Clássicos e contemporâneos sobre favelas: Curso IESP-UERJ

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 18h36min de 19 de setembro de 2024 por Nsmiranda (discussão | contribs) (→‎Amar na Maré: a revolta de uma multidão)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)


Visando debater o lugar das favelas no Rio de Janeiro, o presente curso - aplicado no ano de 2024 - estabelece diálogos entre estudos clássicos e contemporâneos produzidos sobre esses territórios, suas populações, sociabilidades, infraestruturas, mobilidades, formas de organização, histórias, memórias, potências, assim como seus problemas e dilemas.

Autoria: Palloma Menezes
Morro da Providência

Para cada bibliografia utilizada como base, acesse o material completo em cada verbete!

Objetivo[editar | editar código-fonte]

O objetivo do curso é debater como as favelas vêm sendo pensadas e repensadas ao longo do último século a partir da leitura de autoras e autores que vêm refletindo sobre esses territórios em diferentes décadas e a partir de variados enquadramentos. Mapearemos e analisaremos temas, enquadramentos teóricos, abordagens metodológicas, dilemas éticos e questões políticas envolvidas no processo de transformação das favelas em objeto de pesquisa.

Apoio Técnico[editar | editar código-fonte]

Pesquisadores: Norma Miranda e Gabriel Nunes

Coordenação: Palloma Menezes

Temas trabalhados[editar | editar código-fonte]

Amar na Maré: a revolta de uma multidão[editar | editar código-fonte]

WALLACE LINO

Aula aberta com participação de Wallace Lino Resumo:

No dia 21 de março de 2024, o Coletivo de pesquisa sobre violências, sociabilidades e mobilidades urbanas (BONDE), em parceria com o Dicionário de Favelas Marielle Franco, promoveu a aula aberta "Amar na Maré, a revolta de uma multidão", ministrada pelo docente convidado Wallace Lino (PPRER-CEFET/RJ).

Oferecida na Sala Olavo Brasil, na sede do Instituto, atividade fez parte do programa da disciplina "Clássicos e contemporâneos sobre favelas", lecionada pela Prof. Palloma Valle Menezes no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IESP-UERJ.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Wallace Lino é pesquisador, ator, diretor, dramaturgo e educador. Formado em licenciatura do teatro pela Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (CLA-UNIRIO), é integrante da Cia Marginal desde 2005. É ainda cofundador do Grupo Atiro e cocriador do Projeto Entidade.

Bibliografia:

A história sociojurídica das favelas cariocas[editar | editar código-fonte]

RAFAEL SOARES

Aula aberta com participação de Rafael Gonçalves

Bibliografia complementar:

Política nas favelas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia:

Bibliografia complementar:

Espaço urbano e a questão étnico racial no Rio de Janeiro[editar | editar código-fonte]

Aula aberta com Mario Brum

MARIO BRUM

Bibliografia:

Bibliografia complementar:

Entre remoção, urbanização e lutas nas favelas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia:

Bibliografia complementar:

Economia no cotidiano das favelas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia:

Bibliografia complementar:

A História vista da laje: as favelas e suas possibilidades de análise pelo olhar historiográfico[editar | editar código-fonte]

MAURO AMOROSO

Aula aberta com participação de Mauro Amoroso

Bibliografia:

Acumulação social da violência[editar | editar código-fonte]

Bibliografia:

Bibliografia complementar:

Guerra, “pacificação” e militarização[editar | editar código-fonte]

Bibliografia:

Bibliografia complementar:

Maternidade Negra como ação política[editar | editar código-fonte]

LUCIANE E MARCIA JACINTHO.jpg

Aula aberta com participação de Luciane Rocha e Marcia Jacintho.

Resumo:

No dia 6 de junho de 2024, o Coletivo de pesquisa sobre violências, sociabilidades e mobilidades urbanas (BONDE), em parceria com o Dicionário de Favelas Marielle Franco, promoveu a aula aberta "Maternidade negra como ação política", ministrada pela docente convidada Luciane Rocha (Kennesaw State University - EUA).

