Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

O Golfinhos da Baixada tem o propósito de tornar acessível a prática da natação para crianças e adolescentes da Baixada Fluminense e a missão de promover a transformação social através do esporte.

Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir de redes de comunicação oficiais do Centro Esportivo E Educacional Golfinhos Da Baixada.

Esta iniciativa foi contemplada pela Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas, realizada pela Fiocruz[1].

Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada

História[editar | editar código-fonte]

Instituto Golfinhos da Baixada

Em 2011, nasce o Golfinhos da Baixada, com o propósito de tornar acessível a prática da natação para crianças e adolescentes da Baixada Fluminense, e com a missão de promover a transformação social através do esporte. Temos como trabalhos realizados: festivais de natação a nível mar e piscina, eventos e passeios culturais e educativos, intercâmbios com outras instituições, cursos realizados através de parceiros, e no ano de 2020, realizamos ações humanitárias em favor das famílias afetadas pela pandemia do COVID-19 e coordenamos a realização da Agenda 2030 de Queimados (Iniciativa Global da ONU).

A empresa Centro Esportivo E Educacional Golfinhos Da Baixada, que tem como razão social Centro Esportivo E Educacional Golfinhos Da Baixada, foi fundada em 02 de outubro, de 2017.

Instituto Golfinhos da Baixada
Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada

Propósitos[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

Promover a transformação social através do esporte, educação, cultura e arte, e contribuir para a redução das desigualdades sociais da região da Baixada Fluminense.

Visão[editar | editar código-fonte]

Sem referência na promoção da natação e no protagonismo social na Baixada Fluminense.

Valores[editar | editar código-fonte]

Transparência, equidade, espírito de equipe e altruísmo.

Alguns projetos[editar | editar código-fonte]

Golfinhos Solidários[editar | editar código-fonte]

O Golfinhos da Baixada, em um esforço de amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19, iniciou uma frente solidária desde março de 2020. Durante esse processo quase 2 mil famílias foram atendidas com cestas básicas, produtos de limpeza e higiene pessoal e kits de proteção individual.  Todas as ações que fizemos só foi possível graças às articulações com coletivos, Ongs e iniciativas da sociedade civil. Neste período tão difícil percebemos o poder da coletividade e a importância da atuação em rede.

Projeto DEZConstruir[editar | editar código-fonte]

Seu nome traz a intenção de confundir. E nesse sentido despertar para novas ideias e possibilidades. O DEZ é o resultado da adição de 3 valores: desenvolvimento sustentável; superação da violência e o direito à cidade. Que somados com a empatia, o respeito, a sororidade, a equidade, o amor, o empoderamento e a paz fazem possível a construção de uma nova realidade territorial.

Agenda Queimados 2030[editar | editar código-fonte]

Desde março de 2020 o Golfinhos da Baixada, a Pedala Queimados, a Ampara e a Bxd_Qm2 têm construído, de maneira coletiva, uma Agenda de prioridades para o município. A ideia é que esse documento traga uma série de propostas que valorize o desenvolvimento sustentável, corrobore para a superação da violência e garanta de maneira ampla o direito à cidade a todas e todos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e também com a Agenda Rio da Casa Fluminense. Clique aqui e acesse a agenda.

Contato e Redes Sociais[editar | editar código-fonte]

Facebook

Instagram

Site Oficial

Telefone: (21) 8957-9979

E-mail: eloi.elosport@gmail.com

Golfinhos na mídia[editar | editar código-fonte]

Fórum Grita Baixada: Golfinhos da Baixada realiza roda de conversa sobre violência e racismo na Baixada Fluminense

Casa Fluminense: Encontro Giro mostra que o caminho para as mudanças políticas está nas periferias

Lançamento da Agenda Queimados 2030