do evento, todos envolvidos em trabalhos com saúde mental em favelas de diferentes formas e perspectivas, falaram do impacto psicossocial da crise do coronavírus nas favelas e da importância do cuidado, carinho e solidariedade durante a pandemia.

TvUva Web | Solidariedade durante a pandemia: de ajuda aos vizinhos a doações em comunidades

21/05/20 Mesmo em um cenário de crise, é possível observar diversas mobilizações solidárias tanto através de doações a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica quanto por meio de simples atitudes voluntárias pela vizinhança, que fazem a diferença no dia a dia durante a pandemia do #covid-19.

CBN | Polícia do RJ apura morte de jovem suspeito de tráfico na Cidade de Deus

21/05/20 Policiais civis e militares faziam uma operação na favela para combater o tráfico e João Vítor Gomes da Rocha, de 18 anos, acabou baleado. O Movimento Frente Cidade de Deus, um projeto que faz ações sociais na comunidade, distribuía alimentos para moradores no momento do tiroteio.

UOL | Mandam ficar em casa e levo tiro quando varro a laje, diz morador no RJ

21/05/20 Um morador da comunidade Santa Marta, em Botafogo, na zona sul do Rio, foi alvo de quatro tiros enquanto varria a laje da sua casa na última sexta-feira (15).

El País | A difícil tarefa de combater o coronavírus em Manaus, onde metade da população vive em favelas

21/05/20 Aglomeração de moradias dificulta isolamento social e favorece disseminação da doença. Entre os dez Estados com maior incidência da covid-19, oito tem as maiores taxas de habitação precária.

Café História | O site brasileiro que mapeia relatos orais sobre a pandemia da Covid-19

21/05/20 "Cartografia das Memórias” é um mapa sonoro colaborativo. Projeto é coordenado por pesquisadores e pesquisadoras de várias áreas das ciências humanas.

O Dia | Jovem é morto no Morro da Providência durante distribuição de cesta básica

21/05/20 Segundo a PM, criminosos armados atiraram contra os policiais, houve confronto e um suspeito foi baleado.

Folha de São Paulo | Projeto da própria favela distribui máscaras em Paraisópolis, em São Paulo

21/05/20 Periferia Inventando Moda confecciona e distribui o acessório na comunidade.

Hoje em Dia | Moradora de aglomerado madruga para ajudar pessoas sem internet em cadastro de auxílio

22/05/20 Educadora social  moradora do Aglomerado Morro das Pedras, em Belo Horizonte, ajuda no processo de cadastro do auxílio emergencial aqueles que não têm acesso à internet, não têm celular, ou não são alfabetizados.

Expresso PT | Paraisópolis, a favela com 420 presidentes que funciona em autogestão: “O vírus é democrático mas o Brasil não”

22/05/20 Na segunda maior favela de São Paulo, a quinta maior do Brasil, existe fome e uma crise social agravada pela pandemia de covid-19. Deixada ao abandono pelo poder político, a comunidade organizou-se e os moradores olham uns pelos outros.

O Globo | Clubes do Rio terão que testar comunidades vizinhas aos CTs para voltar aos treinos

22/05/20 A prefeitura está negociando com os clubes e a Federação de Futebol do Rio (Ferj) a retomada dos treinos na cidade.

ECOA/UOL | Campanhas incentivam e sustentam a comunicação a partir das periferias 

22/05/20 A importância do trabalho dos comunicadores periféricos durante a crise da pandemia tem sido enorme, e especialmente eficaz na clareza da identificação de ações necessárias e na geração de dados.

Rede Agência Nacional | Transmissão do coronavírus no Rio segue trajetória da desigualdade social, afirma estudo

22/05/20 As favelas do município do Rio já contabilizam 176 moradores vitimados pela Covid-19 e 650 casos confirmados da doença.

G1 | Witzel pede que operações policiais no RJ não aconteçam durante ações sociais nas comunidades

23/05/20 Nesta semana, dois jovens foram mortos durante operação policial no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo, e no Morro da Providência, no Centro.

Folha de São Paulo | Tiroteios e operações paralisam unidades de saúde e até doações no Rio

23/05/20 Ações policiais como a que terminou com a morte de João Pedro, 14, persistem mesmo na pandemia.

