Unidos do Jacarezinho

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Bandeira do G.R.E.S Unidos do Jacarezinho

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Jacarezinho (ou simplesmente Unidos do Jacarezinho) é uma escola de samba localizada na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, fundada em 1966 a partir da união de três entidades carnavalescas. Com a bandeira de cores rosa e branco, a escola teve seu primeiro desfile em 1967, conquistando o título do Grupo 3. Ao longo dos anos, alternou entre os grupos principais e secundários do carnaval carioca e atualmente integra o Grupo Especial da Intendente.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, reprodução.[1]

Sobre[editar | editar código-fonte]

A escola está situada no bairro do Jacaré, uma das maiores áreas industriais do Rio de Janeiro, mais especificamente na favela do Jacarezinho, que abriga um dos maiores contingentes populacionais da cidade. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Jacarezinho, identificado pelas cores rosa e branco, surgiu da união de três entidades: a Unidos do Morro Azul, com suas cores azul e rosa, fundada em 28 de março de 1946 por Dona Andressa Moreira da Silva, uma influente liderança da favela e pioneira na presidência de uma escola de samba; a Unidos do Jacaré, que ostentava as cores verde e rosa; e o Bloco Carnavalesco Não Tem Mosquito, que carregava as cores vermelho e branco.

História[editar | editar código-fonte]

No seu primeiro desfile como escola de samba, em 1967, a Unidos do Jacarezinho tornou-se campeã do Grupo 3 com o enredo "Exaltação a Frei Caneca". Já em 1970, alcançou o grupo principal das escolas de samba do Rio de Janeiro, apresentando o enredo "O Fabuloso Mundo do Circo", terminando na penúltima colocação e retornando ao Grupo 2.

Em 1986, conquistou o título do Grupo 1-B (equivalente ao Grupo A de hoje) com o enredo "Candeia, luz de inspiração", desenvolvido pelo carnavalesco Flávio Tavares, garantindo assim seu retorno ao Grupo Especial. No ano seguinte, abriu os desfiles de domingo com "Lupicínio Rodrigues, dor de cotovelo", também assinado por Flávio Tavares, mas não obteve sucesso e voltou ao Grupo 1-B. Em 1988, conseguiu novamente a ascensão e, no ano seguinte, desfilou no Grupo Especial com o enredo "Mitologia, Astrologia e Horóscopo, uma Benção para o Carnaval Brasileiro", de Lucas Pinto, porém, mais uma vez não conseguiu se manter na elite do samba.

Após esse período, a escola não voltou mais ao Grupo Especial e passou a alternar entre os Grupos A e B. Em 2005, foi rebaixada para o Grupo C, permanecendo por dois anos. Em 2008, fez a reedição do enredo de 1992, "A Visita do Jacarezinho ao Reino Encantado de Maria Clara Machado", e obteve nota máxima dos jurados, garantindo sua volta à Marquês de Sapucaí em 2009, quando conquistou o quarto lugar no Grupo B. No entanto, em 2010, o enredo sobre inclusão digital e um samba polêmico, que continha versos como "Eu vou entrar no seu Orkut", resultaram em um novo rebaixamento para o Grupo C em 2011.

A escola de samba de cores rosa e branca ficou fora da Sapucaí por dois anos, mas em 2012 sagrou-se campeã do Grupo C e retornou ao Grupo B em 2013. Contudo, a homenagem a Jamelão não foi suficiente para garantir sua permanência, e, com a penúltima colocação, foi rebaixada novamente para a Intendente Magalhães, onde permaneceu por cinco anos, até cair para o Grupo C em 2018. Atualmente, integra o Grupo Especial da Intendente.

Fonte: Reprodução/Unidos do Jacarezinho na Estrada Intendente Magalhães - 2024
FUNDAÇÃO 16/06/66
CORES Verde, Rosa e Branco
QUADRA Av. Dom Helder Câmara, 2233

Vieira Fazenda 21050-450 Telefone: 3886-4384 Fax: 2261-2350

BARRACÃO Av. Rio de Janeiro, s/n

São Cristóvão

SÍMBOLO Jacaré
GRUPO ATUAL Série Prata

Primeiro samba enredo[editar | editar código-fonte]

1969

Enredo: Vila-Rica do Pilar

Compositores: Monarco

Brasil

É repleto de fatos importantes

De uma era tão marcante

Da fase colonial

Que nós cantaremos

Com detalhes interessantes

Neste carnaval

No ribeirão Tripuí

Um mulato desconhecido

Veio a descobrir

O ouro das Minas Gerais

É o que a história nos trás

Mito do Itacolomi

Ficou sendo marco dos mineradores

Que procuravam aquele local

Em busca do rico

E tão precioso metal

Minas Gerais tem as suas entranhas

Repletas de riquezas mil

Onde nasceram grandes vultos

Do nosso Brasil

Depois (ah, depois)

Daquela descoberta alvissareira

Surgiu muita gente

Naquela cidade mineira

Houve um combate

Sangrento e feroz

Guerra dos emboabas

Lembrada por nós

Não foi só isso

Que se deu em Vila Rica

A história explica

Devemos lembrar

Inconfidência Mineira

Página Brasileira

Que o povo jamais esquecerá

É com orgulho e glória

Que lembramos a história

De Vila Rica do Pilar

Lá lá laia lá lá lá

Ver também[editar | editar código-fonte]

Contato[editar | editar código-fonte]

  • Página oficial da escola no Instagram
  • Quadra da escola no Google Maps:

 

 

Notas e referências