FIOCRUZ e seu apoio às Favelas

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 15h45min de 24 de maio de 2023 por Nsmiranda (discussão | contribs)
Verbete criado pela Equipe do Dicionário de favelas Marielle Franco, a partir do site oficial da FIOCRUZ[1].
FIOCRUZ - LOGO

Enfrentamento da COVID 19 nas favelas do Rio de Janeiro.

Assim como diversas empresas, entidades e pessoas, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se tornou parceira da Fiocruz no combate à Covid-19.  Graças a uma doação de R$ 20 milhões da Alerj, feita em dezembro de 2020, lançamos uma chamada pública para apoiar ações de enfrentamento à Covid-19 nas favelas do Rio. Esses recursos são resultado de um esforço interinstitucional envolvendo UFRJ, UERJ, PUC-Rio, SBPC, ABRASCO, Fiocruz, sindicatos de profissionais das áreas de saúde e assistência social, bem como organizações baseadas em favelas. O repasse de recursos foi garantido graças às Leis: 8.803/20 e 8.972/20. Por se tratar de uma transferência orçamentária feita diretamente para o orçamento da Fiocruz, esses recursos contam com processo de execução e transparência próprios, conforme apresentamos no Plano de Trabalho Executivo. Para saber mais, clique aqui.

Objetivo

Financiar projetos que tenham como iniciativa ampliar a participação social na vigilância em saúde nas favelas do estado do Rio de Janeiro.

Quem participou

ONGs e entidades com atuação comprovada em favelas concorreram a financiamentos de até R$ 500 mil para executar ações de combate à Covid-19 nessas comunidades.

Coletivos contemplados

Museu Sankofa Memória e História da Rocinha

O Museu da Rocinha é um museu itinerante que percorre os becos e ruas da favela, expondo um acervo composto por fotos, documentos, objetos e filmes sobre a história e o cotidiano da favela.

Essa metodologia, uma relação direta entre a prática museológica e a prática social, faz com que os moradores compartilhem suas memórias através de depoimentos ou doação de objetos ao museu, cujo acervo está em contínua construção.

A partir disto, o Sankofa visa o conhecimento do passado e cultura da Rocinha, sempre através do olhar de quem conhece a comunidade.

O trabalho está diretamente ligado a autoestima dos moradores, possibilitando a mudança de postura e fortalecimento de suas raízes culturais e afetivas.

Providenciando a Favor da Vida

Trata-se de um projeto de intervenção social que oferece assistência à adolescentes e jovens grávidas da Comunidade da Providência através da realização de diversas palestras (sexualidade, fases da gestação, prevenção etc.); acompanhamento médico e psicológico; planejamento familiar; entrega de enxoval para o bebê; oficinas de geração de renda; produção de um book fotográfico e muito mais.

Bispo do Rosário Associação Cultural (BRASS)

A missão da Bispo do Rosário Associação Cultural (BRASS) é prestar apoio ao Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBRAC), desenvolvendo projetos que visam promover a arte, cultura, educação e cuidados em saúde mental no território da Colônia, situado dentro do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, antigo manicômio localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Centro de Integração e Desenvolvimento Comunitário Comunidades em Ação - Mulheres do Salgueiro

O projeto deu seu primeiro passo em 1999, com estímulo à autoestima dos moradores da região e a qualificação de mulheres da comunidade que trabalhavam no lixão. Com o tempo, parte dessas mulheres formou um grupo de costura. Em 2006, com o apoio da incubadora do instituto Genesis da PUC/RJ, iniciou o uso da tilápia para a criação artesanal.

Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada

Em 2011, nasce o Golfinhos da Baixada, com o propósito de tornar acessível a prática da natação para crianças e adolescentes da Baixada Fluminense, e com a missão de promover a transformação social através do esporte. Temos como trabalhos realizados: festivais de natação a nível mar e piscina, eventos e passeios culturais e educativos, intercâmbios com outras instituições, cursos realizados através de parceiros, e no ano de 2020, realizamos ações humanitárias em favor das famílias afetadas pela pandemia do COVID-19 e coordenamos a realização da Agenda 2030 de Queimados (Iniciativa Global da ONU).

Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio - IPPES

O IPPES é uma entidade independente e sem fins lucrativos que busca produzir conhecimento e estimular ações e políticas públicas de prevenção às violências autoprovocadas (suicídio, tentativa, ideação e autolesão sem intencionalidade suicida).

Instituto Dom

A razão-de-ser do Instituto Dom é causar impacto social transformador na sociedade. Fazemos isso executando projetos para empresas e fundações, projetos para editais, projetos com leis de incentivo, e outros. Saiba mais, clicando aqui.

Fonte

Site FIOCRUZ