Rede Postinho de Saúde
A Rede Postinho de Saúde, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e sem fins lucrativos, tem como objetivo cuidar da saúde das mulheres que vivem nas comunidades do Cantagalo, Pavão- Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes de comunicação oficiais da organização[1].
Sobre[editar | editar código-fonte]
A Rede Postinho de Saúde, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e sem fins lucrativos, tem como objetivo cuidar da saúde das mulheres que vivem nas comunidades do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Os voluntários trabalham para garantir a qualidade de vida das moradoras e seus núcleos familiares, por meio de atendimentos gratuitos, individuais e em grupo nas áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia, medicina, mediação familiar e PICs (Práticas Integrativas Complementares).
Em 2010, a organização foi fundada pela psicóloga Julia Rangel, que sempre sentiu uma forte inquietação com relação às desigualdades sociais no bairro onde vivia, e sonhava em contribuir com a aproximação entre morro e asfalto. Para isto, Julia convidou profissionais da área de saúde que estavam dispostos a doar seu tempo e experiência, criando uma rede colaborativa em prol de um objetivo - proporcionar melhor qualidade de vida para as moradoras do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho.
Além do reconhecimento dessas comunidades, a Rede Postinho de Saúde foi contemplada com o prêmio do Projeto Dom, do Grupo Fleury, em 2013, e reconhecida pelo Fundo de Mulheres, da Brazil Foundation, em 2016.
Atuação[editar | editar código-fonte]
A Rede Postinho de Saúde atua em diversas áreas, sendo elas:
Psicologia[editar | editar código-fonte]
O Núcleo de Psicologia é formado por 11 psicólogos atualmente, os quais dedicam 3 horas por semana para atendimentos e 3 horas para a intervisão dos profissionais e estudos, com o objetivo de gerar discussões e trocas teóricas sobre os casos.
Além dos atendimentos individuais também são realizados psicoterapia em família, em casal e em grupo, com até 6 pacientes.
Medicina[editar | editar código-fonte]
O Núcleo de Medicina é o fortalecimento da saúde da mulher e conta, no momento, com as especialidades: Clínica Médica, Acupuntura, Homeopatia, Psiquiatria e Dermatologia.
Com a ajuda de eventuais exames e com a complementação das especialidades e atividades oferecidas na Rede Postinho, abre-se um leque amplo de apoio e tratamento integral para as pacientes.
Fisioterapia[editar | editar código-fonte]
O Núcleo de Fisioterapia consiste em promover e melhorar a qualidade de vida, utilizando recursos de Eletroterapia, Cinesioterapia e Terapias Manuais. Muitas mulheres na comunidade sofrem com artroses, tendinites e dores na coluna, afetando diretamente suas atividades de vida diária e laborativa. A demanda de serviços desse Núcleo é uma das maiores da Rede Postinho.
Práticas Integrativas[editar | editar código-fonte]
O Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares tem como alicerce a visão holística no tratamento das pacientes, ou seja, seu problema é visto de uma forma mais abrangente.
São utilizadas diversas terapias tais como Terapia Floral, Massoterapia, Yoga, Reiki, Auriculoterapia, Constelação Familiar, Reflexologia e Massagem Ayurvédica.
Nutrição[editar | editar código-fonte]
O Núcleo de Nutrição realiza atendimentos individuais e em grupo para pacientes portadores de obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras patologias.
Na consulta nutricional individual é feita anamnese, recordatório alimentar, avaliação nutricional e a prescrição do plano alimentar. No Grupo interdisciplinar é realizado educação nutricional, e esclarecimento de dúvidas.
Mediação Familiar[editar | editar código-fonte]
O Núcleo de Mediação Familiar atende mulheres da comunidade e suas famílias para realização de práticas de facilitação de diálogo com o objetivo de melhorar a comunicação no âmbito familiar e colaborar para a solução pacífica das questões trazidas ao conhecimento das mediadoras.