Oferecida na Sala Olavo Brasil, na sede do Instituto, atividade fez parte do programa da disciplina "Clássicos e contemporâneos sobre favelas", lecionada pela Prof. Palloma Valle Menezes no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IESP-UERJ. Doutora em Antropologia Social pela Universidade do Texas em Austin (UT-Austin - EUA), com especialização em Antropologia da Diáspora Africana e certificação em Estudos de Gênero e da Mulher, Luciane de Oliveira Rocha é professora adjunta de Estudos Negros no Departamento de Estudos Interdisciplinares (ISD) na Universidade Estadual de Kennesaw.

Realizou estágio de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH/UFRJ), e é pesquisadora associada à Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA). Sua pesquisa se dedica aos seguintes tema: Teoria e Práxis dos Estudos Negros, Maternidade Negra, Violência do Estado e Antropologia das Emoções.

Bibliografia

Bibliografia complementar:

Documentário como ferramenta de luta - Etnografando violações de estado para fora da academia[editar | editar código-fonte]

Aula aberta com participação de Gizele Martins, Juliana Farias e Natasha Neri

Bibliografia:

Outras Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Araujo, Marcella; Cavalcanti, Mariana. Autoconstrução e produção da cidade: outra genealogia dos estudos das infraestruturas urbanas. Estudos Avançados, v. 37, p. 7-24, 2023.

Araujo, Marcella. Obras, casas e contas: uma etnografia de problemas domésticos de trabalhadores urbanos, no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Barbosa, Antonio Rafael; RENOLDI, Brígida (Org.) ; Veríssimo, Marcos (Org.) . (I)legal: etnografias em uma fronteira difusa. 1. ed. Niterói: Eduff, 2013. v. 1000.

Barros, Rachel; Oliveira, A. B. (Org.); Gutterres, A. S. (Org.); Barros, J. S. (Org.) . Cartografia Social Urbana: impactos do desenvolvimento e da violência institucional na vida das mulheres moradoras do Caju e de Manguinhos/Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: FASE, 2015. v. 1.

Brum, Mario Sergio. Cidade Alta: Histórias e memórias da remoção e a construção do estigma de favela num conjunto habitacional. 1. ed. Rio de Janeiro: Ponteio Edições, 2012.

Corrêa, Diogo. Anjos de Fuzil: uma etnografia das relações entre pentecostalismo e vida do crime na favela Cidade de Deus. Rio de Janeiro: EdUerj, 2022.

De Jesus, Carolina Maria; Dantas, Audálio; Teixeira, Alberto. Quarto de despejo: diário de uma favelada. Livraria F. Alves, 1960.

Franco, Marielle. UPP: a redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. São Paulo: n-1 edições, 2018.

Gonçalves, Rafael. Favelas do Rio de Janeiro: história e direito. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2013.

Gonçalves, Rafael; Brum, Mário; Amoroso, Mauro (Orgs.). Pensando as favelas cariocas: memória e outras abordagens teóricas. 1. ed. Rio de Janeiro: PALLAS/PUC-Rio, 2022.

Gonçalves, Rafael; Brum, Mário; Amoroso, Mauro (Orgs.) . Pensando as favelas cariocas: História e questões urbanas. 1. ed. Rio de Janeiro: PALLAS/PUC-Rio, 2021.

Grillo, Carolina. Coisas da vida no crime: tráfico e roubo em favelas cariocas. Tese (Doutorado em Antropologia Cultural), PPGSA/IFCS/UFRJ, 2013.

Hirata, Daniel veloso; Grillo, Carolina ; Telles, Vera. Guerra urbana e expansão de mercados no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 38, p. 1-17, 2023.

Larkins, Erika Robb. The spectacular favela: Violence in modern Brazil. Univ of California Press, 2015.

Leite, Márcia; Birman, Patrícia (Org.); Carneiro, Sandra de Sá (Org.); Machado, Carly (Org.) . Dispositivos Urbanos e Trama dos Viventes: ordens e resistências. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.

Lopes, Paulo Victor Leite. Corpos, gêneros e subjetividades em disputa: reflexões a partir de um caso de violência em uma favela do Rio de Janeiro. CADERNOS PAGU, p. 1-32, 2019.

