Chacina do Parque Floresta - 3 de fevereiro de 2022

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

No dia 03 de fevereiro de 2022, a Polícia Militar (PM) promoveu uma chacina na comunidade Parque Floresta, em Belford Roxo, Rio de Janeiro. Com o objetivo de "coibir ações criminosas" e intervir em uma disputa de grupos criminosos na região, a operação resultou em sete pessoas mortas, sete presas e três feridas.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Este trabalho é uma pareceria entre os grupos GENI/UFF, Radar Saúde Favela e CASA (IESP/UERJ) juntamente com o Dicionário de Favelas Marielle Franco.

A operação[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2022, o 39º BPM de Belford Roxo realizou uma operação na comunidade Parque Floresta, no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, com o objetivo de coibir ações criminosas na região e intervir em uma disputa territorial entre grupos criminosos rivais. A ação, que teve o apoio de equipes subordinadas ao 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), terminou com 7 pessoas mortas e um policial militar ferido, além da apreensão de um arsenal de armas e drogas na região.

Segundo a Polícia Militar, agentes foram atacados a tiros e houve confronto, que resultou nas mortes. Mas segundo a Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial, a versão dos moradores é outra. Os moradores de Vila Pauline relataram que o número de mortos era em torno de 20 pessoas, e que 15 teriam sido presas. Moradores disseram ainda que homens dentro de casas queriam se entregar, mas foram executados.

Em nota, a PM disse que o comando da corporação não compactua com "possíveis desvios de conduta ou cometimento de excessos por parte de seus entes", e que pune os envolvidos, quando constatados os fatos.

Notícias na mídia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]