Centro Cultural Liga do Bem

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco


O Centro Cultural Liga do Bem é uma ONG que atende a crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, que residem na Penha/Vila Cruzeiro, oferecendo oficinas artísticas. Esta iniciativa foi contemplada pela Chamada Pública, para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas, realizada pela Fiocruz.

Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir das redes oficiais da organização.
Logo da ONG.
Logo da ONG.

Sobre[editar | editar código-fonte]

O Centro Cultural Liga do Bem é uma organização não governamental que trabalha em prol do desenvolvimento das habilidades artísticas de crianças e adolescentes que residem na Penha/Vila Cruzeiro. A ONG é uma iniciativa da Educadora de música Ana Paula Mendonça, que, à medida que foi montando suas turmas, convidava voluntários para colaborar, obtendo assim a realização de diversas atividades culturais como aulas de grafite, reciclagem, artes e outras.

Sendo assim, desde 2012, o CCLB vem desenvolvendo oficinas e incentivando a cultura através de passeios culturais com crianças e adolescentes da Comunidade na faixa etária entre 06 e 14 anos e que estejam regularmente matriculas em uma instituição de ensino. O Centro oferece aulas de percussão, flauta doce, violão, artes e tem como missão contribuir para o protagonismo de crianças e adolescentes através de diferentes expressões artísticas e culturais.

A ONG já teve parceria e e apoio de voluntários pessoas físicas e instituições como Instituto da Criança, UPP Social, Agência do Bem e convênios no Territórios da Cultura (prefeitura RJ) e Orquestra Sinfônica Brasileira. Fundada em 3 novembro de 2012 já atenderam cerca de 900 alunos.

Atividades[editar | editar código-fonte]

Aula de percurssão[editar | editar código-fonte]

Apresentações[editar | editar código-fonte]

Apresentação no XI Recital do Centro Cultural Liga do Bem.
Apresentação no XI Recital do Centro Cultural Liga do Bem.
Apresentação na Tijuca.
Apresentação na Tijuca.

Redes sociais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]