Liga das Rodas Culturais do Estado do Rio de Janeiro

De Dicionário de Favelas Marielle Franco

Informações retiradas das redes sociais oficiais da Liga.

Logo da Liga

Sobre

A LIGA DAS RODAS CULTURAIS DO ESTADO DO RJ é uma plataforma de aproximação, diálogo e realização de ações e projetos das Rodas Culturais do Estado do Rio de Janeiro, sua missão é organizar a representatividade das Rodas e construir uma visão conjunta de futuro que empodere o movimento de maneira a ampliar nossas ocupações.

As rodas

Autora: Andressa Vasconcelos.

Informações retiradas do portal Black Pipe.

Cultura urbana nascida em meados dos anos 70 nos subúrbios de Nova Iorque, o Hip Hop tem tomado conta das ruas do Rio de Janeiro através das Rodas Culturais. Os encontros comunitários de livre manifestação da cultura Hip Hop, são realizados em espaços públicos, totalmente gratuitos, sem restrição à circulação de pessoas e com a responsabilidade de transformação do território.

Só no Rio de Janeiro, o número de rodas cadastradas saltou de 64 em 2017, para 98 em 2018. Todas têm em comum a identidade Hip Hop, gestão colaborativa, protagonismo da juventude periférica, engajamento comunitário e o fato de acontecerem de maneira regular em locais públicos específicos e dias determinados. Além disso, a programação das Rodas Culturais é bem dinâmica, com destaque para as Batalhas de MCs, famosas por serem duelos de rimas improvisadas ao som de batidas.

Circuito Estadual das Rodas Culturais RJ

Em 2018, foi criado o Circuito Estadual das Rodas Culturais RJ. Produzido pelo coletivo Liga das Rodas Culturais do Estado do Rio de Janeiro, o Circuito é uma rede integrada por Rodas Culturais presentes em 24 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Vídeo da final do evento:

Fotos

Final Circuito RJ - 2019, batalha.
Final Circuito RJ - 2019, em Catumbi.
Final Circuito RJ - 2019

Redes sociais

  • Facebook
  • E-mail: ligadasrodasrj@gmail.com
  • Contato: 2124907398