BaixadaCine

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Cineclube Velho Brejo.png

O coletivo BaixadaCine surgiu em 2016 no município de Belford Roxo, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, com a produção do primeiro curta-metragem “Cor Viciada”, produzido no final de 2016 e lançado no dia 13 de Janeiro de 2017. Durante esse período o coletivo produziu diversos projetos na área audiovisual atuando na área de produção, exibição e formação de novos cineastas periféricos. Entre seus principais projetos estão a Oficina Cinema de Periferia, o Festival Cinema de Pedreiro e o Cineclube Velho Brejo que em suas sessões já exibiu vários filmes para um público que muitas vezes nunca entrou numa sala de cinema. Vale ressaltar que Belford Roxo, cidade com população estimada em 510.906 pessoas e com 78.985 km² de território segundo IBGE, é a maior cidade do Brasil que não tem nenhuma sala de cinema. Entre um dos principais projetos do coletivo está a fundação da Escola de Cinema BaixadaCine.

Oficina Cinema de Periferia.png

Em 2023 o coletivo se formalizou e em 2024 foi fundada o Instituto de Cinema e Artes BaixadaCine, que visa proporcionar para jovens periféricos sem acesso à produção cinematográfica a oportunidade de aprender como escrever e realizar projetos audiovisuais com baixo custo. Nessas oficinas os alunos aprendem sobre todas as etapas que envolvem a produção de um projeto audiovisual, desde a escrita do projeto para enquadramento em leis fiscais e a escrita do roteiro, direção e funções secundárias, pré-produção, produção e pós-produção, noções de fotografia e operação de câmera, direção de arte e figurino, técnicas de captação de áudio e operação de equipamentos de som, montagem e edição de imagens e utilização de programas para edição de vídeos e olhar sobre documentário. Ao final do curso os alunos produzem projetos audiovisuais que serão desenvolvidos durante as disciplinas usando do conhecimento adquirido ao longo do curso.

Festival Cinema de Pedreiro.png

O BaixadaCine trabalha com uma metodologia de linguagem possível de ser ministrada para vários públicos e territórios, mas sua prioridade é trabalhar na Baixada Fluminense por ser nossa localidade e por conhecermos as carências do lugar. Tal fato não impede de levar essa metodologia para outros lugares, em 2022 o BaixadaCine teve a oportunidade de levar esse método para Fortaleza e trabalha atualmente com a possibilidade de levar essa oficina para locais como Paraisópolis e Capão Redondo em SP, através de parcerias já firmadas com produtores locais. Uma versão mais compacta do curso também está disponível de forma online no Instagram do BaixadaCine e está em seus planos disponibilizá-los de forma integral no futuro site da Instituição BaixadaCine.