Folha de São Paulo | Fome, falta de renda e desinformação prejudicam combate ao vírus, dizem líderes comunitários

24/05/20 Depoimentos foram colhidos por pesquisadores ligados à USP; insegurança alimentar é maior preocupação.

UOL | Desempregados da periferia

24/05/20 Sem especialização nem direito, trabalhadores pobres sofrem mais e contam como é viver na crise da covid-19.

G1 | Operações policiais em comunidades do RJ não serão suspensas durante a pandemia; governo pede planejamento

25/05/2020 As lideranças comunitárias deverão informar suas atividades em ações sociais com antecedência para planejar operações, segundo a PM. Discussão aconteceu após mortes em ações.

TV Globo | Milícia ameaça de morte comerciantes que fecharem estabelecimentos

25/05/20 Milícia proíbe comerciantes de fechar as portas durante a pandemia no Tanque, Zona Oeste do RJ, e em Itaboraí.

Extra | Segundo pesquisa, metade dos moradores das favelas do Rio perdeu alguém próximo com suspeita de coronavírus

25/05/20 Até a noite de domingo, segundo o levantamento do portal Voz das Comunidades, favelas do Rio já contabilizavam 819 infectados, com 200 mortes.

O Globo | Quem dá mais? Para ajudar as 'mães da favela', Cufa promove leilão de peças de famosos

25/05/20 Central Única das Favelas (Cufa) realiza leilão virtual para arrecadar fundos para o projeto Mães da Favela, ação criada para ajudar famílias em situação vulnerável durante a epidemia de coronavírus.

Agência Mural | Falta de água é um dos desafios para combater Covid 19 nas periferias

25/05/20 Coalização pelo Clima recebeu 138 relatos de problemas com abastecimento de água em todas as regiões da capital desde começo da pandemia.

Agência Mural | Rimas, carros de som e vídeos ajudam no combate à Covid-19 nas periferias de SP

25/05/20 Com criatividade, iniciativas nos bairros da capital tentam convencer sobre a importância do isolamento físico e outras medidas de proteção.

Folha de São Paulo | No agravar da crise, aumenta a demanda por doações: saiba como ajudar

25/05/20 Mesmo com pouco, é possível garantir alimentos e itens essenciais àqueles que mais precisam.

O Globo | Nas favelas, 20% das mortes por Covid-19 são em casa; estudo aponta falta de assistência médica

25/05/20 Uma pesquisa da ONG Viva Rio e da MN Estatística revela que, nas comunidades e periferias fluminenses, os efeitos da Covid-19 são agravados pela falta de assistência de saúde.

Agência Mural | Em Diadema, Robson Melancia grafita Babu Santana e relata mudanças na rotina com isolamento

26/05/20 Desenho está em bairro da cidade da Grande São Paulo; artistas falam sobre situação com quarentena e medidas de segurança por causa do coronavírus.

Agência Brasil | Covid-19: 75% dos moradores de favelas não procuram atendimento médico

26/05/20 Pesquisa mostra que 10% das mortes ocorreram dentro de casa.

IG | "O poder público abandonou as favelas", diz líder comunitário do Capão Redondo 

26/05/20 De acordo com Gilmar Antônio de Souza, "o contágio é inevitável" nas periferias de São Paulo.

Diário do Nordeste | Terminais de ônibus foram pontos de transmissão da Covid-19 para periferia de Fortaleza, diz estudo

26/05/20 Mapa, trabalhado através da UFC, mostra dados desde o inicio de janeiro, quando ainda não havia confirmações de circulação do vírus no Brasil. Questões socioeconômicas são ressaltadas na hora de apresentar as diferentes formas de manifestação do vírus nos bairros.

Folha de São Paulo | Mortes por policiais crescem 43% no RJ durante quarentena, na contramão de crimes

26/05/20 Estado teve um óbito decorrente de ação policial a cada quatro horas, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

Kondzilla | Como a zona sul de São Paulo vem reagindo a Pandemia do novo coronavírus

26/05/20 Entenda como as favelas de São Paulo estão reagindo a pandemia do novo coronavírus.

