Chacinas em favelas no Rio de Janeiro

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 11h27min de 31 de agosto de 2022 por Caiqueazael (discussão | contribs)

O presente verbete reúne informações em diferentes formatos sobre chacinas realizadas em favelas, como levantamento de dados de frequência, número de mortos, artigos e pesquisas acadêmicas, materiais audiovisuais e afins. O trabalho é fruto de uma parceria firmada entre o Dicionário de Favelas Marielle Franco com os grupos GENI/UFF e CASA/IESP.

Linha do tempo das principais chacinas

O verbete busca sistematizar as principais chacinas ocorridas no Estado. Foram selecionadas as 50 maiores chacinas em número de mortos e as Chacinas que tiveram maior repercussão midiática. Para ter acesso, clique aqui.

Chacinas ocorridas no Rio de Janeiro entre 2019 e 2022

Neste verbete, explora-se o curso das chacinas durante a atual legislatura do poder executivo. Para ter acesso, clique aqui.

Outras linhas do tempo para compreender melhor chacinas no Rio de Janeiro

Além da discussão sobre as Chacinas em si, compreendemos que é importante ampliar os olhares sobre políticas urbanas, políticas de segurança pública e surgimento de alguns movimentos sociais, para construir um painel sobre outros temas que, de alguma forma, possuem relação com as chacinas no Estado.

  • Para conhecer o verbete sobre Movimentos sociais no Rio de Janeiro entre 2007 e 2022, clique aqui.
  • Para conhecer o verbete sobre Políticas de Segurança Pública no Rio de Janeiro entre 2007 e 2022, clique aqui.
  • Para conhecer o verbete sobre Políticas urbanas no Rio de Janeiro entre 2007 e 2022, clique aqui.

Relatórios sobre Chacinas no Rio de Janeiro

Relatórios feitos pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (UFF) exploram melhor o cenário da política de segurança e nos ajudam a compreender as chacinas no Estado.

  • Relatório sobre Chacinas Policiais - Clique aqui;
  • Em breve, atualizaremos com outros relatórios produzidos pelo grupo.

Dossiê sobre a Chacina de Acari no Le Monde

Publicado originalmente no Le Monde Diplomatique Brasil, este especial de trabalhos se propõe a relacionar matérias e estudos que dialogam com os 32 anos da chacina de Acari, ocorrida em 26 de julho de 1990.

A relação de textos tem o intuito de dar voz aos episódios de sofrimento e dor causados pelo Estado Brasileiro, seja no contexto da ditadura militar ou mesmo no cenário de democracia. Traz também a narrativa das lutas que tramitam em esfera jurídica e seguem desprovidas de políticas de reparação que sejam de fato suficientes. Para acessar o verbete, clique aqui.

Conteúdos audiovisuais sobre Chacinas

Alguns filmes e documentários que ajudam a discutir sobre o tema:

Outros textos e conteúdos

Para conferir todos os conteúdos do Dicionário de Favelas sobre o tema de Chacinas, clique aqui.