Chacinas em favelas no Rio de Janeiro

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 12h00min de 31 de agosto de 2022 por Caiqueazael (discussão | contribs)

O presente verbete reúne informações em diferentes formatos sobre chacinas realizadas em favelas, como levantamento de dados de frequência, número de mortos, artigos e pesquisas acadêmicas, materiais audiovisuais e afins. O trabalho é fruto de uma parceria firmada entre o Dicionário de Favelas Marielle Franco com os grupos GENI/UFF, CASA/IESP e Radar Covid-19 nas Favelas.

A equipe diretamente ligada ao projeto é composta por: Mariana Cavalcanti; Palloma Valle Menezes; Daniel Hirata; Diogo Lyra; Fábio Araujo; Caíque Azael; Clara Polycarpo; Giovanna Lucio Monteiro; Ana Clara Pereira Macedo; Thais Cruz; Gustavo Silva De Azevedo; João Pedro Pereira Mina; Ananda da Silveira Viana; Kharine Dantas Santos Gil De Almeida; Marcelo de Medeiros Reis Filho; Gustavo Azevedo; Norma Cosmo; Gabriel Nunes Nobre; Vítor Martins e Patrícia Ferreira.

Linha do tempo das principais chacinas

O verbete busca sistematizar as principais chacinas ocorridas no Estado. Foram selecionadas as 50 maiores chacinas em número de mortos e as Chacinas que tiveram maior repercussão midiática. Para ter acesso, clique aqui.

Chacinas ocorridas no Rio de Janeiro entre 2019 e 2022

Neste verbete, explora-se o curso das chacinas durante os governos de Wilson Witzel e Cláudio Castro. Para ter acesso, clique aqui.

Outras linhas do tempo para compreender melhor chacinas no Rio de Janeiro

Além da discussão sobre as Chacinas em si, compreendemos que é importante ampliar os olhares sobre políticas urbanas, políticas de segurança pública e surgimento de alguns movimentos sociais, para construir um painel sobre outros temas que, de alguma forma, possuem relação com as chacinas no Estado.

  • Para conhecer o verbete sobre Movimentos sociais no Rio de Janeiro entre 2007 e 2022, clique aqui.
  • Para conhecer o verbete sobre Políticas de Segurança Pública no Rio de Janeiro entre 2007 e 2022, clique aqui.
  • Para conhecer o verbete sobre Políticas urbanas no Rio de Janeiro entre 2007 e 2022, clique aqui.

Relatórios sobre Chacinas no Rio de Janeiro

Relatórios feitos pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (UFF) exploram melhor o cenário da política de segurança e nos ajudam a compreender as chacinas no Estado.

  • Relatório sobre Chacinas Policiais - Clique aqui;
  • Em breve, atualizaremos com outros relatórios produzidos pelo grupo.

Dossiê sobre a Chacina de Acari no Le Monde

Publicado originalmente no Le Monde Diplomatique Brasil, este especial de trabalhos se propõe a relacionar matérias e estudos que dialogam com os 32 anos da chacina de Acari, ocorrida em 26 de julho de 1990.

A relação de textos tem o intuito de dar voz aos episódios de sofrimento e dor causados pelo Estado Brasileiro, seja no contexto da ditadura militar ou mesmo no cenário de democracia. Traz também a narrativa das lutas que tramitam em esfera jurídica e seguem desprovidas de políticas de reparação que sejam de fato suficientes. Para acessar o verbete, clique aqui.

Conteúdos audiovisuais sobre Chacinas

Alguns filmes e documentários que ajudam a discutir sobre o tema:

Outros textos e conteúdos sobre chacinas

Para conferir todos os conteúdos do Dicionário de Favelas sobre o tema de Chacinas, clique aqui.