Folha de São Paulo | Governos respondem a surtos de Covid-19 em favelas com punho de ferro ou negligência

27/05/20 Melhoria de condições de higiene e ajuda financeira a famílias pobres têm que ser prioridade.

O Globo | Coronavírus: nas favelas brasileiras, 45,3% dos moradores usam dinheiro em espécie

27/05/20 Um em cada dois moradores de favela (o número exato é 45,3%) paga suas contas em dinheiro, em espécie.

O Globo | Cerca de 200 mil famílias no Rio têm até 100% de desconto na conta de luz durante a pandemia, mas não o utilizam

27/05/20 Muitos moradores do estado do Rio têm a opção de utilizar o desconto de até 100% na sua conta de luz através da Tarifa Social de Energia Elétrica. No entanto, cerca de 200 mil famílias na área de concessão da Light que têm direito ao benefício ainda não o utilizam.

Reuters | Negros sem escolaridade têm 4 vezes mais chances de morrer por Covid-19 no Brasil, mostra estudo

27/05/20  As chances de um paciente preto ou pardo e analfabeto morrer em decorrência do novo coronavírus no Brasil são 3,8 vezes maiores do que de um paciente branco e com nível superior, apontou uma análise de quase 30 mil casos de internações pela Covid-19 feita pelo Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde da PUC-Rio.

Repórter Popular | Em ato, comunidades da Grande Florianópolis exigem testes

27/05/20 O Comitê Popular Brejaru e Frei Damião, com o apoio solidário da Ocupação Marielle Franco e do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), realizou um ato em defesa da vida e da saúde, denunciando a situação da pandemia nessas comunidades.

O Globo | Coronavírus: Instituto Marielle Franco mapeia mobilizações sociais em favelas do Brasil

28/05/20 O Instituto Marielle Franco, em parceria com o Favela em Pauta, lançou o Mapa Corona nas Periferias, que até o momento já cadastrou 340 comunidades em 22 estados do país.

Agência Mural | Favela do Colombo, na zona sul de SP, produz e distribui máscaras no combate à Covid-19

28/05/20 Projeto Fazendinhando atua com ações culturais na comunidade e tem direcionado forças para evitar propagação do coronavírus.

G1 | Favelas do Rio se aproximam dos mil casos confirmados de Covid-19

29/05/20 Segundo levantamento do jornal Voz das Comunidades, até esta quinta-feira (28), havia 249 mortes em decorrência do coronavírus nas comunidades cariocas.

Voz das Comunidades | Covid-19: Favelas registram mais de 1.000 casos; mortes chegam a 254

29/05/20 Número de recuperados da doença é de 686.

UOL | Em favela da zona Oeste do Rio, PM mata mais que coronavírus 

29/05/20 A tática implantada pelo governador Wilson Witzel (PSC), de operações de guerra contra o tráfico nas regiões pobres, resulta em muitas mortes. A ameaça continua mesmo durante o período de isolamento social.

G1 | Recessão gerada pela pandemia impacta mais mulheres e negros no mercado de trabalho

30/05/20 Impacto maior para as mulheres acontece por serem maioria no trabalho doméstico e minoria em boa parte dos serviços essenciais. População negra é impactada por ter maior participação na informalidade, primeiros postos a serem afetados na crise.

O Globo | Mortes por Covid-19 dobram em 15 dias nas favelas do Rio

30/05/20 Dados levantados por líderes comunitários em 13 favelas da cidade do Rio mostram que o número de mortos em decorrência do novo coronavírus nos locais pesquisados chegou a 254 nesta sexta-feira.

Folha Vitória | Central Única das Favelas distribui cestas básicas em comunidades carentes da Grande Vitória

01/06/20 Além de cestas, a instituição também pretende distribuir kits de produtos de limpeza e higiene pessoal.

Rede Brasil Atual | Enquanto São Paulo reabre comércio, mortes pela covid-19 na periferia não param de crescer

01/06/20 Os 20 distritos mais pobres da capital paulista respondem por quase 30% das mortes ocorridas desde 17 de abril e acumulam 2.127 óbitos.

