Vermelhinhos: Transporte Público Gratuito de Maricá

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 17h34min de 4 de outubro de 2024 por Kita Pedroza (discussão | contribs) (autoria, formatação)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)


Vermelhinhos são automóveis de grande porte que fazem parte do sistema de transporte público de Maricá com tarifa zero.

Autoria: Annardrgs, YgorGabriel, Joaopsantos, Lucasmuff  

O que são os Vermelhinhos?[editar | editar código-fonte]

Maricá, localizada na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, se destaca como uma das 67 cidades brasileiras que oferecem tarifa zero no transporte público, tanto para seus habitantes quanto para os visitantes. Esse benefício é resultado da implementação do projeto da Empresa Pública de Transportes (EPT), que teve início em 2014, garantindo a todos os cidadãos brasileiros presentes na cidade o direito de se locomover de forma gratuita utilizando os ônibus municipais de cor vermelha.

Vermelhinho.jpg

Nos primeiros meses de 2023, após quase dez anos de funcionamento, a EPT contabilizou cerca de 3,5 milhões de deslocamentos mensais, englobando tanto os moradores locais quanto os turistas. Esses números refletem uma média de 122 mil deslocamentos diários nos Vermelhinhos, evidenciando a eficácia e o alcance desse sistema de transporte gratuito.

A EPT disponibiliza atualmente 36 linhas diferentes que garantem cobertura de tráfego em todos os bairros da cidade, e para os bairros que possuem limites com outras cidades, os vermelhinhos passam por pontos de ônibus onde os moradores podem fazer suas baldeações sem nenhum contratempo.

A EPT também dispõe de um aplicativo gratuito nas lojas de aplicativos para a população, no app é apresentado o horário de todas as linhas da saída dos ônibus nos bairros e da rodoviária. Além de disponibilizar a localização em tempo real dos ônibus, uma grande aliada da população que pode evitar de perder o transporte público e planejar melhor seu dia.

Projetos Relacionados[editar | editar código-fonte]

Vermelhinhas[editar | editar código-fonte]

A EPT também disponibiliza, desde março de 2021, bicicletas gratuitamente para a população, chamadas de vermelhinhas, o acesso se dá pelo aplicativo "Vermelhinhas EPT", ou pela sede da EPT localizada na Rua das Gralhas, Lote 113, s/n. – Parque da Cidade – Maricá, onde é possível reservar gratuitamente uma bicicleta por 1 hora de segunda a sexta, e por 2 horas aos sábados e domingos. A renovação da sua reserva pode ser realizada porém, somente após um intervalo de 15 minutos.

Atualmente na cidade, existem 20 estações espalhadas por diversos bairros, principalmente próximos as orlas da cidade, e 200 bicicletas disponíveis para a população. É possível reservar uma bicicleta de 6 às 22 horas e devolver a qualquer hora do dia.

Bilhete Único Universitário[editar | editar código-fonte]

Um programa de auxílio aos estudantes universitários que precisam se deslocar para outros municípios a fim de chegar em seus polos de ensino. Desde 2012 a cidade presta auxílio para estudantes que precisam sair da cidade para estudar em suas universidades, o programa atualmente estima que 4.551 estudantes usufruem desse auxílio. A recarga é feita mensalmente e há o recadastramento semestral para corrigir alterações na grade e verificar se o estudante está regularizado.

Justiça[editar | editar código-fonte]

Ainda que o direito de ir e vir esteja presente na constituição e que os Vermelhinhos garantam esse acesso, houveram muitas batalhas judiciais na história dos Vermelhinhos contra empresas concessionárias de transporte público, uma vez que a existência da EPT diminuiria o lucro dessas empresas.

  • 11/09/2014 - Criação da EPT (Lei Complementar nº 244).
  • 17/04/2015 - Justiça impõe derrota a empresas concessionárias de transporte público e reconhece a relevância da Tarifa Zero em Maricá.
  • 22/06/2015 - Nova vitória judicial para a permanência da prestação de serviços de transporte público dos Vermelhinhos.
  • 19/08/2015 - Justiça suspende temporariamente a circulação dos Vermelhinhos.
  • 07/09/2015 - Vermelhinhos voltam a circular após manifestação judicial.
  • 25/10/2016 - Justiça suspende a circulação dos Vermelhinhos.
  • 15/04/2017 - Vermelhinhos voltam a circular: EPT inicia a operação das linhas após abandono da concessionária de transporte.
  • 02/10/2017 - Vermelhinhos chegam a 1 milhão de passagens em 5 meses após retomada da operação.

Outros Projetos[editar | editar código-fonte]

Além dos Vermelhinhos o município oferece outras formas de acesso ao lazer e direitos básicos aos seus cidadãos, por exemplo:

Ver também[editar | editar código-fonte]