Ocupa Marielle Franco: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
[[Arquivo: | [[Arquivo:E2f4080c-0f86-48d3-b68d-2270726f21c1.jpg|esquerda|miniaturadaimagem]] | ||
O Ocupa Marielle Franco é uma iniciativa suprapartidária do Instituto Marielle Franco, lançada em julho de 2024, com o objetivo de multiplicar o legado político de Marielle Franco e fortalecer a participação de mulheres negras, pessoas LGBTQIAP+ e periféricas nas eleições municipais. A iniciativa promove estratégias de articulação territorial e mobilização política em diferentes regiões do Brasil. | O Ocupa Marielle Franco é uma iniciativa suprapartidária do Instituto Marielle Franco, lançada em julho de 2024, com o objetivo de multiplicar o legado político de Marielle Franco e fortalecer a participação de mulheres negras, pessoas LGBTQIAP+ e periféricas nas eleições municipais. A iniciativa promove estratégias de articulação territorial e mobilização política em diferentes regiões do Brasil. | ||
Linha 11: | Linha 11: | ||
== Sobre == | == Sobre == | ||
Inspirado na trajetória de Marielle Franco, o Ocupa Marielle Franco nasce como uma resposta à necessidade de ampliação e fortalecimento das candidaturas de mulheres negras e LGBTQIAP+ nas eleições municipais de 2024. O projeto se ancora em duas importantes experiências que marcaram a atuação de Marielle: | Inspirado na trajetória de Marielle Franco, o Ocupa Marielle Franco nasce como uma resposta à necessidade de ampliação e fortalecimento das candidaturas de mulheres negras e LGBTQIAP+ nas eleições municipais de 2024. O projeto se ancora em duas importantes experiências que marcaram a atuação de Marielle: | ||
Linha 40: | Linha 39: | ||
{{Clear}} | |||
==Ver também== | ==Ver também== |
Edição das 12h47min de 3 de fevereiro de 2025
O Ocupa Marielle Franco é uma iniciativa suprapartidária do Instituto Marielle Franco, lançada em julho de 2024, com o objetivo de multiplicar o legado político de Marielle Franco e fortalecer a participação de mulheres negras, pessoas LGBTQIAP+ e periféricas nas eleições municipais. A iniciativa promove estratégias de articulação territorial e mobilização política em diferentes regiões do Brasil.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco [1]
Sobre
Inspirado na trajetória de Marielle Franco, o Ocupa Marielle Franco nasce como uma resposta à necessidade de ampliação e fortalecimento das candidaturas de mulheres negras e LGBTQIAP+ nas eleições municipais de 2024. O projeto se ancora em duas importantes experiências que marcaram a atuação de Marielle:
O Ocupa Direitos Humanos (2013), iniciativa coordenada por Marielle na Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, que visitava territórios periféricos para registrar violações, criar estratégias de acolhimento e ampliar o acesso a direitos.
O Ocupa Política (2016), uma rede de coletivos, mandatos e organizações progressistas que buscava fortalecer candidaturas comprometidas com a renovação política. Marielle participou da edição em Recife, enfatizando a importância da articulação entre mulheres negras na política institucional.
Com base nessas experiências, o Ocupa Marielle Franco foi implementado em seis cidades brasileiras: Recife (PE), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Macapá (AP), Niterói (RJ) e Rio de Janeiro (RJ), promovendo encontros, debates e redes de apoio entre ativistas, movimentos sociais e candidaturas comprometidas com uma agenda antirracista, feminista e popular.
Objetivo
O projeto visa fortalecer a presença e a atuação de mulheres negras e LGBTQIAP+ na política institucional, criando espaços de formação e mobilização territorial que garantam campanhas mais estruturadas e sustentáveis. Além de impulsionar candidaturas comprometidas com o legado de Marielle Franco, o Ocupa Marielle Franco busca a consolidação de uma agenda política focada na equidade racial, de gênero e na defesa dos direitos humanos, para transformar as cidades a partir das vivências das populações periféricas.
Estrategistas
As estrategistas do Ocupa Marielle Franco são mulheres negras e LGBTQIAP+ que atuam diretamente nos territórios onde o projeto está sendo desenvolvido, impulsionando a articulação política e a mobilização comunitária. Entre elas, estão:
Isabelle Braga @isabelle_braga_
Santa de Souza @souza.santade
Casa das Pretas MT @casadaspretasmt
Robeyonce Lima @ROBEYONCELIMAOw_mila02
Flavinha Cândido @flavinha_mare
Essas lideranças atuam na construção de estratégias que possibilitem maior representatividade de mulheres negras na política institucional e promovam uma mudança estrutural na forma como a política é feita no Brasil.