G1 | Empreendedoras de economia solidária do Rio lançam campanha para arrecadar doações

01/06/20 Artesã passou a costurar máscaras para trocar por alimentos e doar a famílias durante o período de quarentena por causa do novo coronavírus. 

O Dia | Artesãs de projetos sociais confeccionam máscaras

01/06/20 Na Zona Oeste, moradoras da Cidade de Deus trabalham na produção dos equipamentos.

O Dia | Ações de sanitização a todo vapor nas comunidades

01/06/20 Diversos locais da Zona Oeste receberam o programa da Cedae. O último sábado foi mais um dia de atos de prevenção na região.

Periferia em Movimento | LGBTs das periferias se organizam para resistir à crise do coronavírus

02/06/20 No último mês, mais de 150 famílias de pessoas LGBTs do Extremo Sul da cidade de São Paulo receberam cestas básicas e um kit com itens de higiene e limpeza. A ação solidária foi articulada pela coletiva local Travas da Sul com a Casa Chama, um associação cultural de cuidados para essa população.

G1 | 'A gente extrapolou', diz morador de favela em BH que foi contaminado com coronavírus após festa de aniversário

02/06/20 O pai dele está internado em um hospital da cidade e chegou a passar quatro dias na UTI.

Favela em Pauta | 3 meses depois, governo Bolsonaro publica decreto para tentar controlar mortes por Covid-19 nas favelas

02/06/20 O Ministério da Saúde publicou um decreto nesta segunda-feira (1/06) em que cria os Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à Covid-19 nas favelas brasileiras. 

Nexo | Os efeitos mais graves da pandemia nas periferias, em 4 pontos

02/06/20 Estudo da Rede de Pesquisa Solidária entrevistou lideranças de comunidades vulneráveis sobre os principais impactos da crise. <section> </section>  

EcoDebate | Periferias são mais vulneráveis ao coronavírus

02/06/20 Informalidade e desigualdade urbana sãos as principais causas.

O Globo | Nego do Borel faz live beneficente em prol de comunidades do Rio

02/06/20 O objetivo é arrecadar fundos e doações para ajudar áreas mais carentes de bairros como Tijuca.

Agência Mural | Sepultadores nas periferias de SP relatam preconceito após pandemia

02/06/20 ‘Tem gente que só valoriza a gente nessa hora de pandemia’, diz sepultador na zona leste de São Paulo.

Estadão | ONG leva oxímetros para favelas no combate ao novo coronavírus

03/06/20  Levar para comunidades carentes aparelhos que medem a taxa de oxigenação e, dessa forma, evitar mortes por covid-19 dentro das casas é uma das principais propostas do Instituto Estáter, que envolve especialistas de todo o País e lideranças comunitárias de pelo menos seis favelas brasileiras.

G1 | Podcast, jornal e 'rádio de poste': moradores da Maré usam meios comunitários para se informar durante pandemia

03/06/20 Uma das iniciativas é a distribuição do conteúdo de um podcast como um 'audião' de WhatsApp, já que a cobertura de internet na comunidade não é boa. Veja como veículos informam sobre a Covid-19 e combatem fake news na Maré.

Favela em Pauta | Coletivos da Zona Oeste do Rio organizam vaquinha online para ajudar famílias de periferias

03/06/20 A União Coletiva pela Zona Oeste atua nos bairros de Sepetiba, Paciência e Santa Cruz distribuindo cestas básicas.

UOL | Motoboy é herói em game que arrecada doações a famílias da periferia

03/06/20 Projeto une tecnologia, vivência nas periferias e cultura gamer para apoiar ações solidárias de combate à pandemia de covid-19 nos territórios periféricos de São Paulo.

RioOnWatch | Periferias da Baixada Fluminense Têm Violência Doméstica Potencializada pelo Coronavírus

03/06/20 Na Baixada Fluminense, a violência doméstica dá sinais de ter se agravado em função das medidas de isolamento físico.

UOL | "Não estamos no mesmo barco": periferias de SP adaptam ações contra Covid 

03/06/20 Sem esperar ou depender de apoio do poder público ou de uma mudança de narrativa na comunicação, iniciativas periféricas estão realizando ações informativas em plataformas online e offline para conscientizar os moradores sobre as formas de prevenção ao contágio da covid-19.

