Pedaços da Fome (livro)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 16h08min de 14 de dezembro de 2023 por Gabriel (discussão | contribs) (Criou página com ''''''Pedaços da Fome''''' é um romance ficcional escrito por Carolina Maria de Jesus, que aborda fome e miséria na cidade de São Paulo a partir de experiências vivenc...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Pedaços da Fome é um romance ficcional escrito por Carolina Maria de Jesus, que aborda fome e miséria na cidade de São Paulo a partir de experiências vivenciadas pela própria autora.

Foi publicado em 1963, pela editora Aquila, sendo uma das cinco obras que a escritora brasileira publicou ainda em vida.

Autoria: Carolina Maria de Jesus[1].
Capa Pedaços da Fome.

Contexto

Três anos após o seu livro de maior sucesso, Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus já havia se mudado da favela do Canindé e agora morava no bairro de Santana em São Paulo.

Decidiu então publicar por conta própria, arcando com os custos desta publicação, dois livros sendo o primeiro deles Pedaços da Fome. Fugindo do estilo de produção usual da autora até aquele momento, Pedaços da Fome é um romance ficcional, ao contrário de seus livros anteriores conhecidos por serem autobiográficos.

Segundo Audálio Dantas, jornalista que "descobriu" a escritora em 1958, a autora revelou que tanto Pedaços da Fome quanto o livro posterior Provérbios não geraram um bom retorno financeiro.

Enredo

Em Pedaços da Fome Carolina Maria de Jesus conta a história de Maria Clara, uma jovem branca e rica moradora do interior de São Paulo, que impulsionada pelo amor após se apaixonar pelo jovem dentista Paulo, resolve se mudar para a cidade de São Paulo, com a promessa de uma vida melhor do que a que levava no interior, mesmo cercada dos cuidados de seu pai, um rico coronel da cidade.

Ao chegar em São Paulo porém, a jovem acaba vivendo em um cortiço em Guarulhos, em meio a uma comunidade pobre, muito distante daquilo que Paulo a oferecera. O livro explora a partir disso as dificuldades de Maria Clara, bem como as amizades que ela cria com as mulheres pobres e majoritariamente negras daquela comunidade, que se solidarizam com ela.

Ficha técnica

Autor(es) Carolina Maria de Jesus
Idioma Português
País Brasil
Assunto Romance, Condições Sociais, Favela, Pobreza, Racismo.
Gênero Literatura
Arte de capa João K . Suzuki
Editora Editora Aquila
Formato Brochura
Lançamento 1963
Páginas 267

Ver também

  1. Conteúdo republicado pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco. Fonte: Wikipedia.