Pretinhas Leitoras: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
<p style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;">O projeto Pretinhas Leitoras, criado pelas gêmeas Helena e Eduarda Ferreira, residentes no Morro da Providência, Rio de Janeiro, busca promover a literatura negra e o diálogo entre jovens por meio de livros, abordando questões atuais do RJ. Elas venceram prêmios e mantêm um canal nas redes sociais para compartilhar sua paixão pela leitura e discutir desafios como o racismo nas escolas.
<p style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;">O projeto Pretinhas Leitoras, criado pelas gêmeas Helena e Eduarda Ferreira, residentes no [[Morro da Providência]], Rio de Janeiro, busca promover a literatura negra e o diálogo entre jovens por meio de livros, abordando questões atuais do RJ. Elas venceram prêmios e mantêm um canal nas redes sociais para compartilhar sua paixão pela leitura e discutir desafios como o racismo nas escolas.
</p><p style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"></p><p style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;">Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco  
</p><p style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"></p>
</p>
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco  


== Introdução ==
== Introdução ==

Edição atual tal como às 23h57min de 19 de setembro de 2023

O projeto Pretinhas Leitoras, criado pelas gêmeas Helena e Eduarda Ferreira, residentes no Morro da Providência, Rio de Janeiro, busca promover a literatura negra e o diálogo entre jovens por meio de livros, abordando questões atuais do RJ. Elas venceram prêmios e mantêm um canal nas redes sociais para compartilhar sua paixão pela leitura e discutir desafios como o racismo nas escolas.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco  

Introdução[editar | editar código-fonte]

O grupo Pretinhas Leitoras é um projeto criado pelas gêmeas Helena e Eduarda Ferreira, nascidas em 2008, na primeira favela do Brasil: o Morro da Providência, no Rio de Janeiro. O Projeto Literario é supervisionado pela Pedagoga Elen Ferreira, mãe das apresentadoras.

Em 2015, aos 7 anos, a dupla criou o projeto, que busca incentivar o diálogo entre pares através da literatura negra e suas vivências no Território qual moravam.. Os livros são uma alternativa à realidade de violência e exclusão das pessoas nas periferias e favelas do Rio de Janeiro.

Em 12 de Outubro de 2018, através do Coletivo Entre o Céu e a Favela - Idealizado por Cintia Sant’Anna é existente no Morro da Providência, lançaram oficialmente seu canal nas redes sociais Youtube, Facebook e Instagram por onde compartilham o prazer da leitura como promotora dos encontros com outras crianças. No canal, elas têm debatido temas atuais da realidade do RJ, como a crise da água e violência nas cidades. Além disso, mensalmente, elas realizam encontros mensais onde se debatem as angustias do dia a dia, como o racismo nas escolas. Em janeiro de 2020, venceram o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra 2019, em reconhecimento pelo incentivo à literatura infantil e infanto-juvenil ao projeto Pretinhas Leitoras.

Foram premiadas em 2019 com o troféu Canal WEB - Categoria 1º ao 5º ano, pela MultiRio - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Atualmente, as apresentadoras realizam interações diretas com seus seguidores através de encontros ao vivo no qual recebem convidados e contam com a apresentação também de Elisa Ferreira, sua irmã mais nova.

Para entrar em contato com as pretinhas leitoras, envie um email para: pretinhasleitoras@gmail.com

Facebook/YouTube/Instagram: @PretinhasLeitoras

Twitter: PretasLeitoras

 

Logotipo do projeto Pretinhas Leitoras

Canal das Pretinhas Leitoras no Youtube[editar | editar código-fonte]

Vídeo de apresentação do projeto

Vídeo sobre crise da água no RJ

Fontes:[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]