NPC | Mulheres que Acontecem na luta contra o coronavírus no Salgueiro

03/06/20 Trata-se de um grupo de moradoras que surgiu no morro do Salgueiro, na Tijuca, com a finalidade de desenvolver os laços de união, solidariedade e de cooperação na favela em meio à crise criada pela pandemia.

O Globo | Ministério da Saúde anuncia recursos para centros de atendimento de Covid-19 em favelas

04/06/20 Iniciativa contemplará casos leves da doença em comunidades com mais de 4 mil habitantes.

UOL | Coronavírus até no esgoto: sem saneamento, favelas têm redução de danos 

04/06/20 O esgoto despejado de forma insalubre em fossas, terrenos e até mesmo na porta de casas promove doenças e retira direitos fundamentais dos moradores de periferia.

BHAZ | Como um projeto da maior favela mineira se agiganta em plena pandemia

04/06/20 Enquanto muita gente se desdobra para encontrar novas formas de viver após a chegada do novo coronavírus, é da maior favela de Minas – um lugar que tem “aglomerado” no nome -, de onde saem alguns dos maiores exemplos e possíveis caminhos para o mundo pós-pandemia.

Folha de São Paulo | Moradores de favelas isoladas no Rio lutam por lembrança e ajuda

05/06/20 Doações chegam em menor número nas comunidades distantes do centro da cidade.

UFRGS | Aluno da Informática cria aplicativo de cartografia para organização coletiva

05/06/20 O “Cocar” é um app de cartografia para organização coletiva, construído com a participação social de comunidade da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre.

Maré Online | Maré começa a desinfecção de ruas

05/06/20 Neste sábado (06/06) começa a higienização nas ruas das 16 favelas da Maré.

Brasil 247 | Série documental aborda impactos da Covid-19 na favelas do Brasil e no mundo

05/06/20 Série no Youtube revela drama de moradores da periferia diante da ameaça da covid-19.

Voz das Comunidades | A importância das Associações de moradores nas favelas

06/06/20 O objetivo principal de uma associação é reivindicar os direitos dos moradores, buscar serviços públicos e sugerir propostas junto a representantes dos poderes públicos municipais e estaduais.

Agência Mural | Mulheres criam rede no Capão Redondo para oferecer apoio psicológico e doar alimentos

08/06/20 Integrantes da Escola Feminista Abya Yala apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade social com auxílio alimentar e acolhimento psicológico.

BBC | Coronavírus: a operação de choque em Buenos Aires para isolar favelas contra espalhamento da covid-19

08/06/20 Cerca de 300 pessoas com macacões, máscaras e óculos percorreram comunidade carente para higienizar região e orientar moradores em Buenos Aires

Agência Mural | Motoboys nas periferias de SP relatam cuidados para se proteger da Covid-19

08/06/20 Moradores que trabalham com delivery nas periferias redobram cuidados para proteger família e falam sobre os dias de trabalho com a pandemia.

Isto é | Covid-19: entidades escolhem projetos em favelas para receber verbas

08/06/20 De acordo com as regras estabelecidas para seleção, é necessário que as iniciativas já estejam em andamento para poder concorrer ao valor que será concedido a cada projeto, de até R$ 5 mil.

Agência UVA | Coletivos promovem ações contra o Covid-19 em favelas do Rio

08/06/20 Devido a enorme desigualdade social, o combate ao vírus se torna mais difícil em regiões carentes.

Terra | Fotógrafo desvela as imagens da pandemia nas favelas do Rio

09/06/20 Criado no Complexo do Alemão, Bruno Itan tem carta livre para registrar o dia a dia das comunidades sob isolamento social.

Folha de São Paulo | Apagão de dados sobre Covid-19 afeta periferias desde começo da pandemia

09/06/20 Nos últimos dias, o governo federal mudou a divulgação dos dados de mortes por causa da Covid-19 e as medidas foram criticadas pela falta de transparência. Infelizmente, a situação a nível nacional é semelhante ao que é visto nas periferias de São Paulo desde março. 

