Chacina do Parque Floresta - 24 de novembro de 2010
Em novembro de 2010, a comunidade Parque Floresta, no bairro Santa Marta, em Belford Roxo foi palco de uma chacina realizada pela Polícia Militar, donde uma operação resultou em oito pessoas mortas e duas pessoas detidas.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Este trabalho é uma pareceria entre os grupos GENI/UFF, Radar Saúde Favela e CASA (IESP/UERJ) juntamente com o Dicionário de Favelas Marielle Franco.
A operação[editar | editar código-fonte]
No dia 24 de novembro de 2010, uma operação do 39º BPM na comunidade Parque Floresta, deixou oito pessoas mortas. Segundo a PM, os policiais surpreenderam bandidos que estavam reunidos num terreno na comunidade e houve troca de tiros. As oito pessoas baleadas foram levadas para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, mas morreram. Outros dois homens que estavam próximos ao local foram detidos para averiguação.
Nesse terreno, os policiais apreenderam um fuzil AR-15 com luneta e mira laser; uma escopeta calibre 12; uma metralhadora de fabricação argentina; cinco pistolas; e drogas. Além disso, foram encontradas três garrafas pet com cerca de cinco litros de gasolina. O material apreendido foi levado para a 54ª DP (Belford Roxo).
De acordo com a polícia, os criminosos estariam no local planejando ataques criminosos. Nesta madrugada, dois carros foram incendiados em Belford Roxo. Ainda segundo a polícia, esses bandidos seriam os responsáveis pelo crime.
O comandante do 39º BPM, tenente-coronel João Silvestre, afirmou que as operações no município devem continuar.
- Todo o efetivo do batalhão está nas ruas. As incursões vão prosseguir conforme à orientação do comando da PM - disse o comandante.