Grupo Cultura Urbana

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas das redes oficiais do grupo, pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco  

Cultura-Urbana.png

Quem somos

Somos o Grupo Cultura Urbana, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua exclusivamente em favelas e periferias, por meio de projetos focados em cultura, esporte, educação, comunicação e empreendedorismo. Nosso objetivo é promover a transformação e inclusão social de crianças, adolescentes e jovens para que tenham um futuro melhor e com mais oportunidades. 

História do grupo

O Grupo Cultura Urbana nasceu através da iniciativa do ator e produtor cultural Fabrício Silvestre, um jovem goiano que se aventurou, em 2006, vir sozinho para o Rio de Janeiro, em busca de uma oportunidade no mercado artístico. O sonho de seguir carreira no cinema e na TV não se concretizou mas deu início a uma nova trajetória, repleta de desafios.  

Em 2009, Fabrício começou a ministrar gratuitamente uma oficina de teatro na sala de uma igreja, no bairro da Taquara/Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. A oficina cresceu e acabou se tornando um grupo amador de teatro, o Grupo Teatral Taquara, mais conhecido como GTT. O grupo  deixou a sala da igreja e passou a funcionar na comunidade do Jordão, no mesmo bairro. 

Em menos de dois anos de existência, o Grupo Teatral Taquara realizou diversas intervenções culturais, entre elas, apresentações teatrais nos espaços culturais de Jacarepaguá, se tornando um grupo conhecido no bairro.    

Percebendo a necessidade de fortalecer e ampliar as atividades socioculturais no Jordão e em outras comunidades da região, Fabrício Silvestre idealiza o Grupo Cultura Urbana e em 2011, juntamente com alguns alunos da oficina de teatro, fundam oficialmente a organização.  

Ao longo dos anos, o Grupo Cultura Urbana ampliou suas atividades, incluindo novos projetos como o Jovens Campeões, uma experiência que gerou ótimos resultados, fazendo com que a organização adotasse o esporte como uma das ferramentas para transformação social de crianças e jovens.   

Atualmente, o Grupo Cultura Urbana está presente em diversas comunidades de Jacarepaguá, desenvolvendo diversos programas e projetos, mantendo o foco na arte e cultura, esporte, educação, comunicação e empreendedorismo, beneficiando centenas de crianças, adolescentes e jovens.

NOSSA MISSÃO

Promover a inclusão social e estimular o protagonismo e empoderamento de adolescentes e jovens, por meio da arte e cultura, do esporte, da educação, da comunicação e do empreendedorismo, transformando-os em cidadãos protagonistas de suas próprias vidas.

NOSSA VISÃO

Ser referência em gestão de projetos e também por capacitar e revelar novos agentes sociais, artistas, atletas, comunicadores e empreendedores de favelas e periferias. 

Nossos Valores

RESPEITO

Respeitar a todos e a diversidade, sem nenhuma discriminação. Aqui somos todos iguais.

COMPROMISSO

Comprometimento com a nossa missão, visão e nossos objetivos institucionais.

ÉTICA

Ética e transparência com os nossos atendidos, comunidade, parceiros, colaboradores e sociedade em geral. 

SER CADA VEZ MELHOR

Ousar e inovar para ser cada vez melhor.

QUALIDADE

Desenvolver nossos projetos e ações com qualidade e entregar os melhores resultados aos nossos atendidos e parceiros.

PROTAGONISMO

Estimular e valorizar o protagonismo e empoderamento das pessoas.

ORGANIZAÇÃO

Manter nossos espaços limpos e organizados para o bem-estar de todos.

Dialogar sempre, para encontrar as melhores soluções para todos.

SINTA-SE BEM

Um lugar onde todos se sintam bem e acolhidos. 

Redes Sociais