Ciclo de debates sobre produção de conhecimentos e memórias em favelas e periferias

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 10h56min de 16 de fevereiro de 2024 por Nsmiranda (discussão | contribs) (revisado)
Programação do ciclo.

"Produção de conhecimentos e memórias em favelas e periferias" foi um ciclo de debates realizado durante os meses de setembro e dezembro de 2023, com a proposta de debater a produção de conhecimentos e a preservação de memórias em/de favelas e periferias do Rio de Janeiro nas últimas décadas, a partir do diálogo com atores das favelas.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Sobre

O ciclo de debates foi realizado durante os meses de setembro e dezembro de 2023, com a proposta de debater a produção de conhecimentos e a preservação de memórias em/de favelas e periferias do Rio de Janeiro nas últimas décadas, a partir do diálogo com atores das favelas.

Para dar conta da proposta, foram organizados encontros de apresentações, trocas, reflexões e debates sobre as iniciativas, estratégias e formas de produção de conhecimentos já existentes, lançando olhar sobre a diversidade que constitui tais iniciativas, tanto pelos múltiplos atores que constroem em cada localidade, mas também pensando as formas de pesquisa, sistematização e divulgação do conteúdo que é produzido.

Com o ciclo, além de apresentar as iniciativas, algumas redes puderam ser fortalecidas ou constituídas, a partir do intercâmbio entre experiências de diferentes localidades. Por fim, com o percurso de trabalho, também houve uma contribuição para o fortalecimento das iniciativas de produção de conhecimento nas favelas e periferias do Rio de Janeiro, especialmente no que diz respeito às possibilidades de difusão dos materiais que são produzidos pelos moradores de favelas e periferias.

O ciclo foi composto por 5 mesas, sendo duas realizadas no IESP-UERJ, duas no PPCIS-UERJ e uma no Morro da Providência, envolvendo mais de 20 grupos de favelas. Todas as mesas foram gravadas e estão sendo transcritas. Esse material ficará disponível na Wikifavelas, onde será criado um painel sobre produção de conhecimento em favelas do Rio de Janeiro.

Sobre as Instituições organizadoras

Dicionário de Favelas Marielle Franco (ICICT - FIOCRUZ): o projeto tem por objetivo favorecer a preservação da memória e identidades coletivas dos moradores das favelas, como parte do nosso compromisso com a expansão da cidadania e do direito à cidade e criar um espaço virtual que reúna o conhecimento sobre estes territórios de forma interdisciplinar e interinstitucional.

BONDE (IESP-UERJ)

CIDADES-Núcleo de Pesquisa Urbana (PPCIS-UERJ): grupo de pesquisa criado em 2014, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Programa de Pós-Graduação Sociais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem como referencial comum a perspectiva etnográfica e seus interesses de pesquisa multiplicam-se por temas como violência urbana, crime, políticas de segurança, moradia, religião, cultura e sociabilidades populares, segregação sócio-espacial, patrimônio, urbanismo, movimentos sociais, direitos humanos e temas afins.

Grupo Casa (IESP-UERJ): grupo de pesquisa foi criado em 2015 e reúne pesquisadores com diversos níveis de formação, interessados em compreender as dinâmicas de construção das cidades tendo como ponto de vista privilegiado os espaços de moradia e a provisão de infraestrutura urbana. Ele está sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR): IDMJR é uma organização que atua com ações de enfrentamento à violência de Estado. Buscamos debater Segurança Pública na Baixada Fluminense a partir da centralidade do racismo.   A estrutura racista do Estado define as diferentes faces do genocídio para populações negras de periferias, subúrbios e favelas.

Instituto Raízes em Movimento: o Instituto Raízes em Movimento é uma organização não governamental sediada no bairro do Complexo do Alemão e criada no ano de 2001. Desde então, tem como missão: a promoção do desenvolvimento humano, social e cultural do Complexo do Alemão, através da participação de atores locais como protagonistas dos processos.

Radar Saúde Favela (FIOCRUZ)

Programação

MESA 1 - Memórias e produção de conhecimentos sobre violências

Data: 04/09

Local: IESP    

Mediador:  Daniel Hirata - GENI-UFF

  • Giselle Florentino e Fransérgio Goulart - IDMJR 
  • Marcela Toledo - LabJaca

MESA 2  - Memórias Faveladas e as Políticas Públicas

Data: 02/10

Local: PPCIS - Auditório 9031F 

Mediador:  Alan Brum - Instituto Raízes em Movimento  

MESA 3 - Infraestrutura e meio ambiente

Data: 30/10

Local: PPCIS - Auditório 9031F  

Mediador: Gisele Moura - Rede Favela Sustentável

MESA 4 - Pandemia nas favelas

Data: 27/11

Local: IESP

Mediador: Fábio Araújo - Radar Saúde Favelas

MESA 5 - Censo de Favelas - Produção Autônoma de Dados

Data: 02/12

Local: Galeria Providência

Mediador: Richarlls Martins - 90x Favela - Fiocruz

Ver também

Pandemia nas favelas: entre carências e potências

Geração Cidadã de Dados

Sustentabilidade e ação ambiental nas favelas