Extra | Rocinha negociou com organizadores o fim dos bailes funk para evitar escalada da Covid-19 na favela

09/06/20 Após as notícias de que bailes funk voltaram a ocorrer em comunidades do Rio no último fim de semana, o presidente da Associação de Moradores da Rocinha, Wallace Pereira, garantiu que os eventos não têm ocorrido na comunidade.

Agência Mural | Nas periferias de SP, subnotificação e testes sem resultados são desafios no combate à Covid-19

10/06/20 Casos que ainda estão em investigação dificultam entender dimensão da Covid-19 nos bairros mais distantes do centro da cidade.

Todo mundo | Rede de Apoio Humanitário nas e das Periferias: conheça a iniciativa que está levando solidariedade e ativismo para as periferias de SP

10/06/20 A campanha se dá através do Match-funding, com aporte de parceiros, que multiplicam a arrecadação. 

The Washington Post | Brazil’s favelas, neglected by the government, organize their own coronavirus fight

10/06/20 Reportagem do The Washington Post abordando a organização e mobilização das favelas do Brasil face a ausência do Estado.

Voz das Comunidades | Prefeitura entrega apostilas do ensino fundamental a moradores do Alemão

10/06/20 9 pontos realizaram as distribuições dos materiais escolares e kits de higienização.

Agência Brasil | Mapeamento propõe estratégias locais para enfrentar covid-19

11/06/20 Vírus atinge de formas diferentes cada região de São Paulo.

Folha de Pernambuco | Realidade da periferia não é levada em conta ao decidir medidas contra pandemia, dizem ativistas 

11/06/20 O confronto entre a realidade das favelas e regiões periféricas e as medidas propostas pelos governos para enfrentar a crise sanitária foi o tema principal de um webinário.

Yahoo Notícias | Avanço do coronavírus pela Zona Norte de São Paulo exemplifica o abandono do SUS

11/06/20 Falta de protocolos de atendimento nas Unidades Básicas de saúde e crise política no governo corroboram para um panorama onde os mais vitimados pela doença são negros e pobres.

G1 | Estudo da UFPE diz que periferia do Recife tem menos casos confirmados e mais mortes por Covid-19

11/06/20 De acordo com pesquisadores do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, há carência de testes em locais mais pobres.

UOL | Rita, a assistente social que encara a Covid-19 nas ruas das periferias 

12/06/20 Rita de Cássia enfrenta a Covid-19 nas ruas da periferia. Enquanto a população foi convocada a se isolar dentro de casa, ela praticamente só entra na dela para dormir.

CNN | How Rio de Janeiro's favelas are trying to stop coronavirus spread

12/06/20 In the favelas of Rio de Janeiro, run by drug cartels, have made new rules as fears of the coronavirus spread throughout the community.

Global Voices | São Paulo tem mais de mil favelas enfrentando dificuldades com pandemia

12/06/20 Favelas pequenas têm menos apoio do poder público e da sociedade civil.

G1 | UFMG propõe distribuição de água gratuita e aplicação de testes para conter avanço da Covid-19 nas periferias

14/06/20 No Rio de Janeiro, mais de 250 mortes foram confirmadas em favelas. Em São Paulo, os óbitos se concentram nas periferias.

UOL | 'A favela cuida da favela': Paraisópolis tem médicos e ambulância próprios

14/06/20 Moradores de Paraisópolis na entrada do gabinete de crise de covid-19 na favela, em São Paulo.

Terra | "Isolamento na favela é piada; são 200 mil vivendo juntos"

14/06/20 Em Heliópolis, a Central Única das Favelas (Cufa) se uniu a nomes do samba, rap e funk para ampliar o alcance das informações sobre a covid-19.

Voz das Comunidades | O resgate das pipas na favela: isolamento social faz com que pipeiros retornem à ativa

14/06/20 Crianças, adolescentes e jovens resolveram utilizar a pipa como forma de passar o tempo livre.

Metrópoles | Pandemia agrava fome nas favelas de João Pessoa, alertam pesquisadores

15/06/20 Situação deve piorar com chuvas e enchentes em bairros periféricos da capital paraibana.