Loretti, Pricila. Críticas ao ‘gato’ e o ‘gato’ como crítica: um estudo etnográfico das insinuações realizado a partir da eletricidade na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Dilemas, vol. 16, n. 3, 2023.

Machado, Carly. Samba gospel: sobre pentecostalismo, cultura, política e práticas de mediação nas periferias urbanas do Rio de Janeiro. Novos Estudos. CEBRAP, v. 39, p. 81- 101, 2020.

Magalhães, Aalexandre. Remoções de favelas no Rio Janeiro: entre formas de controle e resistências. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.

Mano, Apoena.; Menezes, Palloma. Alerta Santa Marta: Dispositivos de (Contra) Vigilância em Favelas no Rio de Janeiro. Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia, 2021.

Medina, Carlos Alberto de. A favela e o demagogo. Coleção Leituras do Povo no 3. São Paulo: Livraria Martins, 1964.

Mello, Marco Antonio; Machado da Silva, Luiz Antonio ; Simões, Soraya (org.) ; Freire, Letícia Luna (org.) . Favelas cariocas: ontem e hoje. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond; FAPERJ; LeMetro/IFCS-UFRJ, 2012. v. 1. 520p .

Miagusko, Edson. Esperando a UPP: Circulação, violência e mercado político na Baixada Fluminense. Revista Brasileira De Ciências Sociais, v. 31, p. 1.

Motta, Eugênia. Resistência aos números: a favela como realidade (in)quantificável. MANAv. 25, p. 72-94, 2019.

Motta, Jonathan William Bazoni da. A atuação do tráfico de drogas no pós-pacificação: notas etnográficas de uma favela do Rio de Janeiro. Revista Campo Minado. Niterói, v. 3, n. 4, 2023.

Nunes, Pablo. Fala morador!? A periferia na esfera pública e a violência urbana nas páginas hiperlocais. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

Parisse, L. Favelas do Rio de Janeiro: evolução-sentido. Rio de Janeiro: Caderno do CENPHA, n.5, 1969.

Pandolfi, Dulce e Grynspan, Mario. Fala favela: depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

Pereira da Silva, Maria Laís. Favelas Cariocas – 1930-1964. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

Perlman, Janice. O mito da marginalidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Perlman, Janice. Favela – four decades of living on the edge in Rio de Janeiro. New York: Oxford University Press, 2010.

Pilo, Francesca. A socio‐technical perspective to the right to the city: Regularizing electricity access in Rio de Janeiro's Favelas. International Journal of Urban and Regional Research 41.3 (2017): 396-413.

Rios, José Arthur (coord.). “Aspectos humanos da favela carioca – estudo sócio- econômico elaborado por SAGMACS”. Suplemento especial I e II. O Estado de São Paulo, São Paulo, 13 e 15/04/1960.

Rocha, Lia. Santos, Carlos Nelson Ferreira dos. Movimentos urbanos no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1981.

Silva, Carolina Rocha. A culpa é do Diabo: as políticas de existência na encruzilhada entre neopentecostalismo, varejo de drogas ilícitas e terreiros em favelas do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

Silva, Maria Laís Favelas Cariocas (1930-1964). 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto Editora Ltda, 2005. v. 1. 239p .

Sousa e Silva, Jailson de e Barbosa, Jorge Luiz. Favela – alegria e dor na cidade. Rio de Janeiro: Editora SENAC/Rio, 2005.

Teixeira, Cesar Pinheiro. Matar, converter, incluir: a trama da violência urbana no Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2023.

Valladares, Lícia do Prado. A invenção da favela. Rio de Janeiro: FGV, 2005. Valladares, Lícia do Prado. Passa-se uma casa. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Vianna, Rachel de Almeida. O encontro da antropologia com a favela: Anthony e Elizabeth Leeds no Jacarezinho. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2023.

Vital, Christina. Oração de Traficante: uma etnografia. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2015.

Zaluar, Alba. A máquina e a revolta. São Paulo: Brasiliense, 1985. Zaluar, Alba e Alvito, Marcos (orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

Ver também[editar | editar código-fonte]