Notícias sobre Coronavírus nas Favelas

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

A equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco apresenta um compilado de notícias sobre os efeitos do Novo Corona Vírus nas favelas do Brasil.

Para acessar as matérias, basta clicar no título e você será encaminhado ao texto na íntegra.

Veja também:

 

Introdução

Em todo o mundo, são quase 30 milhões de casos confirmados e cerca de 900 mil mortes em decorrência do vírus. Entre as orientações gerais dadas pela a OMS, a quarentena o fortalecimento de práticas de higiene pessoal são importantes na prevenção e o isolamento dos casos contaminados e suspeitos é orientado para evitar a propagação do vírus. Acontece que nem todas as pessoas possuem as mesmas condições materiais para atender tais recomendações. Nas favelas e periferias, onde há historicamente falta de água, saneamento e renda mínima para garantir muitas vezes alimentação, como garantir as condições de assepsia ou isolamento? Com moradias superlotadas ou inacabadas, com muitas pessoas em postos de trabalhos informais que dependem do trabalho cotidiano para sobreviver, como garantir a quarentena?    Essas e algumas perguntas são discutidas nos artigos abaixo, bem como respostas do poder púbico e dos moradores e movimentos sociais.

Ah! E temos espaço na plataforma para debates sobre as notícias. Leia o conteúdo e participe! =)   

Imagem de ação do Coletivo Papo Reto na Cidade de Deus (RJ) - Divulgação: Coletivo Papo Reto

 

Notícias sobre coronavírus em favelas

A tabela abaixo apresenta quatro informações fundamentais: título da matéria, tipo de veículo, data de publicação e categoria de classificação. Em relação aos tipos de veículos, estão ordenados da seguinte forma:

1) Mídia comunitária: iniciativas de base territorial de produção de informação acerca da realidade de favelas e periferias levadas a cabo por coletivos e grupos comunitários.

2) Imprensa alternativa: expressa as experiências produzidas por grupos não hegemônicos no campo da comunicação de massa, mas que não possuem necessariamente vinculação territorial.

3) Imprensa comercial: refere-se às grandes empresas privadas de comunicação.

4) Portal institucional: relaciona-se às páginas oficiais de instituições públicas e privadas.

Além disso, localiza-se as notícias coletadas em 12 categorias de classificação, com o objetivo de organizar e permitir observar quais as ênfases dadas em cada tipo de veículo e em cada período de tempo. São elas: 1) Ações de comunicação e informação; 2) Denúncias/Alertas/Carências; 3) Rotina/Quarentena; 4) Propostas; 5) Ações/Organização; 6) Demandas/Direitos; 7) Desigualdade/Vulnerabilidade;              8) Casos/Mortes; 9) Mobilização/Solidariedade; 10) Empobrecimento; 11) Políticas públicas; 12) Violência.