O Dia | Coletivo da Maré espalha informações sobre coronavírus e tenta evitar contaminação ainda maior na favela

15/06/20 Frente de Mobilização aposta em graffitis, faixas e carro de som para espalhar as notícias sobre a pandemia.

Projeto Colabora | Startups em favelas ajudam a mitigar impactos da covid-19

16/06/20 Iniciativas de empresas nas periferias colaboram na manutenção dos pequenos negócios e no combate à fome.

SP Norte | Iniciativas sociais de Brasilândia formam uma rede de solidariedade

16/06/20 Iniciativas sociais estão se dedicando a entregar cestas básicas e kits de higiene e de proteção a fim de evitar com que os moradores saiam de casa. 

Agência Mural | Sem auxílio emergencial, artistas nas periferias defendem renda básica e relatam dificuldades na pandemia

17/06/20 Sem poder receber auxílio emergencial, classe artística aguarda aprovação de lei Aldir Blanc que também prevê apoio de R$ 600.

Ciência na Rua | “Uma rima pode salvar vidas”

17/06/20 Batalha do Covid premia vídeos com rimas sobre a pandemia.

Carta Capital | 73% dos negros perderam renda no Brasil durante a pandemia

17/06/20 Brasileiro naturalizou racismo e enxerga-o como obra de pessoas, não do País.

Revista TRIP | ISOLAMENTO PARA QUEM? HQ RETRATA A PANDEMIA NA PERIFERIA

17/06/20 Em ”Farol de quebrada”, o artista João Pinheiro narra em quadrinhos o cotidiano do Jardim Brasília, na periferia de São Paulo, onde não existe distanciamento social.

Voz das Comunidades | Movimento União Comunitária e Nestlé distribuem 8 mil potes sorvetes às crianças nas favelas

18/06/20 Na primeira etapa 100 caixas de sorvetes foram destinadas para cada comunidade.

Voz das Comunidades | Curado da Covid-19, morador da Cidade de Deus é recebido com fogos pelos vizinhos

18/06/20 Dono de bar ficou 45 dias internado e teve uma grande recepção ao chegar em casa.

G1 | Projeto do Morro da Providência, Rio, mapeia 380 casos suspeitos e mortes por Covid-19 na favela

18/06/20 Moradores que formam o Morador Monitor já ajudaram 5.515 moradores produtos de higiene, água, máscaras e cestas.

Agora Vale | 75% dos moradores de favelas não procuram atendimento médico

18/06/20 Pesquisa aponta que, mesmo com os sintomas de covid-19, pessoas temem ir aos hospitais.

O Globo | Favelas poderiam ter problemas de habitação resolvidos em 20 anos com cerca de 2% do custo da crise da Covid-19 ao Rio

19/06/20 Seminário 'Rio Sem Sub-Habitação em 2040' aponta ser necessário investimento de US$ 12,5 bilhões.

O Globo | Mães da Península formam grupo para doar cestas básicas a comunidades carentes

20/06/20 Em um mês, projeto arrecadou mais de R$ 25 mil em alimentos.

Morro do Turano, sinônimo de persistência, resistência e sobrevivência

Relato sobre o cotidiando dos moradores do Morro do Turano, no Rio de Janeiro, em tempos de pandemia do Coronavírus.

ONGs de Rio das Pedras atuam junto às famílias em vulnerabilidade social

Os trabalhos de ONGs na favela do Rio das Pedras (Rio de Janeiro)

O cenário da pandemia tem rostos, cor e localização geográfica

Reflexão sobre os efeitos do Coronavírus para os moradores de favelas e periferias.

Do morro para o asfalto, ação chega à marca de 10 mil refeições doadas

Uma ação social, realizada no Rio de Janeiro, que ganhou novos contornos diante à epidemia do Coronavírus.

“Lins Solidário” busca mais parceiros para ajudar famílias carentes

Ação realizada no Complexo do Lins (Rio de Janeiro) durante o avanço da epidemia do Coronavírus.

Favelas de Recife ganham pias públicas no combate à pandemia

Instalação de pias públicas em Recife auxilia o combate ao Coronavírus.