O levante da Rocinha nas Jornadas de Junho

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 15h16min de 3 de março de 2024 por Cleber Araujo (discussão | contribs) (criação da página com algumas referências sobre a participação da Rocinha nas jornadas de junho.)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

O levante da Rocinha nas Jornadas de Junho é a segunda temporada do podcast Barraco Adentro, que relembra a participação da favela da Rocinha na insurreição popular que abalou as estruturas políticas do Brasil em 2013.

O levante da Rocinha nas Jornadas de Junho

Dez anos passados das Jornadas de Junho, o Barraco Adentro produziu uma minissérie que reflete o contexto em que as reivindicações da Rocinha e de comunidades adjacentes ganharam as ruas em meio as manifestações que eclodiram no Brasil em 2013, em decorrência do protesto pelo aumento de 20 centavos sobre a tarifa do transporte público.

São quatros episódios que pontuam as principais pautas comunitárias que ganharam as ruas naquele momento histórico: saneamento básico SIM, elefante Branco (teleférico) NÃO; permanência dos moradores no alto do Laboriaux; e Cadê o Amarildo.

Episódios

#08 _ Denis Neves: a convocação para o morro descer (06/01/2024)

Denis Neves é o entrevistado que abre a minissérie "O levante da Rocinha nas Jornadas de Junho" recordando a convocação que colocou nas ruas as reinvindicações comunitárias durante a insurreição popular que abalou as estruturas políticas do Brasil em 2013.


Em seus relatos ele conta como que a criação de um evento no Facebook, organizado por bolsistas da PUC-RIO, resultou numa passeata pacífica com destino a residência do então governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho.

#09 _ Michelle Lacerda _ a voz destemida que repercutiu o caso Amarildo pelas ruas (20/01/2024)

A segunda entrevista da minissérie "O levante da Rocinha nas Jornadas de Junho" é com Michelle Lacerda que fala sobre a luta da sua família que repercutiu nas manifestações de 2013.

Michelle é a sobrinha do pedreiro Amarildo de Souza que mobilizou a comunidade para denunciar o desaparecimento do seu tio após uma abordagem policial para o conduzir à UPP da Rocinha.

Numa conversa emocionante, Michelle relembra fatos relacionados a campanha "Cadê o Amarildo?", além de falar da relação do seu tio com a família e com a comunidade.

#10 _ Simone Rodrigues: a luta da favela pelo direito à cidade (03/02/2024)

O terceiro episódio da minissérie é com a advogada Simone Rodrigues, que relembra a luta dos moradores do Laboriaux, parte alta da Rocinha, para resistir a política de remoção imposta no primeiro mandato de Eduardo Paes como Prefeito do município do Rio de Janeiro.

Na entrevista, Simone fala das ações legais adotadas para enfrentar a ordem de despejo do governo Paes, e também ressalta a importância da participação da comunidade nas Jornadas de Junho para permanência das famílias no Laboriaux na favela da Rocinha.

#11 _ Roberto Lucena: uma perspectiva comunista sobre as Jornadas de Junho (18/02/2024)

O episódio de encerramento da minissérie "O levante da Rocinha nas Jornadas de Junho" é com Roberto Lucena, que faz uma análise sobre o quanto custou para o Brasil as manifestações pelos 20 centavos.

A entrevista com Roberto é um convite para refletir sobre os desdobramentos da insurreição popular que tomou o país em 2013, considerando os acontecimentos políticos que sucederam esse momento histórico.

Sobretudo, esse bate-papo enfatiza a importância do movimento Rocinha Sem Fronteira como espaço de debate e de demanda de pautas políticas essenciais para assegurar direitos básicos à comunidade.

Clique aqui e veja a playlist no Youtube

Ficha técnica

Temporada: O levante da Rocinha nas Jornadas de Junho

Direção: Cleber Araujo

Produção: Robson Melo

Argumento e pesquisa: Karla Martins

Músicas: "Em cima da linha" e "Solitário" do grupo Chorando à toa da Escola de Música da Rocinha

Realização: Barraco Adentro

Prêmios e editais

Chancelado pelo Prêmio Ações Locais 2015, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Contemplado no II Edital de Fomento à Cultura Carioca  - Foca 2022, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Barraco Adentro na mídia

Brasil Nordeste 01/11/2023

Fala Roça 07/07/2023

Brasil Nordeste 30/06/2023

Links externos

Barraco Adentro no Youtube

Barraco Adentro no Spotfy

Barraco Adentro no Amazon Music

Referências Bibliográficas

Mídia e favela: comunicação e democracia nas favelas e espaços populares / [coordenadores Jailson de Souza e Silva e Thiago Araujo Ansel]. - 1.ed. - Rio de Janeiro : Observatório de favelas, 2012. (citação na página 29)

Comunidade Audiovisuais: a comunicação produzida por jovens moradores de favela / Lilian Saback. - 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X: PUC - Rio, 2018. (citação na página 111)

Ver também