Chacina do Jacarezinho - 06 de junho de 2007
Em junho de 2007, o Jacarezinho na Zona Norte do Rio de Janeiro foi palco de uma chacina realizada por policiais da Polinter, donde uma operação resultou em oito pessoas mortas.
Autoria: Este trabalho é uma pareceria entre os grupos GENI/UFF, Radar Saúde Favela e CASA (IESP/UERJ) juntamente com o Dicionário de Favelas Marielle Franco.
A operação
Na manhã do dia 06 de junho de 2007, uma troca de tiros entre policiais da Polinter e traficantes na favela do Jacarezinho, subúrbio do Rio, deixou oito mortos. Segundo a Polícia Militar todos os mortos são suspeitos de serem traficantes. A troca de tiros aconteceu quando policiais da Polinter foram à favela cumprir mandados de prisão acompanhados de policiais do 3º. BPM (Méier), que estavam em apoio.
Na operação, encerrada por volta das 14h, três policiais militares ficaram feridos. Um deles foi encaminhado ao Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, no subúrbio, com estilhaços no abdômen. Os outros dois policiais, também feridos por estilhaços, foram levados para o Hospital Central da PM, no Estácio, Zona Norte.
Um traficante conhecido como Snoopy, que seria o chefe do tráfico no Morro do Turano, na Zona Norte, seria um dos mortos, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil.
Além dos policiais, outros dois homens não identificados, foram feridos durante o tiroteio. Um senhor de 75 anos levou um tiro na mão e um outro homem de 32 anos, fio atingido por um tiro no abdômen. Os dois estão no centro cirúrgico do Hospital Salgado Filho, segundo a assessoria da Secretaria municipal de Saúde.
O balanço parcial da operação, divulgado pela PM, diz que foram apreendidas cerca de seis mil papelotes de cocaína e três granadas. O material apreendido foi levado para a sede de Polinter, na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio.
Notícias na mídia
- Oito mortos em operação da Polinter, no Jacarezinho (RJ)
- RJ: operação da Polinter na favela do Jacarezinho deixa oito mortos