Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Origem: site oficial IDMRJ.  

Quem somos

IDMJR capa.png

Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial é uma organização que atua com ações de enfrentamento à violência de Estado. Buscamos debater Segurança Pública na Baixada Fluminense a partir da centralidade do racismo.   A estrutura racista do Estado define as diferentes faces do genocídio para populações negras de periferias, subúrbios e favelas.

Nossa atuação territorial é desenvolvida na região da Baixada Fluminense – RJ e busca construção de políticas de segurança pública pautada na vida, na garantia do direito à memória para vítimas e familiares da violência de Estado com centralidade no enfrentamento ao racismo estrutural e reivindicação por justiça racial.

IDMJR é composta por uma equipe de diferentes campos dos saberes que produz contra narrativas sobre violência de Estado e a luta antirracista nas periferias.

Eixos de atuação

RTENOTITLE

Dados

Construção de Contranarrativas Negras, Periféricas e Faveladas sobre Segurança Pública através da produção e sistematização de indicadores sociais e de violência letal com foco na Baixada Fluminense.

Acesse aos boletins aqui.

Memória

Pelo Direito à Memória e o não esquecimento do legado do nosso povo!

Buscamos promover um sentimento coletivo de reprovação a qualquer tipo de violação, em especial da Violência de Estado. Por isso, entendemos a justiça racial como instrumento de reparação histórica.

O primado do não esquecimento volta-se para uma perspectiva intergeracional, de um futuro diferente e para que os atos traumáticos não mais se repitam.

Além disso, objetiva-se combater os resquícios do sistema escravista que ainda resistem, nas dimensões materiais e simbólicas.

Acesse aqui.

Artigos e publicações

Cartografia Decolonial das Juventudes Negras e Periféricas da Baixada Fluminense.

Notícias

A TORTURA DE CADA DIA, por Cristiano Silva

É POSSÍVEL O FIM DA POLÍCIA?, por Giselle Florentino e Fransérgio Goulart

Acesse outros textos e reflexões aqui.

Incidência política

A Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial entende como Incidência Política um conjunto de ações e estratégias organizadas por Organizações e Movimentos Sociais com objetivo de constranger, monitorar e influenciar a formulação de políticas públicas, ações sociais ou processos políticos dentro ou fora das institucionalidades e das instituições do poder público.

Confira a nossa atuação!

Equipe

Coordenação Executiva

Fransérgio Goulart e Giselle Florentino

Assessoria Jurídica

Joel Luiz

Assessoria de Comunicação

Fernanda Nunes

Articulação e Mobilização das Juventudes

Rayssa Pereira

Assessoria de Comunicação e Audiovisual

Monique Rodrigues

Articulação e Mobilização Política

Nivia Raposo e Cristiano Silva