Sanitização do Santa Marta

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Autores: Thiago Firmino e Tandy Firmino (moradores do Santa Marta)

Processo de sanitização do Morro Santa Marta

Nas últimas semanas, ações preventivas de desinfecção contra a propagação do novo coronavírus começaram a ser feitas em uma favela de Niterói, na Central do Brasil, nas barcas, no metrô e em áreas onde há maior circulação de pessoas na cidade do Rio de Janeiro.  Esse procedimento usado em vários países e no Brasil pode salvar vidas! Por que não usá-lo nas favelas?  

Defendemos que esse processo de sanitização seja realizado em todas as favelas! Mas quando será que o poder público vai desinfetar os becos e vielas do Santa Marta? Não podemos esperar! A luta contra o coronavírus é urgente!

Obviamente, concordamos e defendemos o isolamento total. Infelizmente, essa não é uma realidade para todas e todos e por isso precisamos nós mesmos desinfetar os caminhos pelos quais passam as trabalhadoras e os trabalhadores que precisam sair de casa para manter o sustento de suas famílias.

Tivermos a ideia de fazer o processo de sanitização da favela por nós mesmo! Conseguimos doações iniciais e já começamos voluntariamente a realizar, com os devidos equipamentos de segurança, essa ação preventiva de desinfecção das ruas, becos, vielas e bonde do Morro Santa Marta. 

Apoie essa ação e ajude a salvar vidas

Higienização St Marta.jpg

PARA DOAR, CLIQUE AQUI!

OU CONTATE DIRETAMENTE:

Doações Santa Marta Thiago Firmino.jpeg

 

Material de divulgação da sanitização do Santa Marta

Desde o início da pandemia da COVID-19, temos sido informados que a transmissão da doença poderia ser maior em locais como as favelas do Rio de Janeiro. Sabemos que o poder público não se preocupa com as favelas. Por isso, nós, moradores voluntários da favela Santa Marta, resolvemos nos organizar. Em mais um exemplo onde a realidade na favela é determinada pelo “nós por nós”, decidimos desinfetar e sanitizar os caminhos pelos quais passam trabalhadoras e trabalhadores que precisam sair de casa e para manter o sustento de suas famílias.

A favela Santa Marta, localizada no bairro de Botafogo, é um local historicamente impactado por problemas relacionados à distribuição de serviços públicos, como coleta de lixo, saneamento básico, distribuição de eletricidade e água. Somos um grupo de voluntários trabalhando motivados pela mesma questão: “Considerando que o mesmo processo de sanitização em vias públicas já vem sendo feito em outras áreas da cidade, então porque não fazer na favela?”.

É preciso ter um plano para combater o coronavírus nas favelas. Até agora nada foi proposto pelo poder publico.

Para iniciar as lavagens, contamos com diferentes tipos de ajuda: desde doações de uma rede de contatos para a compra inicial de equipamentos até recomendações de especialistas sobre as substâncias apropriadas para uma limpeza eficaz. O produto mais indicado seria o quaternário de amônia 5ª geração, um desinfetante bactericida, fungicida de alto rendimento que tem resultados mais prolongados.

Precisamos da sua ajuda para continuar as atividades de sanitização das vielas e salvar 6 mil vidas na favela.

Estamos em contato com moradores de favelas como Babilônia, Chapéu Mangueira, Tabajaras, PPG, Providência, entre muitas outras. A partir da experiência no Santa Marta, estamos disponibilizando informações e suporte para o realizar o mesmo tipo de ação em outras favelas. Por isso, precisamos adquirir mais equipamentos e produtos de limpeza.

Precisamos de ajuda para continuar. É emergencial que seja oferecido suporte financeiro para a continuidade e expansão desta iniciativa.

Nossos objetivos:

1. Comprar produtos de higienização, principalmente as substâncias ‘quaternário de amônia’ – selecionadas de acordo com indicações da ANVISA e da significativa experiência na China;

2. Adquirir mais equipamentos para expandir até outros locais a pulverização dos produtos químicos e higiênicos;

3. Oferecer alimentação e equipamentos de proteção pessoal - como macacão, máscara de gás, luvas e botas - para os voluntários envolvidos nas ações de limpeza e desinfecção;

4. Oferecer materiais de apoio, conscientização e higiene para moradores de favelas que buscam informações e suporte para reproduzir a mesma ação de sanitização e desinfecção até outras favelas da cidade.

• Para mais informações, imagens, vídeos e reportagens: bit.ly/SantaMartaCorona

Siga-nos no instagram: @SantaMartaContraoCovid19

 

Para doar e coloborar com essa ação que está salvando vidas entre em contato com Thiago Firmino pelo telefone (21) 99177-9459.

Ou doe através do linkhttps://benfeitoria.com/santa-marta-contra-o-covid19-ehw

É uma questão de vida ou morte! Precisamos nos prevenir com urgência! Precisamos da sua ajuda agora! DESINFECÇÃO PODE SALVAR VIDAS!

 

Prestação de contas

Sanitização 1.png
Sanitização 3.png
Sanitização 4.png
Sanitização 5.png
Sanitização 6.png

 

Reportagens 

Ação na capa do Estado de São Paulo

Em outras regiões, o processo já está sendo feito. Para mais informações, acesse:

 

Fotos 

Sanatização1.jpeg
Sanatização13.jpeg
Sanatização2.jpeg
Sanatização4.jpeg
Sanatização5.jpeg
Sanitização St Marta (1).jpeg
Sanitização St Marta (10).jpeg
Sanitização St Marta (11).jpeg
Sanitização St Marta (12).jpeg
Sanitização St Marta (13).jpeg
Sanitização St Marta (14).jpeg
Sanitização St Marta (15).jpeg
Sanitização St Marta (16).jpeg
Sanitização St Marta (17).jpeg
Sanitização St Marta (18).jpeg
Sanitização St Marta (19).jpeg
Sanitização St Marta (2).jpeg
Sanitização St Marta (20).jpeg
Sanitização St Marta (21).jpeg
Sanitização St Marta (22).jpeg
Sanitização St Marta (24).jpeg
Sanitização St Marta (25).jpeg
Sanitização St Marta (26).jpeg
Sanitização St Marta (27).jpeg
Sanitização St Marta (28).jpeg
Sanitização St Marta (3).jpeg
Sanitização St Marta (5).jpeg
Sanitização St Marta (9).jpeg
Sanitização St Marta (7).jpeg

Vídeos

Sanatização do Santa Marta - Relato dos Moradores

Sanatização do Santa Marta - 2º Relato dos Moradores

Filmagem de moradores sanatizando o Santa Marta 

 

Filmagem de moradores fazendo sanatização da Favela Santa Marta 

 

 

Reportagem com Thiago